"nicha "mário De Araújo Cabral

Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Alexandre Caldeira disse:
Esse carro deve ter corrido na mítica pista do Gring (seja ela onde fôr), porque a informação disponível diz (em inglês) assim:

"A new riveted aluminium body was designed and built by Piero Drogo. It was an agessive designed machine, oriented to endurance races. It uses normal ISO underpinnings but engine was moved further back in the frame than Grifo A3L."

Tirado d'aqui:http://www.bizzarriniregister.org/

Aliás, é difícil, mas não impossível (o homem sonha, a obra nasce...) uma carroceria em fibra de vidro vir rebitada. Mas eu, desde que vi um urso a andar de bicicleta, já vi quase tudo... Até rebites na fibra de vidro!

Olá boa noite Alexandre, Lemos Ferreira e demais leitores(embora já sejam quase 2h da manhã)

a "fibra de vidro" do "casaco" do Bizzarrini do Nicha foi uma transcrição do livro "NICHA, pag 148 do Adelino/Talento". Admito que esteja mal.
Vejam:

bizarrinnill3.jpg


Contudo, neste site,

http://personal1.iddeo.es/superfuzz/bizzarrini/ubws_bizz_iso_grifo_a3c.htm

ao lado de um dois carros com que o Nicha correu o Chassis #B0222 - ali .é um claro com um #5- e está também um Bizzarrini com carroçaria de "alloy" e com rebites como refere o Alexandre. Será que coexistiram as duas carroçarias ou o Adelino "escorregou" e , por efeito dominó, levou outros a escorregarem???

Obrigado a todos por estarem a gostar dos conteúdos dos Pilotos Marta, Larama, Nicha, pois, com os vossos elogios , dão-me força para continuar.
Cumps
Kadypress/Ricardo Duarte

PS: ainda vai haver mais Nicha!!!!!
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Em 1968, NICHA CABRAL volta a ter uma época bastante agitada com deslocações díspares.

(fonte: Mazungue/Kadypress e outros)
Começa por aceitar o convite de Basílio ds Santos e faz com este a XIX Volta a Portugal num Porsche 911 S terminando a prova em 5º lugar da geral.

Penso que o carro é o que Cougar se refere aqui:

http://mazungue.com/imaginario-colectivo...tuser=0&page=19

Depois, novamente com o Carrera 6 do BARC, partilhando o volante com Jacques Duval, faz o BOAC 500 terminando em 32º lugar "com um carro considerado desactualizado naquela prova e com rapports muito longos".

Pista de Brands Hatch onde Nicha disputou o BOAC 500

1968trackboac500brandshgl3.jpg


Ford GT40 da dupla Ickx/Redman vencedor do BOAC 500'68

1968fordgt40ickxredmange4.jpg

A grande novidade será estrear um belíssimo Lamborghini Miura P400 novinho em folha (propriedade de Paulo Coimbra) no I GP do ACP disputado na Granja do Marquês. Foi só "show off" porque o carro "não andava" após uma série de transformações caseiras, supostamente para melhorar a performance do carro, mas que, tiveram resultado diametralmente inverso…

(foto particular de Kadypress/ex-AAS)
Lamborghini Miura P400 com que Nicha correu na Granja do Marquês

1968granjadomarquslambobb0.jpg


Depois foi a Vila Real, disputar o XV Circuito Internacional num não menos belo Ferrari Dino 206S de Alain de Cadenet. Terminou em 11º da geral já depois de ter danificado a suspensão do carro com um toque num lancil.

(foto do Jornal dos Clássicos inserida em artigo de Carlos Guerra)
Nicha com o Ferrari Dino 206S no Circuito de Vila Real'68

1968nichaferraridino206zw8.jpg


Com o mesmo Dino 206S faria o VII Circuito de Montes Claros terminado em 2º da geral atrás do GT40 de Carlos Gaspar.

