Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Nissan Primera Gt (P11)

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Carlos Vaz, 11 Nov 2013.

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Carlos Vaz, 11 Nov 2013.

  1. Ora bem... tenho pensado um pouco antes de avançar com este DB, pois sendo um carro de 98 parece-me ainda demasiado novo para figurar aqui... ainda assim, pensando melhor cheguei á conclusão que este é provavelmente um dos ultimos representantes de um "certo tipo de carros", ou seja a berlina compacta com um toque desportivo e com um 2l de 4 cilindros na versão de topo.

    Este Primera é o Mk2 (p11) em que se verificou algum retrocesso tecnico em relação ao Mk1 (p10), nomeadamente ao nivel do eixo traseiro que deixou de ser independente para ser rigido, embora com um guiamento "Scott Russel".
    Ainda assim, mantém uma suspensão dianteira de referencia com duplos triangulos, coisa que é perfeitamente incomum em FWD da sua época!

    O carro veio para casa pois o 106 é manifestamente pouco confortável (por todas as razões e mais algumas) para viagens de maior curso.

    O carro em questão, está equipado com o SR20DE, um Twin Cam de 2 litros com 150 cv e... distribuição por corrente (um descanso em termos de manutenção). A unica ajuda á condução está no ABS e na direção assistida pelo que mantem um certo "feeling" da velha guarda.

    Um motor que parece ter muito em comum com o pequeno 1.3 do XSI pois as baixas não são de forma nenhuma o seu forte... tornando-se claramente mais agressivo a partir das 5000 rpm... a frente é muito incisiva e a traseira solta com facilidade ajudando a inscrição em curva.

    Acaba por surpreender mais nos consumos que noutra coisa qualquer.

    Ora vamos ás "chapas":

    DSCF1355_zps23c13107.jpg

    DSCF1358_zpsd080de41.jpg

    DSCF1360_zps6508b894.jpg

    DSCF1361_zps559f53b7.jpg

    DSCF1362_zps0d049b80.jpg

    DSCF1363_zps05bbe427.jpg

    O posto de condução com um banco dos melhores em que já sentei o traseiro:

    DSCF1364_zps95c42555.jpg

    O posto da co-piloto:

    DSCF1365_zps823d4a41.jpg

    E... o lugar do Tiago:

    DSCF1366_zpsfbfe8c16.jpg

    Vista geral do cokpit... pouca fantasia mas ergonomia muito boa:

    DSCF1368_zps3a9fd671.jpg

    Isto é o que marcava ontem:

    DSCF1369_zpsed3099b0.jpg

    Nos ultimos 460kms:

    DSCF1370_zps4cced74f.jpg

    Média de 8l/100kms:

    DSCF1371_zpsfabf7b02.jpg

    E... pela média horaria percebe-se que foi sempre nas voltinhas:

    DSCF1372_zpsf950f200.jpg

    E... para já é tudo!
     
  2. Impecável!
    Estou perplexo é com o consumo!!!
    8 Litros?!?!

    Fantástico!
    wink.png
     
    Carlos Vaz gostou disto.
  3. No dia que o fui buscar, atestei em Setubal e fiz toda a viagem por estrada a acompanhar o transito, acho que não passei dos 110, excepto no inicio do ic33 em que há uma subida interessante para abordar em 4ª e chegar lá acima ás 7000 a marcar 190!!!!... cheguei a casa com média de 6,4 no computador.
     
    Paulo Jorge Coutinho gostou disto.
  4. Pela motorização e pelos consums parece ser interessante, de interiores está muito bom e bonito e é um carro fora do normal.
    Bela compra.
     
  5. Começa a ser estranho ver um carro relativamente recente, numa foto ou in loco, e não ver vestígios de fumo na traseirabiggrin.png Com 150 cavalos deve mexer-se bastante bem, mas julgo ser também relativamente pesado. O meu irmão teve em tempos um Primera (p11) 2.0 TD á venda e o melhor do carro era o conforto e os consumos, todavia sempre me pareceu algo pesado, o que é normal. Com esses km´s compras-te um carro praticamente semi-novo e com características para encostar muito TDI.

    Cumprimentos,
     
    Carlos Vaz gostou disto.
  6. Segundo o Zeperfs o peso declarado é de 1220 (DIN) e 1295 (UE)!

    Em termos de condução não se nota muito o peso... como disse o carro não é conhecido pelas baixas pois o binario maximo de 181 nm (já de si pouco famoso) está disponivel ás 4800... precisamente o regime a partir do qual a coisa começa a animar!

    Por outro lado a precisão da cx é do melhor que encontrei em FWD.

    Estou a gostar da experiencia!
     
    Diogo L. D. Santos gostou disto.
  7. Possivelmente a diferença de cerca de 60 cavalos do TD para o GT compensa esse aspecto. Todavia volto a referir o conforto do carro, muito bom.

    Cumprimentos,
     
  8. Nunca conduzi nenhum mas dizem ser viaturas muito interessantes. Parece estar mint e acredito que tenha sido um excelente negócio, portanto parabéns.
     
