Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Motor Mini A Aquecer

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Helder Manuel Oliveira, 30 Out 2012.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Helder Manuel Oliveira, 30 Out 2012.

  1. [background=rgb(252, 252, 252)]Estou a preparar o meu motor 1275 e já coloquei um radiador de 2 core novo (alta capacidade) [/background]
    [background=rgb(252, 252, 252)]e parado começa a ferver ao fim de 10 minutos.[/background]
    [background=rgb(252, 252, 252)]A ventoinha está bem montada (puxa o ar para fora).[/background]
    [background=rgb(252, 252, 252)]A bomba de água também é nova.[/background]

    [background=rgb(252, 252, 252)]Já experimentei retirar o termostato mas aquece na mesma. Voltei a montar porque acho que a função do termostato também é a de reter um pouco a água no bloco e arrefecer mais a água no radiador.[/background]
    [background=rgb(252, 252, 252)]O motor foi todo limpo por dentro, portanto não tem ferrugem nenhuma.[/background]

    [background=rgb(252, 252, 252)]Não sei se os motores dos minis aquecem assim tanto, mas instalei o radiador com tudo incluindo a borracha para vedar entre o radiador e aquela chapa quadrada junto ao guarda lamas e vedei tudo com silicone, mas acho que aquece demasiado.[/background]

    [background=rgb(252, 252, 252)]Claro que colocando a tampa do radiador ele aguenta-se mais, mas eu tenho medo de queimar a junta com a pressão que faz.[/background]
    [background=rgb(252, 252, 252)]De qualquer forma as tampas dos radiadores têm uma mola que controla a pressão e que abre para sair pelo tubo ladrão quando está demasiado quente e quando páro o motor com a tampa fechada nota-se pressão nos tubos de borracha. Se abro a tampa parece uma panela de pressão...[/background]

    [background=rgb(252, 252, 252)]Já li algures que pode ser o avanço do distribuidor, ou mistura muito rica.[/background]

    [background=rgb(252, 252, 252)]Outra coisa que me esqueci de dizer, é que o escape está livre a sair do colector, portanto também há aí uma fonte de calor extra. Mas o local onde ponho o motor a trabalhar é bem arejado.[/background]


    [background=rgb(252, 252, 252)]Não sei se isto é normal nos minis.[/background]
    [background=rgb(252, 252, 252)]Agradeço contribuições do pessoal que conhece bem estes motores. [/background]
     
  2. Se começa a ferver deve ter a junta queimada quase de certeza, ou a cabeça rachada...
     
  3. Rafael, a cabeça foi bem limpa e lixada, junta nova, descarbonizado, válvulas rodadas e depois só trabalhou quatro vezes.
     
  4. Não começa logo a ferver, só passados cerca de 10 minutos e não borbulha, quero dizer que depois começa a fazer aquele fuminho branco. Mas não se aguenta o dedo dentro do líquido do radiador, portanto poderá ir a mais de 100 graus.
    De qualquer forma vou tentar ligar o manómetro de temperatura mesmo de forma improvisada para ver o que marca.
    O oleo mantém-se bom e até não aquece muito e sem sinais de água.
     
  5. Helder, o facto de a cabeça ser bem limpa e lixada, junta nova, descarbonizada e válvulas rodadas não quer dizer que não tenha apanhado um esquentamento no passado e não esteja rachada, ela foi testada?

    Mas olha uma coisa, vês a água a ferver ou notas que está muito quente? É que se ferver podes ter a certeza de que está algo mal, agora se está muito quente a música é outra, é normal que na temperatura normal de funcionamento não se consiga aguentar se lá meteres um dedo, é assim em todos e esse não é diferente, mas também não se pode, ou não convém, ter a tampa aberta quando está quente.

    Monta-lhe um manometro de temperatura para teres a certeza da temperatura que atinge e com a tampa do radiador metida certefica-te de que não deita a água toda fora (pode deitar um pouco, é normal, para isso também serve a tampa).

    Abraço.
     
  6. Pois, posso estar preocupado com uma coisa que pode ser normal. Espero que sim.
    De qualquer forma vou montar o escape e o manómetro de temperatura e vou continuar a acompanhar a situação.
    Thanks Rafa!
     
  7. Também pode ser isso.
    Abraço.
     
  8. Caro amigo,

    A água ferver com o circuito aberto é algo totalmente normal, não existindo restrições volúmicas a água segue o seu comportamento usual. O sistema só pode ser diagnosticado se estiver fechado, porque a pressão é algo necessário para que o sistema funcione correctamente, ou não fossem estes sistemas chamados de pressurizados. A função da tampa do radiador é exactamente regular a pressão correcta no sistema, retirando o excesso e compensado as faltas em caso de baixa indo buscar água ao vaso de expansão.

