Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O antecessor do Quattro

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Eduardo Flôr, 5 Nov 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Eduardo Flôr, 5 Nov 2008.

  1. Tendo em vista a preparação do Quattro para a entrada no Mundial de Rallys de 1981, foi fundado em 1978 um departamento desportivo destinado a esse propósito, de forma a ser ganha a experiência necessária< para competir ao mais alto nível.
    Depois das primeiras e sofridas tentativas nos Rallys pela Alemanha, a Audi decide envolver-se de forma seria e investe na segunda geração do Audi 80(plataforma B2).

    [​IMG]

    Sobre a alçada do seu director Jürgen Stockmar, o carro participou no total de 10 corridas no campeonato Europeu e Mundial de Rallys, alcançado resultados bastantes respeitáveis. A Audi apresentou recentemente e orgulhosamente no seu Museu este mesmo veiculo, o departamento "Audi Tradition", que trata de recuperar os modelos clássicos com alguma relevância para a marca, restaurou este modelo de 160 cavalos e já foi entregue a marca para ser exposto.

    [​IMG]

    Também de realçar que este velho carro de rallys foi restaurado pela mesma empresa que em 1979 trabalhou com a Audi na preparação do 80 para os campeonatos internos, a empresa Konrad Schmidt Cadolzburg, que o consegui recuperar apesar de já andar quase perdido, tendo tido inúmeros donos pelo caminho.

    Este mesmo automovel, foi aquele que as duplas Harald Demuth/Arwed Fischer e Freddy Kottulinsky/Michael Schwägerl competiram nos campeonatos europeus e mundiais, chegando a estar no Rally de Portugal onde Demuth alcançou o 6º lugar e Kottulinsky o 7º. Um resultado bastante bom para uma marca inexperiente nestas andanças.

    Contava 1600 de cilindrara, tracção dianteira, com 160 cavalos as 7,600 rpms, marcando como velocidade máxima 205 km/h. Apenas 4 deste modelos foram preparados na altura, sendo que este é o unico com o paradeiro conhecido.
    Esta em exposição no museu da Audi em Ingolstad, perto da seu sucessor Audi Quattro.

    [​IMG]
    (Freddy Kottulinsky na Techno Classica Essen)

    audi-80-k108a.jpg

    audi-80-k109a.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Bom post, sim senhor.
     
  3. Mt bem.

    Mas esse carro ficou mm anos luz do famoso "quattro" do grupo B com o seu super motor... Que tal meter aqui a evoluçao...
     
  4. Bela máquina 160 cv's upa upa
     
  5. sempre com grandes topicos...força eduardo!
     
  6. espectaculo!!!

    parabens eduardo
     
  7. Boas!

    Bom post!
    Não conhecia este carro de competição! Bem bonito este carro!

    Cumps.
    Mário
     
  8. Obrigado pessoal, como o Pedro falou, vou dar mais informação sobre este modelo, agora com a sua evolução ate ao Quattro.
    E verdade que pode ter sido considerada uma besta de testes, surgindo ate na altura o Audi 80 Quattro.
    Criado a pensar no grupo A de rallys para pilotos privados/amadores, tinha um motor muito pouco complicado e o sistema de Quattro já em funcionamento, obtendo ate resultados surpreendentes para os próprios pilotos.
    Conta a historia que a própria Audi não esperava resultados tão bons, sendo que em 1983 entra na equipa de rallys Stig Blomqvist, como uma espécie de apoio a Hannu Mikkola, dando a Stig um carro menos potente de forma a não se intrometer na corrida ao titulo de Hannu, dando-lhe então um modelo experimental, o Audi 80 Quattro. Este plano genial quase falhou,isto porque de forma inacreditável no Rally da Suécia, o 80 Quattro de Stig cortou a meta em 2º lugar, a apenas 47 segundos de Hannu, tendo em conta que o Quattro deste ultimo tinha o triplo da potencia do 80.
     

    Ficheiros Anexados:

  9. O sistema Quattro surge pela mão do Engenheiro Chefe da Audi Dr. Ferdinand Piech (neto do Sr. Porsche) , que em 1977 teve a missão de tornar o humilde Audi 80 num campeão de rallys.

    Usando como base o 80, e tendo em conta os anteriores testes efectuados em, 1976, com o Iltis, o conceito passou a pratica projectado num chassi concebido por Jorg Bensinger, com Hans Nedvidek ( ex- Enginheiro da Mercedes) a tentar decifrar a complexidades do sistema four wheel drive e sua respectiva transmissão.

    Todo este potencial desportivo foi o suficiente para cativar as pessoal envolvidas na sua concepção, acreditando que um sistema de tração superior poderia levar a ganhar o mundial de rallys, de consequentemente, fazer disparar as vendas.

    [​IMG]
    Ferdinand Piëch

    [​IMG]
    Cena histórica. Ferdinand Porsche mostra o protótipo do 356 aos netos Ferdinand Alexander Porsche (filho de Ferry) e Ferdinand Piëch (filho de Louise, irmã mais velha de Ferry).

    rallye-iltis01.jpg
    Iltis
     

    Ficheiros Anexados:

  10. 522804950_499726116c.jpg
    Rally Talsi 2007
     

    Ficheiros Anexados:

  11. Rudi Stohl / Reinhard Kauffman, Rallhy Costa do Marim 1996 Audi 80 Quattro
     
  12. grande video é pena é aquele para-brisas :D
    mas o roncar do motor está mesmo lá B)
     
  13. Que belo video este... o som e o arranque do carro são particularmente exitantes...
    e a esta hora estava eu a nascer ...geração 87:D:D
     
  14. audi-80-quattro-k220.jpg

    audi-80-quattro-k123.jpg

    audi-80-quattro-k218.jpg

    audi-80-quattro-k231.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Mais uma imagem
     

    Ficheiros Anexados:

  16. Um dos netos de Ferdinand Porsche, Alexander Porsche, foi quem desenhou e projectou o famoso Porsche 911, mais potente, maior, e mais confortável que o seu antecessor, o Porsche 356, que não era mais que uma evolução desportiva do Volkswagen Carocha.

    Ver anexo 91428

    P.S.: Desculpem o "Off Topic".
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página