  9. Eh pá que Datsun tão feio, que faz isso aqui?tongue.pnglaugh.png

    O consumo é fácil de explicar... num país onde as poucas pessoas que compram carros a gasolina vão sempre para as versões mais raquíticas, que mal têm potência pra mexer as rodas do sítio, os consumos são miseráveis porque andam sempre a esganar o motor. Se se tiver um motor com binário e potência adequados ao tamanho do carro, a coisa muda logo de cenário.

    Já disse várias vezes que o "electrodoméstico" actual da patroa é provavelmente o carro mais económico que já cá calçou em casa, pelo menos em estrada. E qual é? Um BMW 525i (E39) de 2001. 6 cilindros em linha, 192 cv, uma sala de estar com rodas, mas que se conduz com a agilidade de algo bem mais pequeno. Faz consumos espectaculares e que ninguém sonharia... só o circuito urbano é que "borra a pintura", porque em estrada é típico fazer médias de 6,5 a 7 litros, e em AE à volta dos 8 se for a andar bem, se for sempre a cumprir razoavelmente vem para os 7,3 a 7,5. Tenho um colega que tem um 525d que muitas vezes faz médias acima disso...

    Mas pronto, estou eu praqui a falar de coisas modernas... uggghhhh... vou-me já embora!tongue.png

    Abraço!
     
  10. Viva! No momento que criei o post tive duvidas onde o enquadrar. Acabei por colocá-lo nos DBs porque é de facto um db e por achar que tinha mais visibilidade. Mas aqui também está certo.

    Agora é questão de manter isto actualizado com umas "chapas"... que é sempre coisa dificil para mim!
     
  11. Bem melhor que o 106, sem dúvida!
    Quanto à distribuição ser de corrente...eu já não digo nada, uma cliente minha partiu a dela numa navara com apenas 140k kms! Ainda por cima sempre assistida na marca...ohmy.png
     
  12. Ora bem... após mais de uma semana guardado na garagem, hoje foi dia de andar um pouco com o Primera. Apenas pequenas voltas pela vila e nada a assinalar a não ser a sempre muito agradável "banda sonora" que ele tem.

    Assim, 3 fotitas tiradas antes de entrar na garagem e já ao "lusco fusco".

    DSCF1474_zpscaec12cd.jpg

    DSCF1476_zpsde9b4dd2.jpg

    E agora uma da "casa das máquinas... com 2 pormenores interessantes, um pertença desta unidade em particular e outro do modelo:

    DSCF1483_zpsdd45f3a8.jpg

    Ora os 2 pormenores são:

    - O colector de escape do "aço" e... a barra AA de origem!

    Aliás, começa-se a perceber que os japoneses não descuram uma sigla GT, quando este carro trás barra AA de orige, bem como uma barra entre as torres da suspensão traseira também de origem.

    Tem ainda um pormenor de engenharia delicioso, a cx de velocidades está cheia de alhetas de refrigeração e o parachoques dianteiro tem uma abertura com conduta especifica para refrigerar a mesma.
     
  13. Esse escarpe do truque já vinha com o carro? Ou meteste isso a combinar com uma linha xpto?

    Sent from my GT-I9505 using Tapatalk
     
  14. O colector do "truque" bem como uma panela com "sonoridade especial" já vinham com o carro.

    Não posso aferir se houve melhorias em relação ao estado de origem.

    A banda sonora é "top"!
     
  15. Hum... like. E não é muito expressivo ao ponto de chatear a família?

    Sent from my GT-I9505 using Tapatalk
     
  16. Faz uma certa ressonância que em 5ª vai até aos 140.
    A partir daí vai desaparecendo e aos 160 é completamente silencioso.

    A familia tem como outra opção o 106 XSI que é sempre mais barulhento e desconfortável, por isso...wink.png
     
  17. "Perdoa-se" o desconforto, pelos beneficios que tras!laugh.png

    Desconhecia que este modelo tinha saído com esta mecânica, parece ser um menino que mete bastante respeito!!
    E aparenta estar em excelente estado, parabens!wink.png

    Um off topic em relação aos barulhos de escape:
    Quando andámos a ver Audi's 80 Cabrios, saímos de 2 exemplares completamente surdos e mal dispostos com a ressonancia que faziam... isto é como em tudo, quando se exagera..ph34r.pnglaugh.pnglaugh.png
     
    Carlos Vaz gostou disto.
  18. Pois... eu também não vou dizer que este está silencioso... aliás nos regimes de estrada até está um pouco "agressivo" pois no "cruising está "top" e depois entra essa ressonancia que só começa a desaparecer aos 140...

    Quanto ao resto é uma berlina bem dinâmica com um 4 cil 2litros atmosferico (exactamente o tipo de motor que mais gosto) com 150 cv.

    Como dá para vêr o chassis é bem nascido, embora o p10 anterior fosse um carro mais bem cuidado a esse nivel (o p10 veio fazer nome e o p11 foi para fazer dinheiro lol) e há toques especificos da versão GT que o tornam nuito interessante.
    Neste momento o unico "investimento" que lhe faria eram uns amortecedores novos, de preferencia uns bilstein B6 (embora uns B4 já devessem fazer diferença) mas como é carro de familia acho que estes ainda irão ficar algum tempo.
     
    miguelcristovao gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página