Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

MotorClássico Nº6 - Agosto/2007

Tópico em 'Imprensa e Publicações' iniciado por Jorge Faustino, 7 Ago 2007.

Tópico em 'Imprensa e Publicações' iniciado por Jorge Faustino, 7 Ago 2007.

  1. [​IMG]Já quase todos devem ter reparado que esta revista já saiu.

    Nada de novo a revista continua com artigos interessantes mas também com gralhas e afirmações descuidadas e falsas. Ou seja, tudo na mesma e o que podia ser uma revista referencia caba, para mim, por ser um pau de dois bicos pois continua a desinformar descaradamente
    Para muitos que como eu, que gostam de clássicos, uma leitura deste tipo é fundamental, o pior é que não percebendo muito deste tipo de cultura automobilística estou sempre com medo de absorver informação completamente falsa o que não é nada bom.
    Por exemplo este mês a motor clássico resolveu mostrar aos entusiastas que existem automóveis interessantes vindos do Japão, o que é verdade mas bolas dizer que um Honda 600 tem o motor e a tracção atarás é que já é mau e grave.
    A esta hora muitos julgam que aquilo é tipo Fiat 600:rolleyes
    Descuido chato mas menos grave é a Caixa dedicada ao ultimo passeio do BACP que tem precisamente o texto da caixa ao lado e diz respeito ao Clube Capri...o_O
    Estas duas facilmente as apanhei, a duvida é : não haverá outra situação qualquer em temas onde sou menos informado não dando por elas?

    Para já não faço tensões de comprar os próximos números...
     
  2. Re: Motor Classico-Agosto

    E eu que tive a revista na mão para comprar agora penso duas vezes... Não tenho muitos conhecimentos de carros. Sei o básico e sei apreciar a beleza de um clássico. Qualquer informação errada tomo-a como verdade... É tramado...

    Obrigado pela dica! o_O
     
  3. Re: Motor Classico-Agosto

    ja leu a revista senhor vitor dinis? nos dois e mais alguns membros do forum la aparecemos com frases que escrevemos aqui no forum sobre a capa da revista de julho
     
  4. Re: Motor Classico-Agosto

    Não tenho por hábito entrar nos tópicos sobre a "Motor Clássico", ficando sempre satisfeito por poder apreciar as opiniões (positivas e negativas) dos utilizadores sobre o nosso trabalho. Todavia, neste caso, em que é posta em causa a credibilidade da revista, gostava apenas de clarificar que só está isento de erros quem nada faz. A "Motor Clássico" é feita por apenas dois jornalistas e alguns (poucos) colaboradores, responsáveis pelo extenso conteúdo de investigação publicado mensalmente. É muito fácil, no meio de tanta informação, "falhar" uma ou outra palavra ou frase. E ninguém fica mais "doente" com essa falha do que o profissional que a cometeu. Felizmente, existe sempre a possibilidade, no número seguinte, de admitir o erro e o corrigir, como já temos feito, sempre que se justifica.
    Nesta edição para além da referência errada do Honda N600, existe outra no artigo do Ferrari GTO, quando é dito que os intercooler arrefecem os gases de escape, já que arrefecem sim o ar antes de entrar na admissão.
    A troca da notícia é um erro de outra natureza, igualmente aborrecido.
    A alternativa seria reduzir o conteúdo de investigação e de criatividade da revista, o que, para nós, não é opção. A forma quase obsessiva como os nossos leitores analisam a revista da primeira à última página acaba por nos ajudar a detectar as pequenas lacunas a tempo de rectificação na próxima edição.
     
  5. De facto e grave para quem pensa que esta a ganhar conhecimento....
     

  6. Caro Jorge;

    Está correcto o que dizes. Em relação ao Honda.

    Em relação ao texto sobre o evento do BACP ( BMW Auto-Clube Portugal , o nosso clube BMW Nacional, além do BMW Club Madeira, únicos clubes OFICIAIS nacionais, realmente ligados à BMW Ag., por intermédio do BMW Club Europa e.V. ) não acho assim tão grave, pois mesmo "ao lado" podemos verificar a "verdadeira" notícia dos FORD Capri...

    Errar é Humano! Não sejamos também fundamentalistas!

    Ainda ontem numa estação de serviço, li numa outra revista especialista em automóveis ( não clássicos ) que traz um teste ao novo BMW M3, e que na retrospectiva histórica desde o primeiro BMW E30 M3, diz simplesmente a "enormidade" que usava CARBURADOR no seu motor S14!!!!![​IMG][​IMG][​IMG]:gear_gri n:

    Mas acontece aos melhores!

    Em relação à "Motor Clássico" continuarei assinante! E no geral têm boa qualidade! Gralhas até no "The Times" ou no "Le figaro" ocorrem...

    Penso que a tua " agonia", amigo Jorge vem desde o artigo sobre os "nossos" queridos BMW´s 02![​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

    AH! E esquecia-me da reportagem excelente sobre a " Volta à Ilha da Madeira - Classic Rally ", que está óptima! Só faltando mais fotos! Que nunca são demais!

