Moto "encharca"/"afoga" apenas quando está quente.

Boas a todos, bem é o seguinte pessoal, ja tenho a minha moto á quase um mês e tenho reparado que a moto só encharca depois de andar um bocado com ela, ou seja, só encharca quando o motor está quente, vou a andar normalmente e de repente o motor desliga-se assim do nada e só trocando de vela é que volta a pegar, não sei o que possa ser, será que alguem entendido nisto me pode ajudar?, este problema pode vir em principio de 5 sitios sendo eles escape entupido, vela não adequada para o motor em questão, boia do carburador colada, agulha do carburador muito alta, segmentos, que acham?

Ontem fui dar uma volta com uns amigos e a moto encharcou 3 vezes e eu sem preceber porquê...ha lembrei-me agora de uma coisa ontem antes de sair de casa ao abrir a torneira começou a sair gasolina por aquele buraco do carburador penso que seja o buraco de respiro ao algo do genero mas deixei estar ao relantim um bocado com a torneira fechada e parou depois quando ja estava a andar á um bocado a moto desligou-se (encharcada claro) e reparei que estava outra vez a sair gasolina pelo tal buraco, depois nas outras duas vezes que encharcou não saiu nada pelo buraco, o que poderá ser?

A moto em questão: Casal Super Boss (4 velocidades)
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Em tempos tive uma boss 2 com o mesmo problema. Mas já foi em 93 ou 94, não me recordo da solução para os engasgos a quente mas seria algo relacionado com a mistura de combustível.
Vamos esperar pela opinião dos especialistas.
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Rui, faz aqui a tua apresentação sff.

Quanto ao problema tive duas motas com esse problema, uma era o escape entupido, abafava e deixava de andar a outra entrava gasolina a mais.
Boa sorte.
 
OP
OP
Rui Pedro Teixeira

Rui Pedro Teixeira

YoungTimer
Obrigado pessoal pelas dicas, pois realmente tinha-me esquecido de apresentar mas ja está :D, ora voltando ao assunto começo a ficar, ora bem, digamos, farto daquela oficina/mecânicos é que sempre que trago a moto continua com o mesmo problema, ja levei la a moto cerca de 3/4 vezes e continua com o problema do "encharcanço", ja comentei realmente com o mecânico que o problema poderia ser do escape entupido mas disse "Ai, não pode ser, ao barulho que faz não pode estar entupido", hoje levei la a moto e disse-lhe que o problema podia ser devido á agulha do carburador estar muito alta, disse ainda que poderia ser a boia do carburador colada, disse também que poderia ser da vela não ser a adequada uma vez que existem velas "frias" e velas "quentes", e ele la encolheu os ombros (quero dizer com isto que não disse nada, ficou a ouvir) e eu a pensar "sera que ele percebeu ou eu é que não percebo nada e ele não entendeu? :p", mas tambem pode ser do parafuso que controla a entrada de ar no carburador se calhar esta a entrar muita gasolina e pouco ar, não sei, ou talvez por o escape estar entupido os gases não conseguem sair bem e depois gera-se uma maior compressão o que faz com que encharque mas não faço a minima ideia do que possa ser, eu teoria em mecânica pouco sei logo se vê pelo meu vocabulario a explicar e então prática muito menos, senão ja me tinha aventurado ca em casa a a Casal :D, mas vou aguardar por mais respostas.

Peço desculpa pelo "testamento".
 
OP
OP
Rui Pedro Teixeira

Rui Pedro Teixeira

YoungTimer
Rafael S Marques disse:
Rui, faz aqui a tua apresentação sff.

Quanto ao problema tive duas motas com esse problema, uma era o escape entupido, abafava e deixava de andar a outra entrava gasolina a mais.
Boa sorte.

Vou colocar uma questão, senão for muito incomodo, como é que posso saber que o escape possa estar entupido? Eu ja perguntei ao mecânico se me podia ver o escape mas ele disse "Com o ronco que faz não me parece que esteja entupido" mas havera alguma maneira de se saber ou não?, e o que fizeste ao escape para desentupir?