    Se a tampa apresenta alguma dúvida (idade avançada, mau estado, incertezas de qualquer espécie), troque-a por uma correcta (assegure-se que sabem o que lhe estão a vender, nem todas as casas sabem a calibração correcta do que vendem), e volte a testar o circuito.

    Não há que ter receios de ter pressão nos tubos, é perfeitamente normal, e as tampas são calibradas para isso, vem gravado na tampa a pressão normal de funcionamento. No caso dos Fiats, geralmente anda à volta das 15 psi.

    Um abraço!
     
    Rodrigues Jorge gostou disto.
  9. Tudo correcto, como eu pensava.
    Eduardo, como este é o primeiro contacto que tenho com um motor mini, tenho algumas dúvidas.
    De qualquer forma obrigado pela explicação. Assim já estou mais descansado.
    Até vou encomendar uma tampa nova para o radiador, para ter a certeza que fica a 100%, não vá a mola desta velha já estar fatigada. É que os radiadores novos não trazem tampa. :(
    Abraço.
     
  10. Concordo com o Eduardo Relvas, no caso dos Minis a pressão será de 13PSI. Outra coisa que me apercebi pelas descrições que fizeste, é que todas as experiencias foram feitas com o Mini parado e provavelmente dentro de uma garagem ou espaço fechado.
    Muito complicado !! Num motor pequeno (small bore - 850, 1000 ou 1100) essas experiencias em recintos fechados já serão perigosas, com um 1275cc, desculpa que te diga mas é pedir sarilhos...
    Num Mini com motor 1275cc e com o sistema de refrigeração original sem ventoinha eléctrica auxiliar, só com a ventoinha mecanica, o carro parado não tem vento fresco a entrar, o ar apenas é renovado pela ventoinha mecanica, e esta não de todo suficiente. Compra uma tampa de radiador nova, mas acima de tudo, um teste para ser conclusivo tem de ser feito em estrada aberta, mesmo em arranca e pára pode ser complicado.
    Não percebi que parte do sistema de escape ainda não está montada, isso também pode influenciar e de que maneira!
     
  11. Meu caro:

    Ja tive um MINI, e é bom que saiba algumas coisas.

    1ª A temperatura normal de funcionamento de um motor ronda os 80 a 90 graus centigrados, por isso, nao convem por lá o dedo porque queima, mesmo.
    2º Ter escape aberto (livre) pode dar uma sensaçao de racing, mas pode ter a certeza que a potencia do carro diminui um pouco e na IPO o carro chumba.
    3ª Todos temos que ter a noçao que quando um motor é construido, todas as coisas foram pensadas bem como tolerancias. Se o motor foi recondicionado como deve ser (tudo o que engloba o motor e perifericos radiador etc) o motor vai trabalhar bem e nao deve ter receios. O facto de ter uma ventoinha mecanica é assim que deve funcionar, ate porque os MINIS, (alguns modelos ja trazem de fabrica manometro de temperatura) ja por causa disso, mas garanto-lhe que, se o radiador tiver sido limpo e varejado, termoestato proprio para o carro, sistema bem purgado, (atenção ao radiador da chofagem bem como a torneira respectiva), pode ter a certeza que o carro aquece o que deve aquecer e mais nada.
    Os MINIS, foram carros que durante muitas decadas, movimentaram milhares de pessoas, sao motores mt resistentes.
    Ande com o carro com cuidado apos essa reparação, para fazer a rodagem e vai ver que nada de mal acontece.
    RESSALVO AQUI O SEGUINTE: A reparação ao motor tem que ser feita como manda a marca e nao como alguns querem ok?

    Abraço e muitos kms de prazer

    Claudio
     
  12. Obrigado a todos pelas explicações.
    Claudio, quando digo escape livre e porque o carro ainda não tem o escape ligado.
    Estou a fazer testes sem o tubo e a panela. ;)
    Ontem já trabalhou 15 minutos sem problemas. Mas vou arranjar um termómetro fiável para tirar todas as dúvidas.
    A.Barbosa, o carro está no exterior debaixo de telha, não numa garagem e é um local bem arejado. ;)
    Abraço.
     
  13. Meu caro:

    Fazer testes, sem estar tudo ligado, nao é boa opçao. Com o motor a trabalhar, o ar quente expelido pela colaça aquece e de que maneira o campartimento do motor.
     
  14. Certo Cláudio, também levo esse facto em consideração, como já tinha referido.
    Mas como os "aérios" não abundam, só para a semana é que vou colocar o tubo e a panela RC 40 novos.
    Abraço.
     
  15. Pois, os euros mandam muito.

    A fazer as coisas, faça-as bem feitas, vai ver que valeu a pena o esforço.

    Tudo de bom

    Claudio
     
    Helder Manuel Oliveira gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página