    Abraço
     
  7. Apenas 2 jornalistas??? :oo :oo É daquelas coisas que ninguém imagina. É por isso que não me canso de mês após mês, apelar à compra das "nossas" revistas. Com meios tão limitados não é difícil imaginar as dificuldades dos editores por cada numero que nos chega às mãos.

    Confesso que não li o numero do mês de Julho... comprei-a e ficou no carro à espera de tempo. Ainda a comecei a folhear mas por lá tem andado.

    Este mês foi o oposto: aqueles dois vermelhinhos na capa... uuuiiii... irresistíveis!
    Devorei os artigos ainda na estação de serviço de Aljustrel imediatamente após a pagar e voltei a ler com mais calma nessa noite. Gostei especialmente do Dossier Lancia, excelente! O artigo com o 288 é muito curtinho, mas sabe sempre bem ler artigos sobre a Ferrari em Português. A gralha com o intercooler na legenda da foto nota-se mas no corpo do artigo está correcto.


    Do que li destaco ainda a reportagem do "Flying Legends". Marquei na agenda de Julho/2008: tentar rumar a Duxford!
    Que saudades de privar com um 12 cilindros em estrela...
    [ame="http://br.youtube.com/watch?v=jxk6_-QvWmQ"]YouTube - B-17 at duxford 07[/ame]


    PS: junto-me ao pedido do "pedinchão :D É que por aqui também mora um 75 turbo ... :huh:
     
  8. Bem sei, como me podia esquecer? Aliás, ainda tenho o manual desse motor!
    Também me lembro de cada um dos parafusos do Pratt & Whitney R-1830-92 Twin Wasp de 14 cilindros dupla estrela que estava na OTA e do qual também mantenho um manual. Lembra-se? E o erro foi esse: pensei que a Fortaleza Voadora tinha um Pratt&Whitney... por sorte os manuais estão aqui à mão e já deu para tirar as dúvidas.

    Amanhã vou a Loulé e levo-lhe um exemplar da revista ;)
     
  9. De facto a revista deste mês parece mais uma vez ser bastante interessante. Ainda não a li ( recebi a Classic and Sports Cars ao mesmo tempo :feliz:).

    De facto, e com apenas 2 jornalistas, é facil cometer alguns erros, que pela sua natureza não serão de certo propositados. A isto junta-se o facto de os ditos jornalistas não serem, provavelmente, contemporâneos com a maioria dos carros sobre os quais escrevem, como também se nota com a pioneira Classic Cars onde a juventude da redacção já começa a desiludir. ( a "The Automobile" é um bom exemplo do contrário, onde a veterania dos colaboradores proporciona bons momentos de leitura;)).
    Enfim, nada que um pequeno investimento numa boa biblioteca não resolva!

    Fora estes pequenos detalhes as revista tem pernas para andar e mal espero por começar a lê-la.
     
  10. Marco, nota que eu escrevi: "Descuido chato mas menos grave é a Caixa dedicada ao ultimo passeio do BACP que tem precisamente o texto da caixa ao lado e diz respeito ao Clube Capri...

    Ou seja estamos de acordo :huh: excepto numa coisa, aquilo a que tu chamas de "tua agonia". :D

    O meu feitio impede-me, mesmo no dia a dia, a guardar qualquer tipo de rancores em relação às contrariedades com que me defronto. Posso ficar muita chateado ou sentido com alguma situação, mas rapidamente passa para o esquecimento. Sou mais do tipo... explode e minutos depois já nem me lembro disso.

    Neste caso concreto da Revista Motor classico até me dou ao trabalho de "dar nas orelhas" apenas porque acho um bom projecto e tenho pena da frequência com que este tipo de coisas acontece. Se os leitores não protestarem de certeza que não há um esforço acrescido por parte de quem a edita no sentido de resolver a situação e eu acho que o revista merece.
    Conheço leitores assíduos de dois tipos de revistas, as de clássicos e as de motos e os deste ultimo tipo têm deixado cair algumas não comprando. É frequente ouvir coisas do género "Ah esses...:D... esses não acertam uma...:D... são erros atrás de erros, e nem vale a pena lembrarmo-nos que existem..."

    Para falar verdade não gostava de ver acontecer isto com mais uma revista que aborda um tema que eu gosto.

    Errar é humano, é um facto, mas esse é um problema com que todos os editores se debatem seja qual for o tema que abordam. Por isso, desenvolvem mecanismos para que tal não aconteça e na maioria funciona, porque será que isto falha tanto na MotorClassico? Não me cabe a mim saber nem opinar sobro o problema, o que é certo é que como leitor não gosto.
    Acho sim que é tempo de fazer alguma coisa, ainda estão a tempo.
    Podem não achar mas torço pela Motor Classico.

