Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

mini 1100 (carburador/embraiagem)

Tópico em 'Mecânica' iniciado por DiogoLoureiro, 4 Jun 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por DiogoLoureiro, 4 Jun 2008.

  1. Boa tarde a todos.
    Antes de mais identifico me, tenho um mini clubman 1100 de 1975.
    Sou um grande curioso de mecanica e sempre mexi muito na area, nos tempos livres, desde o meu 1º carro. Tinha que o levar ao mecanico mudar o oleo e outros, e pagava um balurdio, e comecei a fazer eu proprio, já que era uma questão de logica e de mãos. O que mete electronica já nao mexo com tanta facilidade.

    Mas neste caso, explico a situação actual.
    Á dias limpei por completo o carburador e substitui-lhe as juntas.
    Quando fui a por o carro a trabalhar estava desafinado. Já andei a ler por aqui e por ali e testei a questão de haver fugas nas juntas (borrifando por exemplo wd40 na junta, se a rotação subir é porque tem fuga, porque este lubrificante é bastante inflamavel), e verifiquei que por aqui, tudo ok, sem fugas.

    Meti-me a afinar a porca que se localiza atras do carburador (porca 14 ou 15), para afinar a agulha que injecta a gasolina para o carburador. Depois disto, afinei o relantim no parafuso para esse efeito. O carro ao relantim ficou um maximo. Pega que é uma maravilha.
    Agora o problema é outro.... em andamento perdeu força, em subidas ás vezes quase que nem sobe, ou então sobe a paço de caracol. O que me disseram foi que tem se que afinar os platinados. Disseram me que se pega bem e não tem força em andamento é porque a explosão se está a dar depois do tempo devido.
    A minha duvida é no afinar os platinados. Li e segundo mecanicos de "cabelo branco" a medida que se poderá ter como referencia para desenrascar será uma fita de serra de ferro. Esta tem 5mm de espessura. Pois bem, o problema que me surge é... no centro do (nao sei o nome..do sitio onde se encontram os platinados) existe uma secção que gira, ate tem uma setinha a indicar o sentido, e esta peça é um genero de quadrado mas com os vertices curvos. E penso que seja ai, quando essa tal peça roda, que a faisca das velas é regulada. A questão é... onde se mede os tais 5mm ??? È quando os platinados estão abertos (os 2 polos que se tocam e afastam) ??? ou quando os platinados estão juntos ???

    A outra questão é a embraiagem....
    MEti uma bomba secundaria da embraiagem nova , e mudei os retentores internos da bomba principal da embraiagem. O que me acontece é, se uso muito a embraiagem ou mesmo depois de mudar de mudança noto que o pedal não fica no seu percurso total com pressão. Deve ser o piston de dentro da bomba principal que não volta á sua posição inicial assim que se larga o pedal. Isto será ainda ar no circuito?? ou será mesmo tirar fora e meter uma nova??

    Por enquanto, são estas duas questões.... se alguem me poder ajudar, agradecia.

    Peço desculpa pelo testamento, mas acho que assim dá bem para entender qual a minha duvida.

    Cumprimentos a todos, Diogo Loureiro
     
  2. Caro amigo,

    Isso também aconteceu comigo, mas eu tenho um mini1000 de 1973. A mecânica é semelhante (penso). Deves ter desafinado despropositadamente o carburador, que terá de ser afinado convenientemente. Com prática consegues fazer isso de ouvido se nao passa numa oficina qualquer que te fazem isso num minuto!

    Quanto ao distribuidor e aos platinados... O problema também pode ser daqui, mas visto que nao mexeste no ponto de ignição nao me cheira mas enfim...
    Sendo assim só te posso ensinar o que sei. portanto vou te dizer como fiz para afinar o ponto de ignição do meu mini. (Os expert dos mini virão concerteza para te explicar melhor, espero).
    Desmanchei a cabeça do motor, deixando os cilindros à vista. Um por um, certificando-me de que o cilindro que estou a afinar está no ponto de explosão, verifico se coincide com a abertura dos platinados (com a tal folga de que falavas). O disparo da vela deve dar-se ainda um pouquinho antes do ponto morto superior do motor (sei que parece estranho). Se vires que não está sincronizado desapertas o corpo do distribuidor e rodas pa esquerda e para a direita conforme o tempo esteja atrasado ou adientado.

    Espero ter ajudado
     
  3. Haa e toma atenção que a folga dos platinados não deve ser de 5mm (é muito!!) A folga deve ser para aí 1mm mas também nao tenho a certeza, posso confirmar e depois digo-te!
     
