Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Motor Fiat 132AC4.000 - como agulha num palheiro...

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Antonio F Carvalho, 8 Set 2015.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Antonio F Carvalho, 8 Set 2015.

  1. Com o objectivo de devolver um 124 Sport Rally(designação no livrete) à configuração original, procuro um motor tipo 132AC4.000

    Visto que esta tarefa se adivinha para lá de difícil, todas as ajudas e notícias serão bem-vindas.
     
    #1 Antonio F Carvalho, 8 Set 2015
    Última edição: 10 Set 2015
    nuno granja e João P Silva gostaram disto.
  2. António, as agulhas nos palheiros encontram-se com um íman...
    Mas esse motor é bem difícil de encontrar! Vou andar atento...
     
    Antonio F Carvalho gostou disto.
  3. Eu não diria difícil mas sim impossível... motores de CSA não aparecem assim.

    Mas dito isto, porque não simplesmente usar um bloco 132.AC1.000 dos 124 Sport CS1/CC1? Também não são fáceis de apanhar, mas é o mesmo motor... a única diferença na especificação de base é que tinha o distribuidor na came de escape e o tampão no bloco onde costumava estar o outro, mais o colector e os dois IDF 44.

    Já li vários livros sobre estes modelos e todos referem que a única diferença eram estes detalhes e o cuidado com que o motor era montado, pois todos os componentes eram seleccionados e equilibrados com especial atenção. De resto, era um motor de 124 normalíssimo.
     
    Antonio F Carvalho gostou disto.
  4. Eduardo, impossível podes crer que não é...

    Quanto à tua sugestão, o carro neste momento está a andar com um bloco desses e com os IDF montados. Mas, como dizia o outro, não é a mesma coisa...

    Pelo carro que é, vale o sacrifício da espera...e da despesa!
     
  5. Claro que sim, mas anda todo o mundo e o cão sempre atrás de tudo o que seja vagamente associado ao nome Abarth, e este é um daqueles casos em que literalmente só estás a pagar a referência, porque o bloco é idêntico, e não vão notar diferença se for troca directa só do bloco um pelo outro.

    Eu entendo que haja a questão da valorização tendo o motor correcto, mas... é o mesmo.

    Vou falar com alguns contactos, a ver o que se arranja.
     
  6. Não é o mesmo! :)

    Eu tentava procura na feira de Padova, Ebay e nos grupos do modelo que há no Facebook. :)
     
  7. Não sendo um entendido na marca, mas tendo uma curiosidade nata para o assunto, estamos a falar de um motor Twin Cam de 16 válvulas?
     
  8. Não, as cabeças 16v só apareceram nas versões cliente do 131. O 124 ainda tinha de série o motor normal que equipava os 124 Sport, mas com dois carburadores duplos Weber 44 IDF em vez do duplo sequencial que equipava os modelos "normais". No entanto, qualquer cliente podia levar o seu carro à Abarth e subir a especificação do mesmo, sendo apenas questão de se abrir os cordões à bolsa.

    Se isso chegaria a uma cabeça de 16v como havia nos Gr.4 (só a partir de 74, salvo erro), isso já não sei... dependeria talvez da capacidade de persuasão de cada um.

    Eu falava apenas da sensação e desempenho... obviamente para quem valoriza muito esses detalhes, fará toda a diferença, mas é apenas a questão de um número estampado no bloco. Em termos práticos, agarrando num 132.AC.1000, pondo as cames com distribuidor, o colector e os 44 IDF, tens o mesmo motor, tal e qual.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página