nao sei o que fazer

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Bom dia Hélder,

Infelizmente há cada vez mais gente a sofrer dos mesmos problemas que tu tens. Os problemas de um clássico não se resolvem apenas com o atirar de dinheiro para cima deles, há uma coisa que não tem preço e que é indispensável para os resolver: competência.

Há duas formas de obter competência: uma é descobrir alguém que conhece profundamente o carro em questão, que tem imensa experiência e sabe onde ir procurar os culpados; outra é ganharmos nós a competência.

Eu pessoalmente sempre fui adepto da segunda hipótese, porque não há nada como nós sabermos o que estamos a fazer e não sermos enganados (nem por mecânicos duvidosos nem pela máquina).

Há conceitos básicos de mecânica que podes aprender com alguma paciência e leitura. Outros o tempo trará, mas também podes ir lendo e pesquisando na Internet, que é um recurso fabuloso e que te dará imensa ajuda se souberes onde procurar.

Restaurar a parte que brilha é fácil, a parte que faz do carro um automóvel já jão é assim tão simples, pois a técnica é sempre infinitamente mais complexa e com possibilidades de falhas "a montes". E mesmo um carro "já arranjado" nem sempre é garantia de coisa nenhuma, eu farto-me de ver carros como o meu todos reluzentes (muito mais que o meu!) à venda por valores exorbitantes, mas debaixo da "pele" eu vejo bem o que espera quem os compre... não há nada feito como deve ser, mas trabalha, logo tá bom!

Há várias possibilidades ainda por explorar no teu caso, e se tiveres um pouco de calma, certamente vais chegar lá. Por exemplo, sabes se a bomba principal dos travões é adequada às pinças que montaste (as pinças dos discos precisam de um volume de óleo muito maior que os bombitos dos tambores)? O problema da temperatura é virtual, criado por uma montagem incorrecta do manómetro, ou é real?

Parece-me a mim que acima de tudo precisas de "fazer os trabalhos de casa" da disciplina dos Minis... não me leves a mal, mas o conhecimento nestas coisas é insubstituível. Não há soluções fáceis e eternas nestas coisas, mas a recompensa e o orgulho que temos no final da estrada é insubstituível.

Espero que consigas ter o coração e o empenho para fazeres este caminho, vais ver que no final vais adorar ainda mais o teu Mini. É sempre uma relação difícil, mas tal como uma mulher, vale bem a pena o investimento.

Um abraço!
 
OP
OP
helder filipe pinto
com a valvula de temperatura nova o ponteiro sobe apos colocar a trabalhar. demora um a dois minutos a chegar ao maximo. com a valvula velha sobe a mesma mas demora mais tempo cerca de 5 minutos. a tubagem nao aquece.
 

Carla Oliveira

YoungTimer
helder filipe pinto disse:
com a valvula de temperatura nova o ponteiro sobe apos colocar a trabalhar. demora um a dois minutos a chegar ao maximo. com a valvula velha sobe a mesma mas demora mais tempo cerca de 5 minutos. a tubagem nao aquece.

n li todos os post's , mas já experimentou sem termostato? se os tubos não aquecem é sinal que não passa água no circuito, ou há obstrução ou não há bombeamento. Ou seja, ou tubagem entupida, ou termostato bloqueado ou a bomba de água n funciona.
outra opção é mesmo a temperatura indicada estar errada e ser o aparelho de medida ;)

cump's
 

diasdacosta

Clássico
Boas,
Amigo tem de haver aí um problema eléctrico. O tempo que refere não é suficiente para a temperatura subir tanto... até porque como refere, a tubagem não chega a aquecer, logo a temperatura no motor está bem!
Cpts
 
Boas,
Helder, a ventoinha do radiador está na posição certa?
Por vezes acontece ser montada no sentido contrário!
Por um mini tenta-se tudo!!!!
Boa sorte.
 

R.Rodrigues

Veterano
Boas,

Já tinha passado por este tópico mas só agora reparei que é de Faro, somos praticamente vizinhos, moro perto do estádio Algarve. Por acaso não conheço muita gente com mini cá no Algarve mas que andam por cá alguns, isso andam...

Quanto ao mini e ao aquecimento vou repetir o que já foi dito, termostato bloqueado ou tubagem entupida, se os tubos não aquecem é porque o motor não aquece assim tanto...
Poderá ser também problema eléctrico, experimente ligar o termostato directo a válvula para ter a certeza de que não algum fio trocado na instalação...

Quanto aos travões, só há que ter em atenção que discos á frente necessitam de bombitos correspondentes a trás, de resto se estiver tudo bem sangrado e tiver substituir as borrachas da bomba principal não há que enganar...

Não há que desanimar o meu esta desde Junho de 2008 no bate chapa, foi pintado esta semana, dentro em breve também passo por estas aflições.....
 
Topo