(foto particular de kadypress/ex-AAS)
Nicha, Carlos Gaspar e Peter Crossley

1968mtesclarosnichacgasoz6.jpg


Depois embarca para Angola para disputar o I Troféu Palanca Negra com o Lotus Elan modificado pelo Team Palma (aquele Lotus que deu polémica por estar retratado com Marta, lembram-se…). O Lotus estava "puxado" aos 160 cavalos tinha algumas modificações ao nível da carroçaria e também pneus mais largos. O "fine-tunning" haveria de ser dado pela equipa técnica de Emílio Marta conforme recortes e foto que o seu filho (também piloto) Carlos Marta me cedeu faz um mês.
Depois de duas mangas algo atribuladas, Nicha arranca do fim da grelha e à 2ª volta estava atrás do Porsche 904 de Novaes, mantendo o 47 de C Santos atrás de si. Contudo, desistiria após ficar sem travões mas não antes de dar "um festival de condução" que viria a marcar a sua relação com o público angolano que o passou a considerar como o seu ídolo do desporto automóvel.

Eis o Elan conduzido para a pista por Emílio Marta e recorte da revista Notícia
(fotos cedidas por Carlos Marta)

1968martaelotuselancpiang5.jpg


1968martanolotuselandenns6.jpg


Com mesmo Elan (DB-34-17) do team Palma, Nicha vai a Jarama fazer o 5º lugar da geral.A corrida é ganha pelo porsche 910 de Alex Soler Roig.

(foto de classicsportscar)
Carlos Santos no GT40 (ex-Gaspar) em Jarama'68 que também haveria de desistir, aqui seguido do endiabrado Lotus Elan do Team Palma guiado por Nicha.

1968jaramacarlossantosebx4.jpg
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Antes de passar a 1969 e em jeito de complemento, venho intercalar SEIS FOTOS sobre NICHA CABRAL (dum lote de dez) recebidas hoje da Belgica, da parte do membro COUGAR as quais desde já agradeço em meu nome e dos restantes leitores.
Com se tratam de fotos pré-1969 vou "postá-las" todas numeradas de 1 a 6 e agradecia que o COUGAR ou outros membros que achem interessante que as comentem.
Naturalmente que as 4 sobrantes serão colocadas nos anos seguintes a que pertencem por forma cronológica.

(por cortesia de Cougar)
FOTO 1 - 1957

cabralbycougar1qd5.jpg


FOTO 2 - 1959

cabralbycougar2ki3.jpg


FOTO 3 - 1962

cabralbycougar3lr7.jpg


FOTO 4 - 1964

cabralbycougar4ub1.jpg


FOTO 5 -1967

cabralbycougar5jf6.jpg


FOTO 6 - 1968

cabralbycougar6kh6.jpg
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Foto 1 Esta foi a primeira prova de envergadura de Araujo Cabral . Compareceram aos treinos 5 dos 6 300SL inscritos , dois nao alinharam à paritida por despistes na qualificaçao tal foi o ritmo imposto para obter boas posiçoes na largada . como conta Augusto Palma pouco antes da partida , Cabral chama o preparador do seu carro pois algo se passava de anormal , uma trepidaçao excessiva , o Augusto pressionou a embraiagem diversas vezes e nada sentiu de errado , foi para debaixo do carro e pediu ao Nicha para carregar na embraiagem e verificou o Augusto de mdiato qual o problema , era a perna do piloto que tremia com os nervos . A corrida foi sensacinal com os dois 300SL dos jovens lobos a baterem na categoria e como bem me lembro a exagerarem volta apos volta , o duelo era tao empolgante que os espectadores se esqueciam da luta fraticida entre o Posche de Nogueira Pinto e os Alfa Sprint Veloce de Andrade Vilar e Correia Lobo ., até que o show acaba quando o 300SL de Cabral acaba com a caixa partida numa tentativa de ultrapassar J Manuel Simoes na entrada
de uma curva .