    Uma braço a todos em especial ao Adelino Dinis
     
  11. Esta revista e fantastica, eu tenho todos os numeros e vou continuar a comprar os proximos. gosto especialmente dos dossiers que fazem sobre os carros e q quantidade de informaçao q contem. quanto ao resto, estejamos atentos, vamos denunciando as gralhas que nao sao tao graves como isso, e com o tempo e experiencia a revista vai melhorar ainda mais. Sejamos tolerantes pois qualquer 1 de nos pode errar...
     
  12. eu tambem quero dar os parabens ao Adelino Dinis pelo trabalho com a revista. tenho todos os numeros e cada vez acho que esta melhor. em todas elas so nao gostei de uma coisa, da capa da ediçao de julho, de resto acho que esta tudo perfeito e quanto a esses erros e a coisa mais normal de acontecer
     
  13. A minha opinião sobre a revista mantem-se, é um projecto com pernas para andar, como foi dito, "errar é Humano" , mas admitir o erro é divino, os meus parabens a todos os colaboradores da Motor Clássico , e o que o Jorge disse sobre algumas revistas de motas é verdade, já perdi o gosto de gastar dinheiro nalgumas, e tal como o Jorge o gosto por esta disciplina que são os clássicos, faz-nos querer mais informação e quanto mais e correcta melhor.
     
  14. Só tive conhecimento da Revista "Motor Clássico" no passado mes, mas achei-a com um conteudo bastante interessante. No que se refere aos apenas 2 Jornalistas, isso não é condição, pois se forem bons ( o que de facto é verdade, pois sou um leitor assiduo das revistas que por cá se fazem da especialidade) valem bem por um batalhão deles.

    O Adelino Dinis, das publicações por onde já passou, deixou uma legião de leitores assiduos, tendo dado provas co seu grande amor por tudo o que deviva dos clássicos e o seu conhecimento profundo sobre o tema.

    Um abraço para ele e votos sinceros de sucesso para o projecto!

    Pedro Aquino
     
  15. Pois... quando se fala em em apenas dois jornalistas não se pense que esses fazem tudo e que os outros, os colaboradores, só lhes vão fazer uns recados.
    Pelo que conheço os colaboradores fazem "o trabalho" com a elaboração completa do artigo.
     
  16. Re: Motor Classico-Agosto

    Já tive oportunidade de o fazer pessoalmente aquando do Motorclassico na FIL, mas torno a dar-lhe os parabéns e agradecer por todo o seu trabalho em prol dos clássicos, não só na motorclassico mas tb no jornal dos classicos que tanto gozo me dava mas que por razões que lhe são alheias se perdeu, não esquecendo ainda a participaçao na topos & classicos com a rubrica ADN, e isto são só os trabalhos que me chegavam à "mão" estou certo de que muitos outros existam

    Continuação de bom trabalho que a dividir por dois é muito

    Ah!! E errar é humano, ou será que nunca ninguém errou!?!?
     
  17. Grave e preocupante seria se, após o lapso, não se reconhecesse o erro...

    Como a Motorclassico reconhece (e repara-o na edição seguinte), julgo nao haver nada a assinalar.

    Se vamos deixar de comprar uma revista devido a alguns erros pontuais...ai entao ninguem compraria nenhuma pois os erros acontecem em todo o lado.

    Ah e claro: "érrar, è umano!"

    B)
     
  18. Caro Jorge Faustino, errar é humano e penso não haver dúvidas em relação a esse ponto e como disse muito bem, cabe aos editores desenvolverem mecanismos para que tal não aconteça.
    Porém eu acho que criticar de uma forma negativa não leva a lado nenhum, caso contrário eu poderia cair na tentação de fazer o mesmo em relação à ortografia e construção frásica dos seus comentários, visto que lá também se encontram várias "gralhas".
    Pode não achar, mas eu torço pelos seus comentários.
    Perdoe a ironia
     
  19. Re: Motor Classico-Agosto

    É natural Adelino que o nível de exigência dos leitores como amantes de clássicos venha a aumentar de número para número. Lógicamente que errar é humano e que eu saiba voçês também o são, mas há erros inadmíssiveis que voçês também o reconhecem (A do Honda 600 é incompreensível, até os putos sabem que tem motor à frente, em qualquer empresa de ponta um erro análogo desse calibre daria lugar à porta da Rua). Acresce que a leitura ávida da Motor clássico como a Topos é resultado da paixão inerente. Também releva o facto que os amantes normalmente especializam-se em determinado modelo e "sabem tudo" sobre o mesmo daí que qualquer erro resulte numa indignação que muitas vezes roça o fanatismo mas fundamentado. A pressão faz parte de qualquer profissão e os jornalistas sabem bem o que isso é. Recordo-me de excelentes artigos na motor que me ensinaram bastante mas algumas vezes também me induziram em erro. É normal e acho que têm evoluído de forma positiva de número para número e espero que assim continuem. No Entanto a "Revisão" Editorial deverá ser cada vez mais criteriosa e deverão deitar mão aos melhores especialistas de cada modelo abordado. Este não é um comentário negativo nem positivo, é apenas construtivo.

    Um Abraço B)

    Francisco
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página