Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O meu Panda 750

Tópico em 'Fiat' iniciado por RuiFNLopes, 25 Ago 2011.

Tópico em 'Fiat' iniciado por RuiFNLopes, 25 Ago 2011.

  1. Bem meu ainda não, mas esta quase.
    O antigo dono vai-mo vender até Novembro, quer um carro a gasóleo.

    A história do carro, ele foi comprado por ele em muito mau estado de chapa, a qual foi tudo arranjado (aparentemente), neste momento tem o carburador avariado, pelo que tem sempre de andar com o ar aberto. Os interiores precisam todos de uma grande volta.

    No entanto por 250€ acho que vale a pena, embora o carro tenha 300 mil km, penso que será uma boa escola para o meu sonho FIAT 600.
    Com o restauro vou tentar manter a originalidade, no entanto alterarei aquilo que achar, tal como cor dos interiores e pouco mais.
    O objectivo será ter um carro para poder dar umas voltas ao fim de semana e até participar em alguns encontros de carros antigos. e claro no próximo verão cruzar o nosso país desconhecido.

    As minhas dúvidas:

    Vale a pena?
    não pretendo aqui entrar na discussão se será um futuro clássico ou não.

    Como alterar o seu interior se alterar muito a sua originalidade?

    Como arranjar forma de colocar uma nova carpete no fundo do carro?


    Panda, porque sempre adorei o carro... e mais dia menos dia vamos deixar de os ver na estrada, aqui fica a uma imagem de uns desenhas que tinha feito há uns anos para alterar um panda.

    Que tal? não vou fazer isto ao meu, claro ( ou vou?):D
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Os 750 tem boa fama de aguentar muitos kilometros.
    Andei de volta de um abandonado mas muito bom mesmo.... acontece que ninguem sabe de quem é, e ja ta referenciado na GNR. Só perdeu a ipo há poucas semanas. Até se sacava pela matricula, mas ja perdi o interesse....
    Eu mantinha isso original...apenas com umas jantes especiais da epoca. Tar a gastar na carroçaria e depois manter os 35cavalos provavelmente ja cansados...nao combina muito!
     
    RuiFNLopes gostou disto.
  3. Sim a originalidade vou manter.
    A versão dele penso é o 750 CL, só tenho é pesquisar mais sobre os diferentes padrões da época, para poder fazer um restauro mais ou menos igual (mas não consigo arranjar muitas fotos dos mesmos).
    No entanto, a carpete do carro esta em muito mau estado toda rota, mas penso que isso se venderá em algum sítio. ou vou tenta eu fazer uma, mas não consigo provavelmente fazer a moldagem como deve de ser.
    As jantes quero manter as de origem com os tampões centrais da época, só que pintadas de preto para combinar com o vermelho do carro.

    A alteração que gostava de saber se posso fazer era colocar o tecto de um cabrio, com aquelas duas aberturas.

    Relativamente ao motor, embora já provavelmente já tenha perdido alguma alma, ira para o mecânico para ser tudo revisto, se necessário recondicionado.

    Aqui vai a única foto do carro que tenho.
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Meu caro:

    Nao quero que, aquilo que aqui vou escrever, seja motivo de desanimo, bem antes pelo contrario.
    Não sou um experto na matéria mas ja tenho "algum calo" nisto, e nas peças etc etc.
    Pelas informações que tenho obtidio, em relação ao Panda, as peças ja começam a rarear muito, nas casas da especialidade nota-se bastante .
    Apesar desta contradição, ser um carro relativamente recente e ja haver falta de peças, vai fazer com que daqui a pouco tempo esses carros vão ter valor.
    Se optar pelo restauro faça-o bem feito, demore o tempo que for necessário sem pressas, faça o "enxoval" para que nada lhe falte no final.
    um abraço

    Claudio
     
    RuiFNLopes gostou disto.
  5. Boas Rui, o que o Claudio disse é bem verdade já é muito dificil arranjar peças para o panda,eu tenho dois e os dois necessitam do repartidor do oleo dos travoes ,tem fuga ja andei a procura e não achei até cheguei a ir a Espanha a seat a ver se tinham mas os marbelhas não são iguais ,mas com essa conversa toda não quer dizer que não compres o panda e o aspecto dele ai na foto parece estar em boas condiçoes e o preço é muito bom (se houvesse aqui na minha zona a esse preço nem pensava duas vezes)
     
    RuiFNLopes gostou disto.
  6. Já esta comprado, a restauro será para o colocar original.
    Já ando à procura das peças que preciso. mas só vou começar a mexer nele para o final do mês que vem!
    Não tenho presa para que fique a andar, embora ele ande e bem!!! é só reparar qualquer coisa para poder passar na IPO e depois com calma ver o que precisa de fazer. para lá para o verão o meu Pandinha FX poder dar uma volta pelo país nas férias!!!!
    Obrigado pelos conselhos.
     
  7. Estive uns tempos afastado!
    O meu panda Já chegou!
    Vai amanha para a oficina para uma revisão completa! Depois digo o que levou e preços.
    Para o seu restauro preciso de algumas coisas, nas não estou a conseguir encontrar: uma carpete, onde posso encontrar? e bancos?
    Alguém me pode ajudar?
    A minha prioridade é a carpete... a dele esta em muito mau estado, ou será que eu consigo fazer uma, já alguém faz?

    muitas fotos em breve.

    Obrigado.
     
