Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O meu novo Austin Montego Estate

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por José Carlos Magalhães, 17 Out 2015.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por José Carlos Magalhães, 17 Out 2015.

  1. Acerca de dois meses, um nosso conforista (não confundir com a Conforama, faxavor) alertou-me para a presença de um pré-clássico à venda num stand perto de casa dele, e fez o favor de me enviar algumas fotos do dito cujo.
    Fiquei logo de olhos em bico, mas como o preço pedido estava puxadote, tive que fazer das tripas coração para não ligar logo para o homem a dizer que queria o carro. Fui fazendo alguns telefonemas espaçados no tempo, a negociar o carro. E fui conseguindo baixar o preço para um nível em que, transmiti ao vendedor, já me poderia deslocar de tão longe só para ver o carrito.
    Mais uma semanita de espera e lá me meti à estrada para fazer os 270km que me separavam do meu futuro automóvel.

    De caminho combinei com o nosso amigo, encontrar-mo-nos no dito stand.

    Chegados ao destino, lá estava ele, resplandecente, a brilhar a um belissimo Sol de Outono, quase a sorrir para mim, o fantástico Austin Montego 1.6 Estate, com os seus garbosos 28 anos de idade. Pisquei-lhe o olho e ele parece que percebeu e serenou, ou não fosse o tirano que o mantinha acorrentado, perceber a nossa cumplicidade, e comprometer o resgate em curso.
    Após árduas negociações, chegámos a um entendimento, e dois minutos após chegarmos, o negócio estava concluído.
    E aí foi ver a alegria do Montego: Os manómetros vibravam freneticamente para trás e para a frente, a buzina não se calava, as luzes acendiam e apagavam, os piscas piscavam numa loucura psicadélica. Enfim, foi uma explosão de contentamento, ao ver-se livre de tão longo cativeiro, e finalmente rumar ao aconchego do seu novo lar, onde será mimado com sumo de 98, óleos da melhor proveniência e tinto da Evans.

    Após o aperto de mãos que firmavam a passagem de mãos do Montego, Fomos almoçar a um restaurante aconselhado pelo nosso amigo, que por compromissos anteriormente assumidos não pode fazer-nos companhia.
    Após o repasto, fomos finalizar o negócio, e depois, foi com entusiasmo que nos deslocámos a casa do nosso amigo ver os seus queridos clássicos, que são excelentes. Antes ainda tive o privilégio de experimentar o seu clássico, que é o seu carro do dia a dia.

    Como já se estava a fazer tarde, pois tínhamos pela frente 270km a fazer com o Montego, foi atestar o depósito com sumo 98, verificar pressões de pneus, óleo e liquido refrigerante, e dar à chave e iniciar o trajecto até à Parede.

    A viagem foi iniciada com algumas cautelas, a uma velocidade moderada, para verificar o comportamento do menino. É que embora o seu aspecto exterior não pudesse apresentar-se em melhores condições ( os estofos estão como novos, pois estiveram sempre protegidos com capas, e a pintura não apresentava qualquer sinal de ferrugem, assim como por baixo também está em excelente estado), sempre são 28 anos e idade. Conforme os quilómetros foram passando, rapidamente o Montego mostrou o que valia. Aí optámos por seguir pela auto-estrada, impondo uma velocidade na casa dos 110/120 Km/h.

    E chegámos a casa sem qualquer susto ou sobressalto, portando-se o Montego ao mais alto nível, oferecendo-me o seu conforto de assinalar, tendo feito um consumo de 7L/100Km, o que não é nada mau.

    Chegados a casa, não imaginam a festa que foi!!! Os Metro, o Maestro, o Allegro e todos os outros fizeram uma algazarra que só visto. Ficaram na conversa até altas horas da madrugada, que eu bem os ouvia!!! Mas como podia eu zangar-me com eles???? Se não fosse a patroa, também tinha ido fazer-lhes companhia!!! he he

    No dia seguinte, foi dia de ir alinhar a direcção e sofrer uma afinação de carburador pelas mãos mágicas do meu amigo Mário Abreu da Godspeed.

    E assim foi a adição de mais uma peça à colecção de BMC / BL que ficou bem mais composta :)

    006.jpg008.jpg009.jpg010.jpg011.jpg012.jpg013.jpg014.jpg015.jpg016.jpg017.jpg018.jpg024.jpg025.jpg027.jpg028.jpgA 20151015_200744 A.jpg
     
    #1 José Carlos Magalhães, 17 Out 2015
    Última edição: 18 Out 2015
  2. Curioso, nunca tinha visto nenhuma montego state. Parabens pela aquisição;)
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  3. Zé Carlos;

    Apanhaste a pérola rara, a base excelente que, com um pouco de cosmética fica como nova.

    Muito ao jeito da minha C3, não sendo (ainda) um clássico merece ser preservada.

    Não de recordo de ter visto alguma ao vivo.