Foto 2 Primeiro Portugues na F1 .O Cooper Maserati no Monsanto 1959

Foto 3 O acidente que impediu o RSK de participar no nurburgring

Foto 4 O sonho que nunca se materializou o A T S de F1

Foto 5 O regresso em 1967 , o carro certo para a confiança do piloto

Foto 6 No ano segiunte no Elan mais rapido e evoluido que existiu em Portugal e nao so com que liderou em Luanda até ficar sem travoes

Cougar in "Mazungue"
 
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Fotos de grande valor histórico.

É impressionante, na foto nº 6, a adesão do público, transparecendo um ambiente de sonho :oo
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

A primeira corrida de NICHA CABRAL em 1969 foi nas 6H de Vila Real, tripulando um Porsche 910 de André Wicky. Não chegou ao fim da corrida por avaria motivada por ligeiro despiste.

(fonte:Mazungue/Kadypress/diversos)

A última prova de Nicha em 1969 foi em Angola. Convidado pelo António Mota Veiga (dono da Autocal/Angola) para participar no II Troféu Palanca Negra, Nicha viria a ser protagonista, a par de Peixinho de um dos maiores desafios comerciais entre duas marcas em Angola. A Autocal, que representava a BMW (de Mota Veiga) e a Socoína , que representava a Alfa Romeo (de Pinto da Fonseca). Os "rounds" começaram por confrontar BMW 2002 ti, 2002 ti Schnitzer contra os Alfa Romeo GTA e mais tarde o Alfa Romeo T33. Mais tarde, Nicha ,em resposta ao T33 vai buscar à antiga RFA (a expensas da Autocal) um BMW 2800 CS Schnitzer. A Socoína responde com um GTAm…

Os protagonistas

Os pilotos Nicha e Peixinho, que até eram amigos...(foto posterior a 1969)
(foto cedida por Pedro Ilha)

pedroilha1hh4.jpg


Os comerciantes Mota Veiga (BMW) , na foto, e Pinto da Fonseca (Alfa Romeo) que, como Ray Charles e Stevie Wonder, não se podiam ver um ao outro…

motaveigabb5.jpg


As máquinas em confronto…no início da contenda…ganho por Nicha
II Troféu Palanca Negra'69, uma prova que Nicha terminou em segundo lugar, atrás do Carrera 6 de Carlos Santos e em que o público "exigiu" que desse a volta de honra com C Santos e Vanzelino Caetano (vencedor da prova de motos). Esta prova ficaria marcada pelo grave acidente onde pereceram 13 pessoas do público e mais tarde, em consequência disso, o piloto Janita Villar.(fotos retiradas do CD da TukuTuku / III Edição)
Os "gladiadores"

luanda695nw4.jpg


Nicha na pré grelha

cpiadeluanda690cd6.jpg


Uma grelha sorteada por falta de tempo...

cpiadelddez1969gp4.jpg


O resultado...

http://img356.imageshack.us/img356/125/cpia2delddez1969sq9.jpg

Ricardo Duarte / Kadypress in "Mazungue"
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

1970 representou a verdadeira época "cheia" de NICHA CABRAL com as cores da Autocal no Campeonato Provincial de Angola e corridas na Europa.

(fonte: Mazungue / Kadypress / Diversos)
IV Circuito das Festas do Mar / Moçâmedes / Namibe /Angola
Na minha terra natal, Nicha apresenta-se com um 2002 Ti de preparação Schnitzer, o AAB-76-92 (em Luanda o 2002 Ti tinha sido preparado pela Autocal). Foi o 2º "round" novamente ganho por Nicha (1º da geral) a Peixinho. Moçâmedes'70 foi a primeira vitória de Nicha Cabral em Angola.

