Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Motor SSS - Veio de Excentricos quebrado

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Gustavo Lucena, 13 Jun 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Gustavo Lucena, 13 Jun 2009.

  1. Boa tarde a todos!

    Apesar de já ter colocado no tópico do restauro do meu SSS, achei por bem colocar aqui na zona dos especialistas na mecânica, pois estou mesmo a precisar de uma orientação importante.

    Bom, fui informado pelo meu amigo mecânico que está a reparar o motor do meu SSS que o veio de excentricos está estalado. Dá para acreditar????

    Bom, andei a procurar aqui nos livros que tenho em casa sobre os 510 e na parte da reparação do motor faz menção em jeito de "muito importante" que nunca se deverão desapertar (retirar da cabeça) os apoios do veio de excêntricos, sob pena de nunca mais os conseguir alinhar convenientemente e que será mesmo melhor colocar uma cabeça nova.... Poderá ter isto resultado na quebra do próprio veio excentricos? Relembro que abri o motor há pouco tempo, tendo só reparado a cabeça e já nessa altura estes tais apoios foram removidos... Andei cerca de 2000 km até o abrir novamente.

    Por favor falem os entendidos, pois agora estou naquele dilema de "só" comprar o veio de excentricos ou meter mesmo uma cabeça nova "usada", da qual não tivessem retirado os tais apoios...

    Enfim já deu para ficar com as mini férias estragadas...

    Obrigado desde já a todos.
     
  2. Gustavo, é um bocado estranho um veio de excentricos partido, mas não é impossivel, se o fabricante menciona é que deve de ser mesmo importante, agora que está mal, está mesmo, quando o mecânico desarma, desarma tudo e não está a pensar se aquilo fica , ou não, por isso penso que a culpa não terá sido dele , poderia estar já fendida e agora quebrou, no entanto pra tirar e pôr aquilo tem uma ordem de desaperto e aperto, tem de ser desapertado suavemente e em cruz e não pode ser tudo tirado á 1ª, o material tem de ter tempo de "descanso", ao meter é exactamente igual, porque poderá enpenar ou até mesmo partir, neste caso o teu:(-podes comprar outra cabeça armada , mas como poderás saber se a mesma já teria sido desarmado ou não, é sempre dificil e é um acerto, quanto ás mini-férias estragadas , sei bem o que queres dizer :(-já passei por isso em situações anteriores:(
     
  3. Penso que seja possivel trocar só o veio, terá que haver um processo de se montar alinhado sem consequências posteriore, tenta falar com um mecânico da Datsm para ver o que ele te diz.
    Um abraço.
     
  4. Pessoal, antes de mais obrigado pelas vossas mensagens e apoio, mas após uma semana de meditação, decidi comprar o cames nova, original. Agora tenho 30 dias de espera pela frente!

    Abraço a todos e mais uma vez obrigado pelas dicas!
     
  5. BOAS
    eu estou tambem a reconstruir um sss e abri o motor todo...
    isso que te disseram nao é verdade.tens de tirar a arvore de camese as pontes para mandar rectificar a cabeça (por exemplo) entao como fazias?! para a montares poes a cames nos respectivos apoios (pela ordem de desmontagem ,nao lhe troques a posiçao) e abicas os parafusos, reparas que os apoios nao tem folga entre a cames e eles o que te garante que ficaram na posiçao certa. sem pores os martelos rodas a cames e nao pdes notar nenhuma prisao . no fim é só apertares os apoios e ta feito....
    alguma coisa...
    abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página