  4. Boas tardes mais uma vez.
    Então tenho que necessariamente abrir o motor?? :\

    Eu não percebo é se a distancia é medida entre os polos que se tocam e afastam(platinados??) ou se é medida entre uma peçinha vermelha que sobe e desce comforme roda a peça central que tem a tal setinha. Supostamente essa peça roda, toca na que digo que é vermelha, que por sua vez faz afastar os 2 polos de contacto.

    O motor antes de eu ter mexido no carburador quase que subia paredes.

    Cumprimentos
     
  5. Ok entao eu sinceramente acho que nao é do ponto da ignição mesmo assim! Se não mexeste em nada e ele estava assim tão bom é porque deve ser concerteza afinação do carburador. Porque não pedes a alguem que te afine isso?

    Quanto à tua duvida, a folga mede-se entra os contactos dos platinados (contactos) quando estao completamente abertos.

    Quanto a abrir o motor, não, não é necessário abrir o motor para afinar o ponto, há forma de o fazer através de uma pistola estroboscópica, mas, sinceramente, não sei como funciona. Penso que o que te ensinei seja o método mais simples e intuitivo tene é de ter cuidado a desmontar a cabeça. (junta nova, aperto correcto, ...)
     
  6. Obrigado pela ajuda. ;)
    Então se a afinação é dos platinados, eu estava a fazer mal..estava a medir quando os platinados estão fechados e a altura do que toca na peça central que roda

    __
    | |
    | __ |

    Vamos supor que este desenho é a peça que roda, dentro do distribuidor, num dado sentido, sentido este da seta que está la desenhado.
    Eu tenho que por a peça no ponto a abrir na totalidade os platinados, certo? e não com eles fechados. È assim que se mede, certo? E.... como é que eu consigo rodar com o motor parado essa peça central para poder abrir e fechar os platinados manualmente??
    Espero ter me feito entender.

    E quanto á embraiagem, não ha parecer?

    Cumprimentos, e desde já um obrigado.
     
  7. Tu nao tens de rodar essa peça (que se chama rotor) sozinha! Essa peça roda com o movimento do motor, de acordo com as rotaçoes dele! O que roda e acerta é tudo o resto em volta (o corpo do distribuidor). Tens de desapertar mesmo em baixo junto ao motor onde está fixo o distribuidor, afinar e voltar a fixar. Agora atencao, a afinacao do ponto é uma coisa e a afinaçao dos platinados é outra mas que está relacionada com o ponto de ignição. Afinas o ponto da ignição tal como eu te expliquei (ou de outra maneira..) e depois a folga dos platinados (através do parafuso de afinacao, que deve estar perto da peça vermelha de que falavas).

    Qualquer outra dúvidas dispôe,
     
  8. Eu possivelmente so preciso de afinar a folga dos platinados.
    Porque o ponto do motor deve estar bem. Se ele estava a trabalhar bem, logo o ponto mantem-se....penso eu.
    Eu acho que o problema foi eu ter tirado umas juntas velhas que tinham uma camadona de silicone brutal. Substitui-as por umas novas. E ai a distancia do carburador ao motor diminui uns milimetros. Ou entao as outras juntas tinham fugas. Penso que foi isso que afectou.

    Desde ja um grande obrigado.

    Cumprimentos
     
  9. De nada, disponha sempre que precisar. Do que souber vou ajudando!
     
  10. Só mais uma ajuda.
    Então eu para afinar os platinados tenho que desapertar de junto do motor o corpo do distribuidor, rodar para poder afinar a folga dos platinados. E em seguido voltar a por o corpo na posição inicial.
    Só assim é que dá para afinar a folga, correcto?

    Eu penso que quase decerteza é este o problema. Comecei por afinar a carburação e agora resta-me os platinados.

    Se entretanto alguem ler o topico e saiba qualquer coisa sobre o que me está acontecer com a embraiagem, que dê um feddback.

