Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Motores para Fiat 128

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por David Cunha, 26 Nov 2007.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por David Cunha, 26 Nov 2007.

  1. Olá a todos,B)

    Gostava de perguntar aos entendidos em Fiat, que motor posso colocar num Fiat 128 de 75 para que ganhe mais alguns cavalos… Ou que alterações posso fazer no motor actual???

    O 124 T 1600 é uma possibilidade?:huh::huh::huh:

    Existe mais algum motor da Fiat “desportivo” que dê para adaptar ao 128?:huh::huh::huh:

    Agradeço desde já a vossa ajuda…;)
     
  2. :D
    Meu amigo...
    o motor do Fiat 128 é do tipo sohc e foi um tipo de motor muito utilizado em diversos veiculos. segue-se uma lista de alguns de onde pode transplantar um motor.

    List of vehicles utilising variations of the Fiat SOHC engine.


    [edit] Fiat
    Fiat 128: 1969-1985
    Fiat 127: 1971-1987
    Fiat Regata: 1985-1990
    Fiat Ritmo/Strada: 1978-1988
    Fiat Punto Mk I: 1993-1999
    Fiat Uno: 1983-1989
    Fiat Tipo: 1988-1995
    Fiat Tempra: 1990-1995
    Fiat X1/9: 1972-1989

    [edit] Lancia
    Lancia Delta: 1979-1994
    Lancia Prisma: 1980s
    Lancia Dedra: 1990-1998

    [edit] zastava
    Yugo 55
    Yugo 60
    Yugo 65
    zastava 101
    zastava 128
    Porem aconcelho a ter cuidado com uma alteração dessas pois implica outras pequenas alterações no veiculo para garantir a sua segurança.
    O motor do 124 st pode lá ser colocado mas não ganha muito mais com isso.:huh:
     
  3. Caro David,

    A família de motores a que pertence a unidade do 128 é bastante extensa, pelo que as opções também o serão, visto que os apoios ou são iguais ou facilmente adaptáveis. Quanto a caixas é que não sei se serão todas compatíveis, mas em último caso poderá sempre adaptar o motor à caixa existente.

    A família compreende os motores 1300 e 1500 existentes no 128 Rally (só 1300), X1/9, Ritmos, Unos, e afins. Por exemplo, um 1500 de um Ritmo seria uma boa opção pelo maior binário, mas segundo consta a caixa de 5 velocidades deste modelo é mais frágil que a de 4, pelo que será aconselhável manter a original. Outra opção tentadora seria a unidade do Uno Turbo, mas aqui a adaptação já seria mais extensa dada a parafernália associada ao motor.

    O motor do 124 ST seria complicado de adaptar devido a ser um motor adaptado a montagem longitudinal, além de pertencer a outra família diferente, que obrigaria a adaptações mais extensas, logo será uma opção inferior em exequibilidade.

    Espero que estas ideias já o ajudem a escolher o caminho... qualquer informação mais, diga! Um abraço!
     
  4. boas amigo... possuo um motor 124 special T... é um motor com muita alma 100 cv.. quanto á adaptação, tudo é possivel, algum trabalho e dedicaçao podem ajudar.. contudo o volante do motor, embraiagem e prato nao cabem na caixa de velocidades do 128, só trocando mais coisas, porque eu ia trocar um motor 903 fiat pelo dito 124, mas como tinha material suplente, fui experimentar encaixar a caixa no motor, e nao dava, mas como a ideia ja me tinha passado... nao mexi em mais nada, como digo, trabalho e dedicação.. alguma ajuda de um torneiro mecanico... e são 100 cv a puxar e a folgar o carro todo :p:p
     
  5. Pa fazer umas brincadeiras eu ia para o motor do Punto GT:p

    Pelo que tenho visto não dão muitos problemas:rolleyes

    e têm um power invejável:D:D:D

    Mas claro terias de modificar suspensões, reforçar carroceria, travões(fazer as mudificações necessárias tal como um carro desses de competição)
     
  6. Olá a todos,B)


    E muito obrigado pelas vossas respostas...;)

    Já agora em relação aos vários veiculos, que motor aconselham em termos de melhor potencia e facilidade de colocar no 128???:huh::huh::huh:

    Obrigado
     
  7. Eu também tive um motor de 124ST e realmente tem muita alma!
    Mas apesar de não ser um expert na matéria penso que a sua adaptação seria complicada, pois está pensado para ser unsado em sistemas de tracção traseira.