(cartaz já postado no Mazungue por Kadypress)
folhetofestasdomaruu3ts5.jpg


(fotos de moçâmedes'70 retiradas "postadas" no Mazungue por Pedro Ilha)
Nicha nas "boxes"

1970momedes701ml1.jpg

Pódio para Herculano Areias (2º), Nicha Cabral (1º) e Altino Fraga (3º)

1970momedes702hl7.jpg


1000 kms de Monza / Itália
Nicha viaja para Itália para fazer os 1000 Kms de Monza com André Wicky no Porsche 907 deste fazendo o 15º da Geral e o 1º lugar da classe 2 litros.Saíu vencedora a dupla Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen num Porsche 917.

Ver a classificação aqui:
http://www.classicscars.com/wspr/results/wscc/ms1970.html

Poster da Porsche alusivo à vitória nos 1000 kms de Monza'70

poster9medep0.jpg
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

(fonte:Mazungue/Kadypress/Outros)
Circuito de Benguela / Angola
De volta a Angola para o Campeonato Provincial, Nicha vai a Benguela com o mesmo carro de Moçâmedes. A prova organizada pelo Clube TukuTuku ainda hoje existente e com actividade desportiva em Angola. Nicha parte o motor do BMW 2002 ti Schnitzer nos treinos e na corrida abandona à 6ª volta. Desta vez o "round" foi favorável à Socoína/Alfa Romeo GTA de Peixinho.

1000 Kms de Rennen / Nurburgring / Alemanha
O compromisso assumido com André Vicky faz Nicha viajar para a Europa para participar nos 1000 Kms de Rennen (Circuito do "Ring") . Nicha com Wicky (Porsche 907 #29) sobem ao mais alto lugar do pódio dos "2 litros" e fazem também um excelente 9ºlugar da geral. Os vencedor à geral foram Vic Elford/Kurt Arhens num Porsche 908/3.

Poster alusivo à vitória Porsche nessa corrida

274683281000kmrennennurtn7.jpg


Ver aqui:
http://www.classicscars.com/wspr/results/wscc/ms1970.html#7


500 Kms de Vila Real / Portugal
De seguida Nicha vem a Portugal para fazer os 500 Kms de Vila Real no Gropa CMC de Bill Tuckett. Este carro era um Chevron B8 transformado em "barchetta" com um motor BRM V8 de 2 litros e quatro arvores de cames à cabeça e 260 cavalos. Sem treinar em condições Nicha parte do 18º posto, tendo chegado a andar em 7º mas desiste com problemas de alimentação

nichavrea70timpeira1bq4.jpg


Circuito de Malange / Angola
Vida difícil para Nicha ja que a Socoína mandara vir um Alfa Romeo T33 de 2,5 litros de 320 cavalos. O conjunto pesava 550 kgs. Nicha faz a "pole" porque Peixinho e o novel T33 não treinara.Na corrida Peixinho suplanta Nicha com naturalidade e António Resende (AR GTA) faz o terceiro posto a muita distância de Nicha.


6H Huambo / Nova Lisboa /Angola
Foi dominada por completo pela Alfa Romeo. Peixinho ganhou no T33, dividindo o volante com o piloto sul - africano Van Rooyen. Os quatro lugares seguintes foram também preenchidos por mais 4 GTA's!!!
Nicha, acompanhado de Carlos Santos, participou com o habitual BMW 2002 Ti Schnitzer AAB-76-92 com o #22. Um 2800 CS Schnitzer foi entregue a outra dupla "metropolitana" Lampreia/Melville.
Nesta prova, as duas marcas conheceriam altos e baixos ao nível da mecânica. Nicha chegou a comandar mas uma avaria eléctrica deitaria a perder todas as suas aspirações de se classificar, pelo menos, atrás do T33.

Imagem da grelha de partida (foto do CD TukuTuku) onde se vê a cauda do GT40 de Emílio Marta/Herculano Areias a par do Alfa RomeoT33 de AntóniPeixinho/Basil Van Rooyen. Atrás destes o BMW 2002 ti Sch #22 de Nicha Cabral/Carlos Santos. O BMW 2800 CS Sch #11 correu com José Lampreia/Christian Melville. Atrás destes no BMW 2002 ti Sch #33 correu Xico Barbosa e no BMW 2002 ti SCh #44 correram Renato Fraga/Silveira Machado.