Na outra moto estava a entrar muito gasolina, então a solução foi afinar o carburador?

Mais um detalhe a moto que comprei ja estava parada á 2 anos, sera que isso fez com que o escape ficasse entupido?
 
Boa tarde, tenho uma florett e acontece exatamente as mesmas coisas... o carburador verte por um buraquinho.. eu manualmente forcei a boia a tocar no perno que deixa entrar gasolina e agora a boia qd sobe veda mesmo a gasolina no ponto mais alto. Mesmo assim só tenho mota para 300 metros.. pega muito bem a frio, depois só de empurrão. Pensei também que poderia ser escape ENTUPIDO e então introoduzi uma mangueira com ele fora e jorrei agua para dentro, mas saia bem do outro lado.. o certo é que qd montei consegui andar nela até me fartar. No dia seguinte já voltou a ir abaixo depois de 300 metros.. e até hoje só ando 300metros.. :) À 1 ano que é isto.. 300 metros..
 

JoaoFonseca

Pre-War
A meu ver o carburador esta a deixar entrar muita gasolina,e pouco ar, limpa o carburador bem, a faisca da vela não ser constante e não queimar a gasolina era o meu caso, bobine fraca, ate que queimou por completo.
 
Última edição:
Se sai gasolina pelo respiro da cuba do carburador, o problema pode estar na boia. Desmonta o carburador, limpa a cuba tirando todos os resíduos que por lá devem estar colados. Tira a boia do veio, limpa tudo muito bem e vê se a patilha que é accionada por influência da boia está em bom estado/boa posição, de modo que impeça a entrada de mais gasolina na cuba quando esta está cheia.

Verifica se tens a vela correcta para esse motor.

Verifica os platinados.

Verifica se a mistura está na % correcta.

Quanto ao escape, nos bons velhos tempos a malta das 2 tempos usava 2 métodos artesanais para a limpeza.
Um método era aquecer bem o escape e depois dar-lhe umas boas marretadas com um pedaço de madeira. E lá se iam libertando umas crostas de carvão...
Outro processo era, igualmente com o escape fora, prender as 2 pontas de uma bicha de conta kms/conta rpms num berbequim, enfiar a bicha dentro do escape e força no berbequim...
 

Filipe Spa

YoungTimer
boa noite Rui, pelo que descreve o problema pode ter origem na carburação/parte electrica como já foi dito
- no escape tenho as minhas dúvidas!!! mas pode fazer a expriência tente desencaixar e andar sem ele até ela aquecer para ter a certeza de que não será do escape
- a Casal tem um pisão de 40mm se ainda não foi encamisado com dois seguementos se a mota pega bem a frio supostamente deve ter boa compressão se responde bem em acelaração pode por de parte a situação da Celindro/Pistão
- qual o carburador que tem? a admissão é feita ao carter ?
- não precisa de um mecânico para verificar/arranjar o carburador, basta o retirar da falange e desmontar com cuidado limpar /soprar e acertar a entrada de ar/gasolina com a afinação da agulha isso é muito simples de fazer, verifique a boia /cuba/agulha, se estes componentes se encontrarem sem indicios de desgaste o carburador afina-se sem problemas e a mota não encharca
-a parte electrica deve ser de 6V presumo eu e com platinado, tambem não tem que saber!!! isso tem um avanço ajustável pode tentar rodar e ensaiar após
- tira a folga ao platinado se não tiver o (apalpa-folgas) usa uma folha de serra que tem +/- a medida correcta e confirma se a corrente que vai á vela é sufeciente, tirando a vela da colaça encostando assim o polo ao motor para ele fazer massa
- se for 12v melhor !!! verifique então a bobine depois de quente se ela falhar é um indicio de que a bobine está fanada.
espero ter ajudado, se tiver alguma dúvida disponha
Cump
 

Carlos Vaz

Pre-War
O António Carvalho disse tudo!

Acrescentaria apenas a substituíção do condensador por precaução! Mas parece-me que o problema deverá estar ao nivel da boia do carburador.
 
Topo