Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Mini o Bege "castanho e outras"

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Ricardo Craveiro, 13 Set 2016.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Ricardo Craveiro, 13 Set 2016.

  1. A minha máquina do tempo, o meu Morris Mini 1000 Special Deluxe veio cheio de saúde por já ter sofrido uma grande intervenção mecânica.
    Nos últimos dias, decidiu pregar-me uma partida e em andamento, não desenvolve.
    Ele pega à primeira, embraiagem em pleno funcionamento mas ao andar, não anda o que devia e sente-se uma trepidação.
    Eu que trabalho com a saúde das pessoas, não gosto de diagnosticar sem examinar mas pelo que já li e por algumas opiniões que já tive, na pior das hipóteses o Bege está a trabalhar em 3 cilindros!!??

    Já agora, resolver esta situação é algo "simples e rápido" ou um processo demorado e dispendioso? (considerando a hipótese de estar a 3 cilindros)

    Obrigado desde já pelas vossas opiniões...
     
  2. Eu também estou no mundo dos três cilindros neste momento. Basta pôr o motor a funcionar e desligar uma vela à vez: se não fizer diferença é porque o cilindro não está a contribuir.
    Eu estou esperançado que os meus três cilindros se resolvam com umas velas e uns cabos novos, especialmente porque a vela que me está a falhar é a que deixei cair quando andava a mexericar.
    O próximo degrau na escada é falta de compressão num cilindro. Aí já não é simples nem barato...
     
    Ricardo Craveiro gostou disto.
  3. Confesso que ainda não experimentei as velas...
    É tão simples quando desligar à vez o cabo de uma vela e ir passando para a seguinte?
    Se o problema estiver na vela, o que deverá acontecer?
     
  4. Se está a trabalhar em 3 cilindros terás de identificar qual está a falhar. Com o motor a trabalhar, um a um tiras os cachimbos das velas (cuidado para não levares um choque) e voltas a colocar, quando não verificares alteração no trabalhar do motor, encontraste o preguiçoso. Desligas o motor e trocas a vela desse cilindro com a de um que não está a falhar. Voltas a pôr o motor a trabalhar e repetes o teste anterior, se o cilindro que falhava já não falha e passou a falhar o outro, então terás de substituir a vela (estará isolada). Se é o mesmo cilindro a falhar então o problema poderá estar no cabo da vela que deverás testar trocando-o com o de um outro cilindro, se este passou a falhar e o outro a trabalhar então é o cabo da vela que está isolado. Se depois disto o cilindro inicial continua a falhar então só te restará trocares a tampa do distribuidor por uma nova e se mesmo assim ainda falhar então o problema será bem mais grave. Boa sorte e cuidado com os choques.
     
    #4 António M. Vieira e Sousa, 13 Set 2016
    Última edição: 13 Set 2016
  5. Grande ajuda meu caro!
    Estava tentado a fazer a experiências as a minha garagem está tão fraca que nem uma chave de velas existe. Isto de ser dono de um clássico à cerca de um mês, tem que se lhe diga! lol
    Os choques não me assustam, desde que não sejam ao ponto de me deixar atordoado e caído no chão da garagem...
    Vou deixar esse trabalho para amanhã porque vou finalmente (através de um amigo) à garagem de um senhor cá de Braga que é mestre em clássicos. Talvez alguns de vocês conheçam, ao que parece, o senhor é que "mexe" nos motores dos clássicos de competição a nível de Rampas, etc.
    Salvo erro, estou para jurar que a alcunha do senhor é "Pequenino"! ;)
     
  6. Colega Ricardo, desculpa-me a minha "nabice" no assunto mas ..... não será mais fácil mudares as velas todas de uma vez ??????
     
    Ricardo Craveiro gostou disto.
  7. Sim mas só se o problema for das velas. Por enquanto é precoce trocar as velas, primeiro tem que descobrir a origem do problema.
    Sem dúvida alguma seguir o procedimento que o amigo @António M. Vieira e Sousa descreveu
     
  8. Ups ..... no meu 304 apenas a 1ª vela estava completamente negra, as outras aparentavam novas mudei todas mas não liguei o carro até agora....... fiz asneira ?
    PS: Colega Ricardo desculpa o off-topic
     
    Rafael Isento e Ricardo Craveiro gostaram disto.
  9. Asneira não, pelo menos velas novas já tem... :)
     
  10. Saltemos este pequeno off-topic...
    Logo à noite já coloco uma foto de algum material que vai "entrar" na máquina na revisão a que vai ser sujeito na próxima 2ª feira! ;)
     
    Abílio Teixeira Gomes gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página