Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Novo Clube para Furgões/Vans ???

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Mike S Silva, 27 Jul 2010.

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Mike S Silva, 27 Jul 2010.

  1. Penso que não existe nenhum clube em Portugal de Vans, então porque não criar uma? Estou a pensar nisso se houver interessados suficientes!

    Gostava de ouvir opiniões, criticas, sugestões, comentários, etc..

    Já agora qual a designação mais correcta para Portugal: Furgões? Carrinhas? Vans?

    Quem tem um e gostava de pertencer a um clube?
     
  2. Uma óptima ideia para quem gostar, eu não alinho porque não tenho nenhuma, gostava de ter uma VW T2 Comercial (só com lugares à frente), mas não tenho dinheiro para isso.
    Na minha opinião o melhor nome é mesmo Furgões, é assim que são mais conhecidas entre nós.
    Mas antes de partir para a criação de um clube tentava fazer um encontro para ver a adesão.
     
  3. Fazer um clube apenas por fazer não me parece algo de muito produtivo, acho muito mais interessante que se realizem primeiro as iniciativas e depois com a constatação das pessoas que demonstram interesse pelo assunto devem ser debatidas as ideias para que entre os membros mais activos se crie uma associação.

    Acerca da denominação das viaturas, é um pouco redutor eliminar as mini-bus do grupo porque essas sim têm imensos adeptos, nomeadamente com as VW pão de forma, que embora tenham existido em versão comercial são muito mais admiradas nas suas versões de passageiros e camping car, pela minha parte já tive em casa uma type 25 de 9 lugares e uma hiace de primeira geração também de 9 lugares mas ambas foram mantidas como viatura do dia a dia, não foram encaradas como clássico, em breve conto vir a ter uma viatura com o compartimento do condutor e ocupante separados da secção posterior mas é uma ambulância pelo que não me parece se enquadre no conceito furgão.
     
  4. Obviamente que não é fazer por fazer! O objectivo é reunir proprietários de furgões em convivio e encontros que normalmente se podem sentir "de fora" com os seus furgões em outros eventos.

    Quanto a denominação, FURGÃO é mesmo a palavra portuguesa apesar de eu gostar mais do termo VAN. Não estou a excluir furgões de passageiros! Pelo contrário, está aberto a todo tipo de Furgões, especialmente os classicos e personalizados, mas também furgões modernos.

    Lá fora, o conceito chama-se Vanning e é muito grande. Em Portugal não existe (que eu saiba) nenhum clube de VANS e faz todo o sentido criar um. Antes de criar alguma coisa quero ver se há interessados (e acredito que sim!) para depois sim começar a pensar num clube propriamente dito.
     
  5. Para começar, criei um forum chamado "Furgões de Portugal" e quem estiver interessado pode registar-se e participar lá.

    Link: Furgões de Portugal
     
  6. Gabo-lhe a coragem pela iniciativa
     
  7. Boa sorte para esse novo projecto.
     
  8. Obrigado. Agora é preciso que as pessoas aparecem e participem.
    Há que começar em algum sitio e um forum é uma boa base para começar a por as pessoas a comunicar entre si.
     
  9. Ora bem, a Mini Panel Van conta? Não deixa de ser uma Van :huh:
     
  10. E a Express também? :D
     
  11. Está ai uma pergunta legitima, o que define um furgão (Van)?

    A palavra VAN é derivada de CARAVAN, o que originalmente significava um veiculo coberto. (carroças puxadas por cavalos eram normalmente abertas, a imagem de uma carroça fechada vem logo a cabeça quando se pensa nas caravanas que se juntavam para atravessar o oeste americano.... nessa altura a palavra caravan vinha da persia e significava um grupo de pessoas a viajar de cavalo ou camelo)

    Bem, estou a distender a conversa...

    O genero de van varia de local para local, mas na generalidade podemos ler na wikipedia:

    por isso, sendo a Renault Express, Mini Van, e outros pequenos comercias derivados de modelos de automovel, convertidos na função de transporte de carga, cabem na definição de VAN. Tambem os monovolumes/mini-vans estão incluidos nessa definição.

    Estão com certeza convidados a juntarem-se! ;) Há espaço para todas a variedades e modelos!


    Furgões de Portugal - Home
     
  12. Falta, então, o Ivo aparecer cá com a Simca :D
     
  13. Boa sorte para este projecto.:blink:

    Já passei pelo forum efectuei o registo e apresentei-me.
     
  14. Contem comigo e a minha nissan 720 sw
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página