Motores de corrida - Desventuras e considerações

OP
OP
Fernando Baptista

Fernando Baptista

Clássico
Olá Paulo

Isso dos pneus é outros dos pontos que vejo sempre, na minha opinião, totalmente despropositado.

Vejo geralmente, não só em competição mas também nos carros clássicos de estrada, a utilização de pneus com dimensões muito superiores à original.

Não pretendo colocar em causa a estética, porque é um assunto demasiado subjectivo, nem o impacto que o peso superior tem nos componentes da suspensão, mas apenas referir que a qualidade da borracha (mousse) que é usada actualmente de nada tem a haver com a que era usada nos anos 1960 e 1970.

Ora as larguras demasiado elevadas eram necessárias para conseguirem colocar no chão as potências de então, no entanto, como os materiais usados nos pneus actualmente têm uma capacidade de aderência, resistência à fadiga e de dissipação de calor muito superiores, consegue-se o mesmo efeito com medidas muito inferiores.

Os Lotus Elans tinham de origem pneus 155HR13 e nunca me conseguirão convencer que existem melhor compromisso para estrada. Mesmo em corrida, mais do que 185 de largura serve apenas para a foto. :rolleyes:

É que um dos problemas é que os "preparadores" passam a informação que era usada antigamente mas não têm em consideração a evolução exponencial que aconteceu desde então. E o mais giro é que sempre que lhes digo para experimentarem uns mais estreitos ficam sempre sem coragem :p

Os Escorts usam essas medidas exactamente por essas razões... eram as medidas que usavam na altura! :rolleyes: Só que a borracha já não é igual...

Resultado: Não conseguem virar o volante, têm de usar suspensões caríssimas, etc.

Que havemos de fazer... -_-

Abraços
 

pintodealmeida

GT Abarth
A nível de estrada, o problema é os fabricantes fabricarem bons modelos de pneus "estreitos".

Mesmo os tão em moda semi slicks Toyo R888, acho que em jante 13 o mínimo é 185. :eek:

Em pista, poucas pessoas, ao verem que qualquer carro de rua actual usa 205/55-16, nem se acreditam que um Lotus que anda tão na frente só use um 195 jante 13.

Mas isso quem na rua perguntar a 100 pessoas de que tamanho acham que são as jantes dos Fórmula 1, das que respondem, nem 10 sabem que é 13.
 
OP
OP
Fernando Baptista

Fernando Baptista

Clássico
Melhores pneus actualmente existentes para o Lotus Elan em 155HR13: Michelin XAS FF

Muita gente desconhece e logo escolhe as opções da moda, mas a Michelin e a Dunlop fabricam modelos especialmente para as viaturas clássicas nas medidas originais mas com mousses de grande qualidade.

Por exemplo a dos XAS FF (FF porque eram os usados na Formula Ford) é a que se usava até há cerca de 2 anos no troféu Porsche Cup!

São é caros... cerca de 200€ cada um!

Sempre preferi os Yokohama aos Toyo mas são opções...Os A008 e os A512 eram o "ultimo grito" quando fazia essas coisas!

Mas de certeza que há bastantes mais pessoas com experiências em motores de corrida que poderiam dar uma contribuição :)

A "malta" dos Fiats e Alfas de certeza que pode contribuir com bastante... Sempre adorei os pequenos (em cilindrada :cool: ) motores Abarth!

Abraços
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Concordo plenamente com a questão dos pneus... hoje em dia há muita tendência para o exagero.

O meu 124 Spider "calça" a medida de origem (165 SR 13), e o comportamento e aderência são soberbos... eu diria mesmo que até tem demasiada aderência, dado que parado a direcção é bastante pesadota de manobrar... mas antigamente os pneus tinham muito menos aderência.

Lembro-me que há uns anos, curioso por saber como seriam os pneus de origem, andei a fazer uma ronda pelas sucatas a ver de 127's para arranjar um conjunto completo de rodas sobressalentes originais com os Mabor Street-Jet 135 SR 13 que vinham de fábrica nos 127 montados em Vendas Novas. Como o meu 127 foi comprado novo com jantes especiais, nunca tinha rodado com a medida de origem.

Os resultados foram... hilariantes. Foi a primeira vez que conduzi um carro em que é possível provocar uma situação de slide das 4 rodas a pouco mais de 40 km/h. O estilo de condução tinha de ser completamente diferente. Os limites de aderência eram muito baixos mesmo, mas felizmente a perda de aderência era bastante progressiva, parecia patinagem artística. Os pneus modernos têm limites elevadíssimos, mas quando soltam é de repente.

O stress em que é colocada a suspensão com esta aderência é muito maior, e isso nota-se. Os 124 ressentem-se bastante em termos de rótulas e casquilhos dos triângulos dianteiros, por exemplo.

Na minha opinião, mesmo num clássico preparado para competição, é totalmente desnecessário o uso de pneus sobredimensionados como vemos na maioria dos casos. Só o uso de pneus modernos na mesma medida já constitui um upgrade muito significativo em termos de desempenho, e não compromete demasiado o funcionamento correcto da suspensão. Só em casos de categorias mais extremas ou preparações mais elevadas é que poderá haver algum ganho significativo em aumentar o tamanho do "calçado".

Um abraço!
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Caro Eduardo

Temos de formar um clube :) e distribuir juízo por esta gente toda!

E quem não gosta daqueles Abarth 1000 SP e dos 1300 OT!!!

Abraços

Eu cá, de entre os milhentos produtos do Carlo, tenho um fascínio desmesurado pelo Coupé OT 2000... :D Adorava fazer uma réplica daquilo! Ter um bichano com o quádruplo da potência original, num carrito daquele tamanho, deve ser uma sensação única! E o visual é de doidos, a condizer com o resto... :lol:

Mas sim, gosto imenso dos Abarth na generalidade, é impossível não gostar tendo sido "educado" com os Fiat desta era. Lembro com muita saudade os 600 que artilhei nos meus anos de faculdade, um dos quais (para um amigo sem restrições de budget...) uma réplica (quase) perfeita do 1000 OTR... foi a primeira e única vez que dei mais de 200 km/h num carro daquele tamanho! E embora fosse perfeitamente estável, o prospecto de estar em algo tão pequenino e vulnerável àquela velocidade era aterrador!

Um abraço!
 
OP
OP
Fernando Baptista

Fernando Baptista

Clássico
Vivam

Uma vez que estávamos a falar de pneus, a minha consideração para o meu Lotus Elan vai para os Falken SN-535.

Têm um aspecto retro e muito boa qualidade.

Abraços
 
Topo