004ev9.jpg
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

NICHA CABRAL fim de 1970)

(fonte: Mazungue / Kadypress e Outros)

3H da Huíla / Lubango/ Sá da Bandeira /Angola
Com a armada Alfa Romeo ausente e ainda em comemoração da corrida de Nova Lisboa/Huambo, Nicha vence com o BMW 2002 ti Sch do Huambo fazendo a dobradinha com Lampreia que tripulava outro BMW 2002 ti Sch. Emílio Marta não consegue melhor que a terceira posição num circuito difícil para um carro como o GT40. Esta prova viria a ser marcada pela morte do emblemático piloto Corte Real Pereira que embateu num candeeiro com o seu Lotus Elan com transformação spyder.


VI Circuito de Novo Redondo /Angola
Nicha faria a "pole" e daria novo "festival de condução" contudo, uma avaria na bomba de gasolina do seu 2020 ti Sch acabaria por comprometer a sua eminente disputa dos primeiros lugares. Peixinho, no T33, que arrancou pior que Nicha, assume contudo o comando à segunda volta e vai ganhando preciosos segundos a Nicha. Contudo, à 40ª volta Peixinho retira-se com o T33 avariado. Nicha não tem melhor sorte e o caminho fica aberto para mais uma vitória da Autocal mas agora pelas mão de Carlos Bandeira Vieira. Emílio Marta (Ford GT40) faz segundo e Carlos Conde (Lotus 23) acaba em terceiro lugar. O dois Alfa GTA 2 litros de Altino Fraga e António Resende e o GTA 1.6 de Santos Peras nem se classificaram.

(Fotos dos bastidores de Novo Redondo retiradas de Sanzangola, penso que não estarão erradas classificadas como sendo de 1970??)
O segundo classificado (GT40 de Marta) ao lado do BMW #22 de Nicha Cabral

f1019996fq3.jpg


O 2002 ti Schnitzer de Carlos Bandeira Vieira #33

f1020001yt1.jpg


O T33 de Peixinho dominou 39 voltas das 40 que percorreu. Mas nos treinos já acusara problemas de funcionamento.

f1020011yy7.jpg


O GT40 e o T33 nas "boxes" improvisadas à sombra da palmeira…

f1020012ae3.jpg


VIII Circuito da Restinga / Lobito / Angola
Foi a última prova de Nicha Cabral em 1970. Organizada pelo Lobito Sport Clube foi mais uma prova para esquecer em que Nicha chegou a usar, sem sucesso, o seu BMW 2002 ti Schnitzer #22, bem como o de Carlos Bandeira Vieira #33. Peixinho também viria a conhecer problemas no T33. A prova foi ganha pelo quase local (era de Benguela, ali ao lado) Emílio Marta no GT40. Herculano Areias (Lotus 47,ex-Carlos Santos) ,com seis voltas de atraso para o vencedor, faz o 2º lugar logo seguido de Peixinho que assim salva a vitória no campeonato Provincial à frente de Nicha Cabral. Nesta prova Nicha não foi além do 6º lugar.

(fotos do CD da TukuTuku III edição, OBRIGADO Toni Almeida!!!)
O vencedor com os faróis acesos. O T33 de Peixinho parece estar parado dada a posição.