  8. Bem o panda ja esta na oficina, o meu mecânico, diz que o carro de motor até esta bom, já está afinado mas à algo que nos esta a intrigar por baixo no carburador esta um tubo preto que esta cortado e que não liga a nenhum lado, ele ainda conseguiu identificar onde aquilo devia de estar ligado, e por isso o relanti não esta certo.
    Alguem me sabe identificar o que é esse tudo e onde vai dar?
    não tenho fotos porque fui ao mecânico à pressa, se poderem tirar fotos da área do motos eu digo o que estou a falar.
    Obrigado
     
  9. E pronto lá continua ele na oficina.... uma peça qualquer marada no carburador, em princicio na segunda já está pronto para ir levar dois pneus novos ( Bolas que são caros 37 cada um já com montagem e calibragem).

    Quarta feira, como é feriado vou-me dedicar a ele, tenho uma carpete quase nova que me foi dada e mais o tecido do tablier para colocar. isto aos poucos vai se compondo.
    Depois coloco fotos detalhadas dele e do sei processo de restauro.

    Alguém me sabe dizer que como posso fazer para reconstruir os plásticos do quadrante, sei que existe uma massa que se faz para reconstruir, mas não estou a conseguir nada nas pesquisas do Google :)

    Obg, até breve
     
  10. Aqui ficam algumas fotos da bomba!!
    Que acham?
     

    Ficheiros Anexados:

  11. A minha mãe tinha um quando eu era puto e ainda hoje gozam comigo porque quando íamos ao Castelo de São Jorge (sou de Lisboa), eu perguntava "Oh mãe, isto sobe?" hehe. Era um DANCE encarnado com matrícula VB. Se ainda o tivesse andaria com ele na cidade! E se surgisse um barato ainda comprava!
    Boa escolha.
     
  12. O aspecto não esta mau... mas ao pormenor é que se vê as suas falhas, uma coisa é certa, podres não tem.

    agora ando a ver onde posso comprar as borrachas das portas, as que tem estão muito mal tratadas, elas são universais certo?

    o tabelier embora esteja no sítio e devido a já conhecida qualidade dos plásticos, esta tudo partido, como não me apetece comprar um pelos preços que me pedem por um usado, vai ser todo reconstruido (provavelmente reforçado por fibra) depois pintado e colocado como deve de ser.
    os bancos serão todos reconstruidos por mim, ja esta escolhido o tecido a aplicar no seu interior e vou eu mesmo estufa los. tal como as forras das portas e tecto da mesma cor.

    Será um restauro (não sei se será bem) tentar manter a sua imagem, mas também que fique como eu gosto) tentado tudo o que poder ser eu a fazer seja feito por mim.

    vou dando noticias, mas aos fim de semana, que eu durante a semana não tenho tempo nem para me coçar!!!
    este fim de semana será por a carpete nova no sitio e ver como fica!!

    até breve!
     
  13. Força com isso Rui, que esse carrito é bem fixe.
    Mesmo que não venha a ter muito valor como clássico, vai sempre ser um carro muito giro de conduzir e será sem duvida um bom processo de aprendizagem nestas coisas dos carros.
    Quanto ás borrachas das portas,experimenta por exemplo a Borrachas Berna, eles têm isso de certeza e fazem também tapetes e carpetes completas para carros.
    Vi na Maxmat um tipo de tapete preto que se parece com o usado nos carros mais antigos, e vendem aquilo a metro, também pode ser uma solução.
     
  14. pois, é isso que pretendo!!!

    Será a minha escola, para o meu restauro de sonho um Fiat 600.

    A carpete já tenho, foi me dada por um amigo aqui do forum!!
    só me falta arranjar aquele isolamento para por entre a carpete e o fundo, os que encontro a venda nos MAXmats e afins são muito grossas!
     
  15. Se precisares de ajuda com qualquer coisa diz.
    Tenho um 750 CLX - matricula XO que também ando em processo de restauro.
    Principalmente na parte das peças que em alguns casos é preciso mandar vir de Italia.

    Um abraço
     
    RuiFNLopes gostou disto.
  16. Obrigado Luis, se calhar vou-te começar a chatear, eu ando um pouco a nora à procura de peças para a maquina... já agora o que tens por ai perdido que já não precises para o teu panda?
     
  17. Olá,

    Por aqui perdido por enquanto não tenho nada.
    Estou a tentar arranjar o seguinte:(vou mandar algumas coisas vir de italia e outras através do ebay)
    - protecção plástica verde da correia de distribuição
    - antena
    - simbolos da mala
    - e por aí fora...tenho uma lista de +/- 20 artigos....lolol

    Mas o que precisares vai dizendo e pode ser que te consiga dar umas ideias onde arranjar.

    Abraço
     
  18. Bem o meu Panda já foi a IPO e espantem-se passou a primeiro sem nada!!!

    Os bancos já estou desmontados para estufar, feito por mim, com a ajuda da minha mãe que é costureira.

    Mas não estou a conseguir encontrar uma peça especifica para ele um cubo para o volante que tenho, será que alguém tem por ai um perdido que me venda para eu poder colocar este espectáculo de volante?
     

    Ficheiros Anexados:

  19. Viva!

    A protecção de plástico e os símbolos deves conseguir num centro de abate em bom estado.
    Novo só deves conseguir no eBay.
    Material de mecânica ainda se arranja por cá.

    A antena é universal de enroscar. O difícil de encontrar é o suporte dela que inclui a protecção da dobradiça da porta.
     
  20. Bem depois de alguns tempos afastado, aqui fica algumas actualizações feitas no meu panda, o interior já esta quase quase pronto!!! Mas muito mais falta fazer, mas devido à dificuldade em encontrar teças para ele está me a deixar com os cabelos em pé!!

    Mas já dá para ter uma ideia!

    Espelhos novos;
    carpete nova;
    pano do tablier novo;
    Bancos de trás e forras das portas feitos em casa.
    Manómetro da temperatura novo;
     
    Claudio Vilas gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página