Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Mudar liquido de refrigeraçao no fiat 850?

Tópico em 'Mecânica' iniciado por M Bento Amaral, 7 Jan 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por M Bento Amaral, 7 Jan 2009.

  1. Alguem me elucida?
    Queria trocar o liquido de refrigeraçao do motor.
    Como é que se sangra depois aquilo?:))
     
  2. O Fiat leva água:huh::D:D
     
  3. Mauro sacas o liquido , deixas agua corrente a lavar o circuito, abre o sistem de aqueçimento dentro do carro no máximo se quiseres deita motor a trabalhar , mas sempre com a agua a correr deixas correr um pouco, depois desligas o motor , poes as mangueiras no lugar e deitas um BOM anticongelante, que a maioria dos que cá anda á venda em hiper´s e algumas lojas de peças auto, aquilo é mesmo só colorante:D
     
  4. aceita um conselho e bom ,vais á Fiat e compra Paraflu, que é o liquido que vem original em toda a gama Fiat já há muitos anos, que me lembre desde os 1ºs Uno´s , é bom , muito eficiente e custa 13 euros, e a côr tão linda:huh: AZUL
     
  5. Ups,ja me esqueçia de responder á pergunta do tópico:huh:aquilo deitas e não é preciso sangrar é mesmo até ao full , deitas a trabalhar , aqueçer um pouco e depois confirma o nível mas com o motor já frio, no entanto eu já vi uma vez um motor do 850 e nao vi o sangrador:oopenso que ainda não usavam , se mais alguem tem a certeza que se chegue á frente :D:DMauro , desculpa o bláblá :huh:
     
  6. Nada carlos! é isso mesmo! ;)
    Entao deixa ca ver:

    Vou drenar aquilo tudo, depois espeto ca mangueira no radiador, deixo currer agua,com a torneira da solfagem aberta. mas tenho de voltar a fechar o tubo de baixo para a agua correr certo? se nao, a agua que meter no topo do radiador vai simplesmente sair por baixo! lol nao é?
     
  7. Olá Mauro,

    O conselho do Carlos é correcto. O Paraflu é de longe o melhor anticongelante que existe, não confies noutra coisa!

    Em motores Fiat, o anticongelante deve ser substituído anualmente sem falta, para proteger o alumínio da cabeça e a junta.

    Se o teu 850 já tiver sistema pressurizado com vaso de expansão (aquele recipiente ligado ao bocal do radiador onde se mete mais anticongelante), não precisas de purgar o circuito. Basta encheres bem o circuito depois de vazio e fechado em baixo (sempre com a chauffage no máximo do quente), colocares a tampa do radiador e pôr o motor a trabalhar. A tampa (caso esteja em bom estado) encarrega-se sozinha de eliminar as bolhas de ar para o vaso de expansão.

    Um abraço!
     
  8. Ok! Ja estou esclarecido! :D Obrigado aos dois! :D
     
  9. :notworthy::notworthy:Mauro , pra lavares o motor interiormente , pra tirar restos de ferrugem , assim como lava o bloco , lava o radiador, e sim , tapas o tubo de baixo , enches ( sempre com o motor a trabalhar) , quando ficar cheio, retiras o tubo debaixo, o esquema aqui é ter sempre agua dentro do motor ( evita que sobreaqueça) ao mesmo tempo que lava , repetes esta operação, várias vezes , até sair limpa a água :D, cuidado com as mãos ao tirar o tubo;)se estiver muito oxidado, deitas água corrente , andas uns dias e tornas a mudar até ficar limpa, depois , claro , o Paraflu :Dmas so mudas com o motor frio pra não apanhar uma descida abrupta de temperatura , o que no minimo , ou estala a cabeça ou o bloco:(-Atenção;) , depois de mudares para o anticongelante confirma se tem derrames manhosos, se tiver, este tipo de anticongelante deixa uma marca ( fica tipo, um pó branco, ou um risco branco)qualquer coisa ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página