Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Motorclássico-Revision by Ray Charles

Tópico em 'Imprensa e Publicações' iniciado por Ricardo Teixeira, 14 Jun 2010.

Tópico em 'Imprensa e Publicações' iniciado por Ricardo Teixeira, 14 Jun 2010.

  1. Sim, realmente parece que a revista Motorclássico anda a ser revisionada por um invisual.

    Alerto para o facto de a sua concorrente nem sequer merecer uma crítica neste post, de tão baixa qualidade que apresenta.

    Voltando então à Motorclássico, e aos seus inúmeros e variados erros de conteúdo, que começa a demonstrar uma falta de brio profissional, de conhecimentos técnicos, de capacidade de autocrítica e de exactidão que fica preocupante.

    Parte desta minha preocupação confesso que é da minha maneira de ser, da minha experiência profissional, dos quase 30 anos de restauro de viaturas e da formação académica.

    Outra parte deste meu mau-estar deve-se a uma alergia (minha pessoal) que sempre tive em relação a revistas escritas por "jornaleiros", com experiência nula sobre questões práticas, conhecimentos nulos sobre temas técnicos e quase sempre possuindo apenas pontos de vista do utilizador e nunca do preparador, reparador, piloto, etc etc.....

    Mas o mais grave começa a ser uma displicência atroz que lança para as páginas da revista, matéria de tão baixa exactidão técnica que começa a ser preocupante.

    Todos nós sabemos que estas revistas, por serem únicas no país sobre o tema, são utilizadas como referência por muitos. O que frequentemente lá vem escrito é lançado para o tema de conversa muitas e muitas vezes como sendo verdades absolutas....

    Concordo que os erros são humanos, e que em equipas pequenas como a da redacção da Motorclássico esses erros se multipliquem.... mas...... onde está a humildade ou vontade de assumir esses erros e repôr a verdade?

    Até as mais prestigiadas revistas Inglesas reservam todos os números umas linhas para efectuar correcções sobre temas de numeros anteriores.

    A exactidão é uma virtude.... Por isso quem faz a revisão a um número antes da sua publicação tem muita responsabilidade e terá que ter muitos conhecimentos técnicos (além de saber e poder ler daí o Ray Charles). Aliás, o público leitor PAGA para usufruir desses conhecimentos.

    Sim, prefiro pensar que é por simples ignorância que estes erros começam a ser frequentes e populares nas páginas da Motorclássico. O outro quadro possível é mesmo a incúria:

    "- Mete aí um fardo de palha para encher as página!
    - Mas a palha tem umas pedritas...
    - Não faz mal, eles comem tudo...."

    E não é que os leitores comem mesmo e não reclamam?

    ......
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página