Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O meu novo MG Montego Turbo

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por José Carlos Magalhães, 25 Mai 2016.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por José Carlos Magalhães, 25 Mai 2016.

  1. 007.jpg008.jpg009.jpg010.jpg011.jpg012.jpg013.jpg014.jpg015.jpg002.jpg003.jpg004.jpg005.jpg006.jpg007.jpg014.jpg015.jpg A semana passada recebi um telefonema de um amigo a perguntar-me se eu estaria interessado num MG Montego Turbo que estava parado à cerca de 19 anos. Fiquei logo aos pulos, pois pensava que não existia nenhum MG Montego Turbo em Portugal. Trocados os contactos, logo liguei à pessoa que estava a tratar do carro.
    Segundo a pessoa que estava a tratar da venda do carro, O actual dono tinha sido emigrante em Inglaterra, e queria comprar um MG Montego Turbo, mas de volante à esquerda, pois os planos eram de regressar a Portugal, e trazer o carro para cá. O stand local não conseguia arranjar um carro com as especificações desejadas pelo cliente, mas conseguia um carro que estava na Suécia, com pouquíssimos quilómetros. Assim foi. O carro foi importado para Inglaterra recebendo um registo inglês. Passados dois anos o emigrante regressou a Portugal, e trouxe o MG com ele, tendo recebido matricula portuguesa. Após percorrer cem mil quilómetros, o motor teve problemas de aquecimento, tendo queimado a junta de cabeça. Foi executada uma reparação geral no motor tendo sido também trocados todos os tubos de água.
    Feita a reparação, o mecânico não conseguiu por o carro a funcionar correctamente. Desmontaram e limparam o carburador, mas nada feito. O carro não andava. Ao subir de rotações, logo de imediato o motor parecia não receber combustível. Após inúmeras tentativas e sem nunca o carro funcionar bem, o dono encostou-o e o MG nunca mais andou. Até hoje :)
    Após breve negociação, chegámos a um entendimento quanto ao valor do carro, e hoje fui buscar o Montego. Entregue na Godspeed, nas mãos do Sr. Mário Abreu, o MG logo começou a ser tratado. Retirada a gasolina podre ainda existente, coloquei alguma gasolina nova. O carburador foi desmontado e limpo, bateria nova, óleo e filtro. Após a primeira intervenção o motor começou a funcionar. Mas o problema de ir abaixo ao subir de rotação, persistia. Verificada a válvula de controle de gasolina, e o problema continuava. Até que se decidiu retirar o tubo de admissão de ar para o turbo, e aí o motor começou a funcionar sem qualquer problema.
    Estes tubos possuem duas telas e um enrolamento metálico. O que acontecia, é que as duas camadas de tela estavam descoladas, e com a sucção do turbo, a camada interior recolhia, obstruindo a passagem de ar, sufocando o motor.
    O MG precisa ainda de dois amortecedores da frente, uma panela de escape e uma revisão dos travões, antes de poder ir à inspecção.
    Como o carro esteve parado muito tempo, a matricula foi cancelada, e agora tem que ser efectuada uma inspecção tipo B, mas espero que esteja pronto para a semana que vem.

    Aqui vão algumas fotos do MG Montego Turbo.
     
  2. :oo:oo:oo:oo

    Como diria o Dr. Vaz, B-R-U-T-A-L!

    Nunca vi nenhum ao vivo e acho que até hoje nem em tantas fotos!
    Os interiores foram bem preservados, pouco Kms, e aparentemente problema mecânico de fácil resolução.

    Parabéns Zé Carlos, adorei de ver e não podia ir parar a melhores mãos, espero em breve apreciar no Encontro de Belém!
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  3. Parabéns pela bela aquisição!
    Nunca vi este modelo aqui no Brasil.
    Abraço
     
  4. Segundo apurei hoje, este deve ser modelo único em Portugal :)

    Em tempos, o importador A.M. de Almeida importou um carro destes vindo de Espanha, do qual se perdeu o rasto. Se de facto esse carro tiver desaparecido, este é o único por cá ;)
     
  5. Fantástico! Então sempre é o único MG Montego em Portugal!! Muitos parabéns pela aquisição
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  6. Fico à espera de mais desenvolvimentos deste episódio do Jóias sobre Rodas PT :D:

    Essa matrícula deve ser algures de meados de 89... certo?
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  7. Parabéns.:thumbs up: Mais um que vai ficar atento aos desenvolvimentos desta maquina!
    Cumprimentos
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  8. O prazer de ser diferente e poucos vão perceber. :)

    Há imensos carros parados por "bruxarias" simples como a desse. Muito interessante a aventura, venham mais novidades. :)

    Adorei.
     
