Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Mistério...bateria Descarrega De Um Dia Para O Outro Quase Todos Os Dias...

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Miguel L. Catarino, 18 Dez 2014.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Miguel L. Catarino, 18 Dez 2014.

  1. Boas noites,

    Alguns já me conhecem do Fiat 850 que possuo (que finalmente já anda como deve de ser) mas estou aqui para vos falar de um outro problema num "semi-clássico": um Mercedes w202 de 1993. Como o título indica, ele começou a descarregar a bateria sem motivo aparente.
    Este carro já nos está nas mãos desde que saiu de fábrica, tem uns valentes 317 mil km e posso dizer que nunca teve problemas que o levassem à oficina até de há uns tempos para cá: Um dia foi-se para dar à chave, não dava. Como a bateria tinha um ano, levou uma nova. Andou o dia todo sem problemas. No dia seguinte, voltou a fazer exatamente o mesmo. Estava na altura de o levar ao eletricista. Passou lá 3 dias. O eletricista não encontrou nada que estivesse a consumir. Se foi coincidencia ou não, conseguiu andar 3 semanas sem a descarregar, até hoje. Ontem estava bem, hoje estava "morto".

    Sabendo que a bateria é nova e o alternador (alternador+regulador) estão a funcionar (Não acende luz no quadrante) e fazendo o teste da lâmpada e não acende, que poderá ser?

    Esquecim-me de mencionar que o sistema eletrico foi mexido quando se comprou para adicionar um telefone e um carregador de CD's (marca HAITAI). O rádio também é o original e o sistema de alarme também.

    Por favor deem-me aqui uma ajuda!
     
  2. Estas avarias não me escapam! Começo por desligar a bateria no polo positivo, depois ligo um amperimetro entre o polo positivo da bateria (acabado de desligar) e o polo positivo da instalação (também acabado de desligar). Meço a corrente e vou ligando e desligando os vários elementos do circuito eléctrico. Se estiver tudo bem, começo a tirar fúsiveis até que o valor do amperimetro baixe até ao valor do relógio e do alarme, no máximo 0,25A.

    Alguma coisa tem de estar a descarregar a bateria.

    Eu acho que o sistema HAITAI será o responsável. Não estará sempre a descarregar mas com o trepidar da rua haverá um ou outro fio que possa tocar e descarregar a bateria.
     
    Miguel L. Catarino gostou disto.
  3. Este teste já foi feito durante a tarde. Estranhamente, não acusou nada...

    Caso for o sistema de CD + telefone é estranho como é que o problema só se revelou agora, pois está lá montado já há 21 anos e funciona todos os dias!
     
  4. Apesar de a luz estar a apagar no quadrante, pode existir algum problema no circuito. A luz comporta-se normalmente, ou seja, acende com a chave e apaga quando o motor pega, e mantém-se apagada?

    Já testaram a corrente aos bornes da bateria quando está o motor ligado para comprovar que está mesmo a receber carga?

    Também pode ser das baterias, embora duas seguidas seja obra... não tens outra com que experimentar?
     
  5. Eduardo, sim a luz desliga assim que o motor arranca e não acende mais. Para além disso, também o ligaram a máquina e não acusou nada, felizmente.

    Sim, foi a primeira coisa a fazer quando se pôs a trabalhar. Esta a receber +/- 14 V com o motor ao relenti. Portanto esta a ser carregada. Levou hoje outra, mas também não podia ser porque foi testada noutro carro e estava a funcionar bem.

    Mas eu desconfio que tenha a ver com o ponteiro da temperatura marado. De vez em quando lá sobe ele para os 120°C quando o motor está a 90°C, se tanto. Já nê apercebi que se der um toque no quadrante ele volta ao normal por isso problema mecânico não é... Achas que pode ser isto?
     
  6. Podes ter é um problema de excesso de carga. A subida do ponteiro excessiva pode indicar que o regulador não está a moderar a carga excessiva em alta rotação e estar literalmente a "fritar" a bateria. Mede a corrente com o motor acima das 3,000 rpm a ver o valor que marca, se for muito mais de 14,5 V pode estar aí o problema.
     
  7. Bem visto, dessa não sabia. Assim que puder vou ver isso...
    Mas acho que fritar não frita pois a que lá tinha foi posta noutro carro e até hoje nunca mais deu problemas e carrega como deve de ser. Mas és capaz de ter razão. O alternador nunca foi mexido e só começou a dar problemas quando veio de uma estadia de 15 dias em lisboa

    Um abraço!
     
  8. Problema resolvido! Afinal era apenas a bagageira desafinada!
    Cumps
     
  9. Ficava a luz acesa..?
     
  10. Isso não te sei dizer, mas a mala tinha tanta folga que possivelmente o interruptor não tinha sensibilidade suficiente para a desligar... Embora uma lâmpada descarregar uma bateria numa noite ser estranho. Fui eu até que reparei nisso pois até quando se premia o botao dava a sensação que estava aberta.

    Mas por precaução a lampada saiu fora. Logo se vê se volta a desacrregar...
     
  11. Dependendo da potência da lâmpada, pode perfeitamente consumir carga suficiente para deixar a bateria aflita para mover um motor de arranque ao fim de umas quantas horas.

    Esperemos que esteja resolvido, então.
     
    Miguel L. Catarino gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página