Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Morreu Ferdinand Porsche

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Vitor Dinis Reis, 6 Abr 2012.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Vitor Dinis Reis, 6 Abr 2012.

  1. Ferdinand Porsche morreu hoje, 5 de Abril de 2012, aos 72 anos em Salzburg com 76 anos.

    A notícia foi dada pela Porsche num comunicado de Matthias Müller, Presidente e Chief Executive Officer da Porsche AG:
    We mourn the death of our partner, Ferdinand Alexander Porsche. As the creator of the Porsche 911, he established a design culture in our company that has shaped our sports cars to this very day. His philosophy of good design is a legacy to us that we will honour for all time.

    138382-970x600-1.jpe

    Ferdinand Alexander Porsche nasceu em Stuttgart a 11 de dezembro de 1935, era o filho mais velho de Dorothea e Porsche Ferry. A sua infância foi moldada por carros pois passou muito de seu tempo nos escritórios de engenharia e oficinas de desenvolvimento do seu avô Ferdinand Porsche. Em 1943 a família acompanhada o movimento da empresa Porsche para a Áustria, onde frequentou a escola em Zell am See. Após regressar a Stuttgart em 1950, frequentou a escola privada Waldorf. Posteriormente matriculou-se na prestigiada "Ulm School of Design".

    Em 1958, FA Porsche, como era conhecido pelos seus colegas, juntou-se ao atelier de engenharia do que era nessa altura "Dr. Ing. hc F. Porsche KG". Provou imediatamente o seu grande talento para o desenho ao esculpir o primeiro modelo em plasticina para o sucessor do modelo 356. Em 1962, assumiu a chefia do estúdio de design Porsche, provocando furor em todo o mundo um ano depois com o Porsche 901 (ou 911). A sua forma e disposição sobrevive até hoje na sétima geração do 911.

    Além de carros de estrada, FA Porsche também se preocupou com a concepção de carros de competição, incluindo o "Type 804 Formula One" e os Porsche 904 Carrera GTS, hoje considerado um dos carros de competição mais bonitos de sempre.

    No decorrer da passagem da Porsche KG para sociedade anónima (em 1971/72), Ferdinand Alexander Porsche e os outros membros da família, deixam de estar na linha de frente do negócio. Em 1972 fundou o "Porsche Design Studio" em Stuttgart, transferindo a sede para Zell am See, na Áustria, em 1974. Nas décadas que se seguiram, projectou vários acessórios como relógios, óculos ou canetas que obtiveram o reconhecimento global no âmbito da marca "Porsche Design". Em paralelo, com sua equipa, projectou uma infinidade de produtos industriais, electrodomésticos e bens de consumo ​​para clientes de renome internacional sob a marca "Design by FA Porsche". O lema do seu design foi: “Design must be functional and functionality has to be translated visually into aesthetics, without gags that have to be explained first.” .

    A sua convicção era: "Good design should be honest".

    Ferdinand Alexander Porsche recebeu inúmeras homenagens e prémios, tanto pelo seu trabalho como designer, como por projectos individuais. Por exemplo, em 1968 o "Comité Internationale de Promotion et de Prestige" premiou a excelência em design estético do Porsche 911, enquanto o Industrial Forum Design Hannover (iF) o elegeram como “Prizewinner of the Year” em 1992. Em 1999, o Presidente da Áustria concedeu-lhe o título de Professor.

    Ferdinand Alexander Porsche manteve uma estreita associação com a Porsche AG ao longo da vida como parceiro e membro do Conselho Fiscal. Mesmo depois abandonar as funções de direcção, contribuiu para o design de carros desportivos durante muitas décadas e repetidamente orientou a empresa nos rumos a seguir como no difícil período que a Porsche experimentou no início da década de 1990. De 1990 a 1993, FA Porsche funcionou como Presidente do Conselho Fiscal da empresa, desempenhando assim um papel importante na reviravolta económica da Porsche AG. Em 2005, deixou o seu papel no conselho fiscal a favor do seu filho Oliver e assumiu o cargo de Presidente Honorário do Conselho Fiscal.

    Ferdinand Alexander Porsche será enterrado no túmulo da família em Zell am See, numa cerimonia que contará apenas com a presença da sua família. Um serviço fúnebre oficial será realizada em data posterior, na cidade de Stuttgart.

    138383-970x600-1.jpe

    138384-600x600-1.jpe

    ferdinand-alexander-porsche-6.jpg

    138385-970x600-1.jpe

    large_92615.jpg

    Clique aqui para ver a noticia completa
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Descansa em paz Butzi...

    22281508.FerdinandAlexanderPorscheButzi1935.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Um homem que vai ficar para sempre na historia sem duvida, descansa em paz.
     
  4. Devemos-lhe dois grandes desenhos (entre outros) , o 904 e o 911.

    RIP
     
  5. Obrigado Ferdinand

    RIP
     
  6. Descansa em paz, Ferdi.
    Ficam para sempre alguns dos automóveis desenhados pelo mestre da industria automóvel.
     
  7. Fica bastante mais pobre o mundo automóvel... Que descanse em paz.
     
  8. Mais uma figura mitica que nos deixa... :(

    Um muito obrigado pelas obras que nos deixou!!! ;)
     
  9. Deus o tenha em eterno descanço!
     
  10. Uma grande perda para o mundo automóvel :( ...
     
  11. Enquanto houver automóveis e pessoas que os desejem com paixão este homem e a sua obra serão recordados.

    Obrigado por teres dado forma ao sonho.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página