Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O ISSIGONIS 9X

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 15 Abr 2016.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 15 Abr 2016.

  1. issi.jpg

    Sir Alec Issigonis tinha visto sua criação, o Mini, transformar-se no carro pequeno dos anos 60, um ícone da forma, quase uma ostentação e um transporte de facto para o povo, mas era um carro que poderia ser melhorado. Devido ao seu desenvolvimento apressado, o Mini foi alvo de diversos acordos (vistos mais tarde por entusiastas, como excentricidades engraçadas).
    Issigonis foi desafiado a desenvolver uma sequela que não fosse similar.
    oi.jpeg
    Neste projecto podemos comparar a maquete original do projecto 9X, como construída por Pininfarina , com o protótipo resultante . Por vezes uma crise pode verdadeiramente focalizar os pensamentos de um indivíduo - e no exemplo de Issigonis, um desenhador com provas dadas, a crise de Suez tinha provado ser o caso. Devido à crise do combustível , um estudo de verdadeiro génio resultou na criação do Mini. A ideia inspirada de montar o motor transversalmente, acima da caixa de velocidades, casada às rodas minúsculas (projectadas especialmente para o Mini) e ao sistema compacto da suspensão que resultaram num pacote tão pequeno. A aprovação do MINI que não era o primeiro pequeno carro, deveu-se ao seu estilo compacto, foi o primeiro carro verdadeiramente pequeno que poderia oferecer comodidade para quatro adultos. Entretanto, o Mini foi pressionado na sua produção, e com o fim do prazo da produção, sofreu muitos problemas, por exemplo a acessibilidade do motor era má em comparação com um carro mais convencional.
    ob.jpg
    Entretanto, Issigonis tinha-se mexido para outros lados, depois do desenvolvimento dos modelos de BMC 1100 e 1800, no seu projecto Maxi, virou sua atenção para a frente do Mini, e pensou como melhor substitui-lo.
    0a.jpg
    Em 1967, concentrou os seus esforços em criar uma evolução para o Mini sem nenhuma garantia que a produção fosse aprovada . Issigonis reuniu à sua volta uma pequena equipa de coordenadores, como tinha feito anteriormente com o Mini para ajudar na sua criação. Esta foi a maneira que preferiu para trabalhar em criação acelerada, tudo era novo até o motor era integralmente novo, surge o Issigonis 9 X.
    6i26.jpg
    No começo de 1968 , Issigonis criou um carro totalmente novo que não ficasse a dever ao seu antecessor, no entanto sem grande sucesso, tendo inclusívé sido construído um exemplar do Mini convencional com o motor do X9 (Mini verde).
    9b.jpeg
    Francisco Lemos Ferreira
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página