006pe3.jpg


O 2º classificado

hareiaslotus47yy1.jpg


008vu6.jpg


011zr2.jpg


013hr5.jpg


014vw8.jpg


Ainda antes de acabar o ano de 1970 a Autocal estudou a possibilidade de combater o Alfa T33 da Socoína e envia uma delegação a Salzburg para experimentar um 2800 CS Schnitzer, alargado a 3 litros com 315 cavalos. A delegação foi composta por Mota Veiga, NICHA CABRAL e Jaime Rodrigues. Experimentado o carro ficou acertado Nicha ir buscar o BMW 2800 CS Sch LF-X-15 levando consigo o repórter Eduardo Baião da Revista Notícia. Essa memorável viagem (Fevereiro de 1971) de Nicha mais uma amiga - Maria da Luz - e também Eduardo Baião, é contada nas páginas que se seguem.

Esta reportagem foi cedida por BETO XAVIER e a pedido, de forma pública e privada, de vários membros deste Fórum. OBRIGADO Beto Xavier!!!

nicha1km4.jpg


nicha2xs3.jpg


nicha3ar4.jpg


nicha4kw4.jpg


nicha5kz1.jpg


nicha6du1.jpg


Ricardo Duarte/ Kadypress in "Mazungue"
 
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Delicioso :huh:

Impressionante as fotos dos Bmw. Para mim é obrigatória grava-las, para mais tarde recordar. Deixa qualquer bimmer a babar-se.

Só demonstra a história da marca bávara no mundo da competição.
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Originalmente escrito por COUGAR
A reportagem de E Baiao foi uma delicia e para verem o que mudou so se foram as fronteiras e algumas , quanto ao resto amanha è noite a previsao é zero , uma maravilha .

Este 2800CS tinha começado a correr no ano anterior era confiado a Ernst Furtaymer que com ele viu a vitoria em diversos circuitos e rampas .


...encontrei na net...

2800csqg5.jpg


2800cs2ge9.jpg


2800cs1da2.jpg


Ricardo Duarte in "Mazungue"
 

Eduardo Flôr

Clássico
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Lindo Lindo Lindo, as vezes ainda consigo apanhar na RTP Memoria o programa do Nicha, que são sempre bastante instrutivos para quem não teve oportunidade de viver naqueles tempos.
Um verdadeiro senhor.
Parabéns por mais um belo tópico Francisco.
 

Jose Manuel S Lopes

ESCORT79
Delegado Regional
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Estive a ler este tópico com muito interesse, em Angola disputaram-se fantásticas corridas, corridas aguerridas, com bsatante adrenalina e sobretudo também com grandes multidões a ver ao vivo (a televisão ainda não estava para aí virada) daí a presença de público ser bastante.
Quase que sinto o calor daquelas máquinas aliado ao do clima devia ser mesmo infernal. nunca estive em Angola mas imagino o que seria naquele tempo.
Ao francisco os meus parabéns pela pesquisa em prol de todos nós, confesso que fico contente e gosto destas magnificas fotografias que acompanham este tópico.
Quanto a mim resta-me ver e voltar a ver e ler a história dos nossos pilotos e as competições que nela participaram.
 

Manuel Ferreira Dinis

Dinis Vila Real
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Original documento sobre a viagem do BMW 2800 CS Schnitzer LF- X 15,que em 1972 ,guiado pelo M.A.Cabral, venceu a prova inaugural do Autódromo do Estoril.
 

Hugo Rainho

Clássico
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

É impressionante a qualidade e quantidade de máquinas que se juntavam na mesma prova...
 

Angelo Miguel

Red Devil
Re: "NICHA "Mário de Araújo Cabral

Francisco Costa disse:
Delicioso :huh:

Impressionante as fotos dos Bmw. Para mim é obrigatória grava-las, para mais tarde recordar. Deixa qualquer bimmer a babar-se.

Só demonstra a história da marca bávara no mundo da competição.

Foi o que eu fiz francisco. Impressionantes fotos... A adesão do publico naqueles tempos era de salutar. Fantástico..
Penso que a marca bmw deixa uma marca impressionante no mundo automovel quer em corridas quer em carros "normais". Sinto-me um preveligiado de conduzir uma máquina bmw todos os dias.. Fantástico.
 
Topo