Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Notícia Correio Da Manhã - Imposto Sobre Todos Os Veículos

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Fábio Caseiro, 25 Ago 2014.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Fábio Caseiro, 25 Ago 2014.

  1. Boa noite pessoal,

    Alguém confirma uma notícia do Correio da Manhã de hoje onde indica que as Camaras Municipais se preparam para cobrar imposto automóvel a qualquer veículo (estando parado em garagem, stands, etc)?
    O meu pai leu esta notícia, no entanto não especifica claramente se os clássicos também irão pagar imposto (quando leio todos, deduzo que os clássicos também irão pagar).

    Cumprimentos
     
  2. Boa noite. Não li qualquer noticia a falar desse assunto. No entanto convém dizer que o CM tem um jornalismo um bocado de suspeitar.
    Cabe a cada um fazer o filtro desse jornal, muitas vezes nem se pode chamar de jornalismo.
    Quanto ao imposto, não me admirava nada que fosse criado, sinceramente acho que ainda não se lembraram.
     
  3. Se assim for, os meus vão todos direitinhos para Inglaterra!

    Mainada!
     
  4. Só me faltaria essa...
    :blink: :blink: :blink:
     
  5. Mas imposto já nós paganos, acho essa informação estranha ou então muito incompleta...
     
  6. Vem no Correio da Manhã, gente...

    Aquilo tem mais especuladores que a Moody's!
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  7. Isso seria estar a pagar o mesmo imposto 2 vezes. Se dantes o valor era diretamente para as Camaras Municipais, agora entra para os cofres do estado. Se o Estado reeencaminha esse dinheiro para as camaras ou não isso já é problema deles.

    "O Imposto Único de Circulação (IUC) extingue o Imposto Municipal sobre Veículos, Imposto de Circulação e o Imposto de Camionagem e ao contrário dos seus antecessores, este é devido pela propriedade do veículo, independentemente do seu efectivo uso ou fruição."

    Aliás, a criação deste imposto quando começaram a circular muitos automoveis, servia para as camaras terem fundos para conservar/reparar as ruas/estradas. Basta olhar para o degradante estado actual das estradas a nivel nacional e perguntamo-nos o porque de pagar o IUC... :angry:
     
  8. Por acaso tambem li a caixa de noticia mas não vi desenvolvimento da mesma ...

    ... infelismente isso ja acontece com as Motos, caso que me acontece, tenho uma parada a quase dois anos e o selo não perdoa :(
     
  9. Tudo e' possivel para manter a Burgos LOL. Aqui nos EUA e' pago a camara local mas a formula e' bastante simples 4.2% sobre o valor do carro. Tipo tem um Ferrari de 200 mil pagas 8400 dollares tens um de 20 mil pagas 840 dollares. Os classicos nepia ; ). Btw carros de impresa pagam tipo 7.5 % do valor sobre o valor
     
  10. Que pechincha! :lol:
     
  11. Gasolina para cima e ...um fósforo.
     
    Alves Fernando e José de Sá gostaram disto.
  12. Pagas na mesma!! :p Tens de ir dar baixa da matricula.
     
  13. Eu sempre paguei IUC por ter um carro "guardado" em garagem, as finanças fazem sempre o favor de me mandar lembretes para pagar :lol: Apenas o que não pago é a IPO e o Seguro (Penso eu que são obrigatórios apenas em veículos no espaço público). :rolleyes:

    Um exemplo: tendo um carro clássico dentro da garagem não há forma de a câmara municipal/Policia entrar numa garagem sem autorização expressa da direcção de condomínio derivado a este assunto, logo por aqui estaria safo, mas se cruzarem os dados, na mesma vão ver que todos os anos pago IUC, pagar 2x, não muito obrigado :lol:

    As únicas de noticias referentes ao IUC do CM são estas,

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/financas-cobram-a-ex-donos-de-carros

    http://cmtv.sapo.pt/detalhe.aspx?channelID=34F5E1B7-BABF-4C08-83FC-20AF9E097CDA&contentID=B60E4D78-E3CD-477B-8786-BFA2B4323335
     
  14. Ei pessoal, não stressem... A notícia do CM de 25 de Agosto, deveria, com toda a certeza, referir-se a carros importados após Julho de 2007, período a partir do qual passaram a ser taxados pela data de registo em Portugal, independentemente da data de fabrico do carro (ou 1ª matrícula) ser anterior a 1981... No artigo do CM, falavam de um stand em particular e provavelmente os carros clássicos que eles lá se referiam, que passavam a pagar imposto, eram os tais que tinham vindo do estrangeiro...
    Os carros ligeiros de passageiros nacionais, anteriores a 1981 estão isentos de IUC. Só assim é possível preservar muitos carros que, de outra maneira, teriam sido "derretidos", estando-se a passar para as gerações futuras o nosso património automobilistico...
    Agora, com o IUC em todos os carros posteriores a 1981 - e casso isso não venha a ser alterado - está a "matar-se" o futuro dos clássicos para todos os carros da década de 80 em diante... mas isso é outra conversa...
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  15. Meus amigos
    Isto é um país de palhaçadas ............. :( :( :( :angry: :angry:

    Senão vejamos ............ um gajo tem dois ou três "carritos" antigos/clássicos/chassos guardados na garagem. Deu por eles alguns euros que não eram prementes para o orçamento familiar. Não andam na estrada, não poluem nem desgastam a via (até porque não circulam).
    Vai ter que pagar imposto ??!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Pelo contrário outro (gajo) deu uns valentes milhões por dois quadros da "Paula Rego" (ou outro "artista" do mercado) e pendurou-os em casa, ou ficaram na cave de ............. um banco, ou foram para uma colecção particular.
    Estes já não pagam nada de impostos.
    Lamentável ................tratar duas situações semelhantes de forma oposta .... para mais, se formos a analisar pela perspectiva dos "sinais exteriores de riqueza" (bem na verdade, estarão todos os bens, no interior de ...)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página