    Atenciosamente,
    Diogo Loureiro
     
  11. Quando colocou os vedantes no embolo da bomba de embraiagem ,colocou tambem a anilha no topo do embolo entre o vedante e o embolo?
    Colocou a mola entre a alavanca e a bomba auxiliar?
    Cumprimentos
     
  12. O sistema de embraiagem penso que fique resolvido hoje porque ja mandei vir uma bomba de embraiagem nova. Isto para não me andar a matar mais a cabeça a ver do que será e não será.
    A questão de ferrar o circuito será efectuada do seguinte modo, confirmem-me sff:
    Injectar injectar injectar , ate o braço que está ligado á caixa de velocidade deslocar-se para fora, depois, com o pedal no fundo abrir a porca para libertar o ar que esteja dentro da bomba secundaria. Seguidamente faz-se o mesmo, injectado varias vezes ate ter pressão, e tira-se novamente a pressão com o pedal no fundo. Ate o que sair seja so oleo. Certo? Estarei a proceder bem?

    Cumprimentos
     
  13. Mas respondendo á sua questão, so por questão das duvidas, eu inseri a mola, depois...no perno que se encontra dentro da bomba em cima levou uma anilha, depois o vedante, depois outra anilha mto fininha. Depois no fundo do perno levou outro vedante.
    Depois de tudo montado , levou da parte de fora uma carapuça.

    Supostamente está tudo bem montado, certo?


    O que pensoé que os vedantes sejam mais largos que o devido. Porque comprei o kit de reparação, e segundo ja soube ha duas medidas de 19mm e de 18mm. E o que me venderam foi de 19mm. Por isso nao pude usar o perno novo e a mola nova. Mas os vedantes (as borrachas) aproveitei-as. E secalhar têm um diametro de 19mm e faz com que prenda o perno em cima. Em vez de o permitir que desca automaticamente sempre que se deixa de usar o pedal. Será este o problema?

    Cumprimentos
     
  14. Se colocou o material conforme descreveu, esta bem. A maneira de sangrar o sistema de embraiagem esta certa.
    Cumprimentos
     
  15. Entao poderá mesmo ser problema da bomba principal.
    Dai hoje ter pedido uma numa casa de peças e decidir de uma vez por todas por o material todo novo que assim tem que funcionar bem decerteza.

    Quanto á força do motor em andamento, não me dá umas ideias de reparação?

    Cumprimentos,
    Diogo Loureiro
     
  16. Se tinha força antes de limpar o carburador e agora não tem é porque algo ficou mal montado. O enbolo do carburador tem que trabalhar leve sem prisões dentro da campanola. Na agulha, a face da parte cilindrica deve estar ao mesmo nivel do piston. Muito importante tambem é o nivel de gasolina na cuba. Quanto à mola do piston, não se pode esticar.
    Vou tentar colocar algumas imagens.
    Cumprimentos
     
  17. Muito boa tarde.
    O problema da embraiagem espero ja estar resolvido. Ja montei a nova bomba. So falta amanha ferrar o sistema. Logo, com bomba secundaria nova e bomba principal tambem nova, deve estar tudo ok.

    Quanto ao carro não ter força, acho que ja descobri qual o problema.
    O que fica dentro daquele cilindro que fica por cima do carburador a parte de dentro estava presa. Não subia. Eu experimentei carregar naquele pinozinho que se encontra delado do carburador e verifiquei que nada subia nem descia. Logo, tirei o cilindro e verifiquei que tinha ficado preso.
    Amanha vou montar tudo outra vez, e experimentar.
    E espero que esteja ja tudo ok. :D

    O pior é que ja andei a mexer no parafuso que afina os platinados. tenho que ver bem como afino os platinados.
    Para isso tenho que desapertar o corpo do distribuidor de junto do motor??

    Cumprimentos.
    Diogo Loureiro
     
  18. Nao! Para afinar 'só' a folga dos platinados nao precisa desapertar o corpo do distribuidor, bastando apenas rodar o parafuso (perdo da peça vermelha) para a esquerda e para a direita conforme seja para afastar ou aproximar os platinados.
     
  19. Amigo Miguel Sobreda, mas , a ver se me faço explicar, a peça do meio que roda conforme o motor não é redonda,é quadrada. Logo, quando está na fase de um vertice é quando os platinados se deixam de tocar. E é ai que se tem que medir a folga. Correcto?

    Logo, o problema penso que seja conseguir por o ponto dos platinados estarem abertos. Porque se a peça central estiver direita (isto é, c uma face plana a tocar na chapa que faz abrir e fechar os platinados) eles (platinados) possivelmente nesse momento estão a tocar um no outro.
    Correcto?

    Assim, tenho que afinar quando eles estão abertos, certo?

    Desde já obrigado pela ajuda prestada.
     
  20. Esta página do manual em inglês deve esclarecer tudo o que precisas saber.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página