    Concerteza será mais fácil, e até mais barato e rentável, optar por um motor mais actual, de um veiculo de tracção dianteira...
     
  8. Primeiro um sistema travagem reforçado e um chassi também, depois convém um motor há medida das alterações efectuadas anteriomente.:feliz:

    Isso andar muito é fácil.:D

    O Fiat é um 1100cc?

    Boa sorte
     

  9. Os ritmos 105Tc penso que usavam o mesmo motor com tracção à frente.... ou estou a dizer ma barbaridade?
     
  10. O do Fiat uno TurboI.E tambem puxa muito bem e as alterações n deverão ser muitas porque tambem é tracção dianteira...

    Mas em questão á fiabilidade, potênica, e facilidade de peças penso que seria o do Punto Gt Porque é mais recente a estética é a do Uno(penso eu) são muito parecidos:p
     
  11. B)
    Vou tentar dar uma pequena ajuda neste tema que me é pesoalmente querido
    Primeiro tem de ver o que pretende do carro.
    se quiser apenas mais uns cavalitos para ele fazer melhor as subidas com a familia lá dentro sugiro um motor de 1.3 (1273cc). pode encontra-los nos ritmos,unos, tempras, regatas e lancias.
    Não são nada de espetacular mas produzem uma viagem confortavel.
    No que respeita a caixas a que eu sei de cinco que é compativel é a dos ritmos. A de quatro de origem é muito desmultiplicada e obriga a muitas rotações para pouca velocidade. Existia na altura um kit Colotti que se podia colocar mas que eu nunca encontrei e que compreendia a 5ª velocidade.
    Agora se quiser fazer umas maluquices a sério pode escolher o motor de um dedra ou de um delta 1.6 mas nesse caso tem que alterar umas coisinhas a sério.
    Nomeadamente Altura da suspenção(Baixar), colocar uma barra de antiaproximação na caixa do motor e uns travões mais eficazes por exemplo discos atrás ( Não é dificil).
    Uns pneus mais largos e umas jantes compativeis.
    Pessoalmente penso que ir alem de um motor 1.4 não justifica com uma caixa de cinco velocidades ficas com um carro muito eficaz até para o dia a dia.
    O motor do uno turbo... pode ser lá posto mas se já no uno ele é perigoso...
     
  12. Boas, A mecânica do Uno Turbo i.e. é possivel instalar sem modificações de chassis, pode ver essa transformação em Fiat128.de, um site alemão onde está um 128 3P amarelo e cinzento com essa mecânica para além de alargamentos de guarda-lamas, etc... não esquecer de montar sistema de travagem do turbo i.e que tem travões de disco nas 4 rodas e maior capacidade de travagem à frente, quanto à estabilidade do veiculo aconselho a rebaixar a suspensão embora o carro seja sempre mais estável que o Uno por ter mais peso e julgo que maior distância entre eixos(confirmar).
    Outra opção que eu próprio estive para fazer será montar a mecânica de um Lancia Beta, tem mecânicas 1600 e 2000 e já trás caixa de velocidades para tracção à frente, no entanto é dificil lá montá-lo vai precisar de alargar o compartimento do motor, abdicar da caixa de chofagem, inventar apoios, inventar... inventar muito. Obviamente estes motores derivados dos 124 Sport tem mais binário, logo mais agradaveis de utilizar, embora não tenham mais potência que o Uno turboi.e. também é possivel por-lhes mais cavalos mas ai iria gastar muito dinheiro em Inglaterra existe pelo menos um especialista nisso Mr.Guy Croft.
    Julgo que a melhor opção em Portugal é a mecânica do Uno Turbo até porque Lancia Beta é capaz de não ser fácil de encontrar. Boa Sorte.
     