    A tua "prosa" surpreendeu-me pela positiva.

    Obrigado pela partilha bons kms.


    nuno granja

    PS: Vais deixar ficar o autcolante de "Penélope"?
     
  4. Vou actualizar o top 10 dos meus carros preferidos do fórum... :)

    O estado do carro impressiona. :) Adoro por ser invulgar, raro e estar num estado que deve ser quase impossível encontrar outro. :)

    Não há nenhum no OLX. O prazer de se ser diferente mesmo que o carro não seja nada de jeito aos olhos dos outros é único. :)

    Parabéns por ter um bom gosto "diferente" e ter salvo este Austin. :)
     
  5. E ainda por cima tem dois bancos extra !!!
     

    Ficheiros Anexados:


  6. Em Portugal também não me lembro de ver uma!
     
  7. De facto o estado em que está é surpreendente! Quando lá cheguei e a vi, nem queria acreditar. Eu também não me recordo de ter visto alguma cá em Portugal.

    Um abraço e obrigado ;)
     
    Gabi_Moreira e Moises Trovisqueira gostaram disto.

  8. É verdade. Eu também fiquei impressionado com o estado em que está. Tem muito pouco a fazer para ficar impecável. Não creio que algum dia volte a encontrar uma neste estado. Ou em qualquer outro estado. Pelo menos em Portugal!

    Obrigado. Os Austin são a minha perdição! Os Austin e todos os outros BMC / BL

    Abraço
     
  9. A carrinha está num estado fantástico!

    Onde a foste desencantar?
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  10. A diferença que fazem uns tampões... está fantástica!

    O melhor de tudo foi ter garantido que esta raridade seria preservada nas mãos de alguém que a vai estimar com toda a certeza. Fico feliz em ver que foi bem entregue, e que deu logo boa conta de si na primeira viagem.
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  11. Apenas 2 palavras:

    Bru

    Tal!
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.

  12. Agora já me posso descoser!! he he

    Foi em Portalegre.
     
    nuno granja gostou disto.

  13. Eduardo! Só tenho uma palavra para te dizer: "Muitoobrigado"

    Sem a tua preciosa ajuda, jamais eu teria chegado a conhecer este Montego.

    Foi um enorme prazer conhecer-te pessoalmente, e ter tido a oportunidade de dar uma volta na tua Familiare, que é fantástica. Gostei muito do Spider. É uma jóia de carro.
    Curioso é que na 6ª feira, quando fui levar a Montego para o Mário a afinar, estava também presente um amigo meu e do Mário, estive-lhes a relatar a aventura do dia anterior, e como sei que o Pedro (o amigo comum) é apaixonado por Fiat, em especial os Spider, disse-lhe que também tinha feito negócio com um Spider pré produção. Ele riu-se e disse: É o do Relvas?
    O Pedro há tempos tinha estado a falar contigo sobre umas dúvidas que tinha sobre o Spider dele.
    Há coisas curiosas he he he

    Eduardo, muitíssimo obrigado pela tua preciosa ajuda, e pela simpatia com que me recebeste em Portalegre.

    Um abraço e bem haja
     
  14. Absolutamente fantástico! O estado dela impressiona. E a sua raridade é de facto inegável. Vou acompanhar! Muito, muitos parabéns!
     
    José Carlos Magalhães gostou disto.
  15. :thumbs up: palavras para quê.
     
  16. Como apreciador de carros britânicos, especialmente do grupo MG-Rover não podia ficar mais satisfeito em ver tal coisa.
    Mais um dos mal amados veículos da British Leyland :)
    Pessoalmente tenho um amigo que possui uma, também em cinza.

    Parabéns e que faças muitos e bons kms ao volante da Montego Estate :D
     
  17. De nada caro amigo,

    Também foi um prazer recebê-lo aqui e contactarmos pessoalmente. É o mínimo que podemos fazer, é um gosto poder ajudar, e acima de tudo garantir um futuro para esta menina tão rara e num estado tão invulgar. Assim sei que foi salva e preservada por alguém que vai garantir-lhe um futuro risonho.

    No final de contas, une-nos um gosto comum, embora possa ter sabores diferentes para cada entusiasta, mas todos conseguimos perceber o que move os outros, e não custa nada ajudar... se pudermos melhorar alguma coisa no mundo, porque não fazê-lo? Todos ganhamos com isso.

    Grande abraço!
     
  18. Nunca vi nenhuma em toda a minha vida, parabéns pelo achado.
     
  19. Zé Carlos,

    Agora assim para totós, que motor 1.6Lc é esse?

    Quanto ao Relvas, como dia o tipo dos cafés "what else!"


    nuno granja
     
  20. Muitos parabéns pela aquisição!

    Como todos por aqui (ou pelos que já se manifestaram) também nunca vi nenhuma ao vivo e para mais nesse estado!

    Assim se vê o espírito deste portal!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página