  9. Foram vendidos cá Metros, Maestros e Montegos Turbo, em pequena quantidade mas venderam-se.

    O ultimo que vi foi um Maestro turbo em Almancil, no Algarve, há mais de 10 anos. Era branco.
     
  10. Muitos parabéns!
    Mais um que está de volta à estrada quando se calhar já poucos acreditavam ser possível.
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.

  11. Viva

    A informação partiu de um antigo vendedor de automóveis, do grupo Austin Morris.
    Ele disse-me que o único MG Montego Turbo importado oficialmente foi o que referi. Era de cor branca, ele tinha andado com ele e depois perdeu~lhe o rasto. De tal modo que me pediu para eu lhe vender este.

    Quanto aos Maestro, são verdadeiras raridades. Mesmo em Inglaterra, pois apenas se fabricaram quinhentos carros. Do Montego Turbo foram fabricados 7276 carros.

    Abraço
     
    joao ruivo quelhas gostou disto.
  12. Parabéns! Muito bem estimado inclusivamente a pintura, continuem a fluir as fotos!
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  13. Parabéns por mais este, José!
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  14. Parabéns e obrigado pela partilha.


    Carro interessante, longe da minha zona de conforto mas não podia estar mais perto do centro da tua.

    O problema que o levou a parar é extremamente curioso e elucidativo sobre estes pequenos nadas que nos podem fazer vida negra. No entanto poderá ter salvo carro.

    Bons kms.


    nuno granja
     
    #14 nuno granja, 26 Mai 2016
    Última edição: 26 Mai 2016
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  15. Desde já os meus parabéns por salvar mais um britânico, e que belo que ele aparenta, quando me lembra que há uns dez anos atrás desmembramos um GTI :-((
    Cumprimentos.
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  16. Muitos parabéns pela nova aquisição e que maravilha de aquisição. Modelo único. Mal espero por vê-lo no próximo encontro em Belém!
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  17. Obrigado meus amigos.

    Hoje confirmei com o tal antigo vendedor da Austin Rover, que foi de propósito à Venda do Pinheiro ver o carro ( e insistir para eu lho vender !) E reafirmou que o único MG Montego Turbo que tinha sido importado oficialmente tinha sido um branco, com o qual ele andou algum tempo, e que era um exemplar importado de Espanha, expressamente para o lançamento do modelo em Portugal.
    Devido ao alto preço do carro, não foi vendido nenhum por cá. Se bem se lembra era cerca de cinco mil contos.
    O tal branco com que ele andou, perdeu-lhe o rasto. Pode ser que apareça um dia! Era bom que aparecesse.

    O carro hoje foi para Rio Maior, onde vai ser revisto e reparado para poder ir à inspecção B.
    Entretanto, consegui dois pneus "novos" que estavam à venda no Ebay. Como o vendedor não enviava para Portugal, um amigo inglês fez o favor de os comprar, enviando-os depois para cá.

    Os amortecedores da frente também já estão a caminho, devendo chegar para a semana que vem.

    As coisas estão a compor-se :)

    Quanto ao tubo de alimentação de ar do turbo estragado, tenho também para substituir. É sobra do MG Metro Turbo, o qual também sofria do mesmo problema ciclicamente, durante a vida atribulada que teve. Espero que o tubo esteja em condições, passados estes 25 anos :) . Comprava tubos com 6 metros e ía cortando à medida das necessidades.

    Amanhã vou a Rio Maior, à oficina, para dar inicio aos trabalhos. Darei notícias do desenvolvimento.

    Abraços


    P.S.

    Fónix! Com isto tudo já tenho três Montegos!
     
  18. E tens o exclusivo de ter montegos tão especiais quanto são o MG e a SW! ;)
     
  19. Pneus novos de stock antigo num carro com essa potência?
     
  20. Pois é João! Ou novos de stock antigo....ou nenhuns!

    Estes pneus já não se fabricam. São pneus da medida 385mm e TD. Ou seja, além de não serem em polegadas como é normal hoje em dia, são pneus TD, ou seja, o rebordo de encosto à jante tem uma configuração diferente. Esta configuração permite o carro rolar com o pneu vazio, sem este sair da jante, ou seja "run flat".
    Este tipo de pneu foi utilizado por diversas marcas de automóveis nos anos 80, como a Peugeot por exemplo. Eram os pneus mais "avançados" na época.
    As medidas eram em mm exactamente para que não se pudesse tentar colocar pneus TD em jantes normais, por erro.

    O grande problema que eu tenho, é que não há em Portugal um representante da marca actualmente, o que impossibilita o averbamento de outra medida de pneus equivalente, pois não há quem emita o certificado técnico para obter a homologação.

    Se quero continuar a poder rolar com o MG, tenho que me sujeitar a pneus antigos. Tenho é que ter isso em mente, e circular a velocidades adequadas.

    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página