  13. E convém reforçar o chassi que normalmente não costuma resistir.:huh: O motor do 128 consegue-se evoluir facilmente até aos 130 cavalos.:huh:
     
  14. Boas,

    Eu pessoalmente não trocava o motor. Uma árvora de cames de 280 graus do Sr. Gozzoli (www.gozzoli.it), um par de carburadores duplos Weber 36DCNF ou 40DCNF e um colector de escape independente..... já chega para esse motor.

    Ele tem uma cambota de 5 apoios e aguenta até 7500 rpm...

    Simples, eficaz e legal..

    Abraço,
    R
     
  15. Mas que tópico interessante que fui desenterrar :D
    David ainda tens esse 128 ?
    Para não te espatifares,não mexeres muito no carro e ficares com um carro um pouco nervoso mas agradável de condizires,motor 1300 do 128 sport coupe e podes mexe-lo sem nada de exagerar,pois esse motor é muito,muito elastico cx do uno 70 sx, amarras o bicho suspenções e pneus e tá feito a não ser que queiras algo supersónico ;)
     
  16. 1300cc do 128 rallye ou do X1/9 sao bons motores e com bom potencial, a parte fraca do 1300 sao as bielas de ferro fundido e o binario sofre muito com arvore de cames com muita duracao de abertura.O 1500 do Ritmo e mais forte com bielas de aco forjado e mais curso de cambota. 130cv e rotacoes diarias 8000rpm sao muito acessiveis. o motor 1500 do Ritmo com a caixa de 5 velocidades do yugo gv nao necessita de modificacoes para montar no 128.) meu X1/9 com pistons Cosword 13.5:1 de 87mm, a cabeca com valvulas do datsun 1600 ,arvore de cames PBS engineering 45DCOES conseguiu 154hp as rodas motrizes as 7800 rpm.175cv ao volante do motor.Motor 124 so em ultimo recursso.
     
  17. A mecânica do Ritmo Abarth também se consegue montar no 128 e não tem problemas de binario, consegue preparar também, existem motores destes com muito mais que os 130CV de origem.
    Os motores 128 preparados ficam a fazer muita rotação e frageis é preciso ter cuidado e não desprezar a manutenção, consegue-se lá colocar 160CV, mas também partem com facilidade, se for para um street road não aconselho, se for para fazer umas brincadeiras no autodromo e ter sempre um mecânico por perto é outra coisa.
     
  18. Boas ideias de facto :D é algo a pensar,mas já considero essas ideias para um 128 supersónico no entanto um 128 com 160 cv teria de se reforçar muita coisa e o pior ainda seria a IPO com as regras que existem em PORTUGAL um carro desses nunca teria aprovação infelizmente ou felizmente no entanto obrigado pelas opiniões ;)
     
  19. O motor 1500cc do Ritmo e fisicamente identico ao 1100 original do 128. sem gastar um balurdio com um carburador 34 ADF do lancia beta , com o colector the escape tubular e com uma arvore de cames 40-80-80-40 da INTERNATIONAL Fiat auto parts aqui nos estados unidos( 100 cv). por menos the 1000 euros,tem a possibilidade conseguir motor e pecas. 128 100 cv, aparencia Original e sem problemas de IPO.De 55 cv para 100cv e o doubro por um custo razoavel.Os amortecedores trazeiros e molas do X1/9 montados a frente do 128 reduz o comprimento da suspencao em acceleracao, rebaixa altura e aumenta a camber para grau e meio negativo. A linha de motores 128 SOHC de 1100 a 1500 eram motores muito avancados para a sua era.Fora baseados no dezenho do abarth 1300cc dos anos 60. 8000RPM diarias nao sao fora do ordinario para um motor sem modificacoes internas(cambota de 5 apoios compacta com pouca destancia entre apoios).em 1968 quando o motor foi lancado nao havia outro motor de producao que o fize-se sem se partir todo aos bocados.O meu X1/9 viu muit vez 9000Rpm nas bielas,cambota e bomba de oleo de origem.(com umas modificacoes minimas).Motor 124 so em ultimo recurso!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página