Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Midget 1973

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Manuel Reis Jorge, 10 Dez 2012.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Manuel Reis Jorge, 10 Dez 2012.

  1. Boas,
    numa noite com alguns copos e frente ao ebay.uk, entrei no leilão de um midget vermelho de 1973...por 2900libra fiquei com ele.
    Está por cá, anda bem, e agora tenho de o legalizar...
     

    Ficheiros Anexados:

  2. ...e claro, tenho aquelas perguntas que já conhecem:
    -é um motor de 1275cc, quanto faz de co2?
    -Qual o orçamento para legalizar?
    -quem posso contactar para fazer os papeis?
    Já tem os farois trocados, quero manter a direcção a direita, estou inscrito no mgclube de Portugal
    Obrigado
     
  3. Bem-vindo ao Portal dos Clássicos!

    Por favor altera o teu nome porque aqui no Portal usamos os nossos nomes próprios e não nicks.
     
  4. Bem vindo ao Portal!
     
  5. Pelo que já li sobre o assunto, terás de ir à alfandega iniciar o processo de legalização, passar pelo CPAA para o certificar como veículo de interesse histórico com mais de 30 anos (ficas assim com isenção de IA e atribuem-te logo matriculas da época), e por fim, ir a um centro de inspecções fazer o teste da emissão de gases, o qual o documento resultante é necessário para a conclusão do processo, embora não tenhas de pagar o IA.
    Valores, não sei, nunca o fiz, mas volta e meia ando tentado, embora já tenha lido que o processo não é rápido.
     
  6. Parabens Manuel,

    Continua a partilhar (com fotos), aqui os viciados agradecem.


    e bons kms...


    nuno granja
     
  7. Infelizmente, isto já não é assim... quem me dera!

    Nope, o Sócrates mudou as regras do jogo, e agora é mais um roubo sem limites. Passo a explicar:
    • Deixou de haver isenção de ISV para clássicos, independentemente da idade;
    • Carros posteriores a 1970 são taxados tendo como base não apenas a cilindrada mas também as emissões;
    • Não ficam isentos de IUC, e pagam bastante bem, graças às emissões poluentes;
    • A matrícula de época julgo que tem de ser paga do bolso do comprador, e é re-datada com a data à qual foi atribuída ao veículo em causa, o que dita que, em termos de IUC, temos um carro novinho em folha, com umas emissões poluentes brutais, pelo que o valor do imposto é exorbitante.

    Lamento ser o arauto das más notícias, mas acabou de abrir uma lata de vermes daquelas bem grandes... bem-vindo a Portugal!

    Se tal como eu, acharem que isto é vergonhoso, comecem a fazer pressão para que mude... porque senão vamos andar a pagar imposto para circular com os nossos clássicos até morrermos, e se lá chegarmos com eles, chegamos na penúria.

    Eu estou a meio de uma luta exactamente com esta legislação, e estava a planear abrir um tópico aqui sobre isso mesmo... os nossos clubes não fazem nada, e lentamente estamos a ser sugados para a falência. Qual é a justiça de fazer um clássico pagar mais ainda que um carro novo?

    Um abraço a todos!
     
  8. Já somos 2 caro Eduardo. Aliás era sócio ( eu e o meu irmão) de um organismo que, supostamente, defendia os interesses de quem tem esta carolice. Para mim, o tratamento que esta legislação recebeu por parte dos mesmos, só veio provar a chamada "teoria da conspiração". Quando os interesses falam mais alto, os prejudicados são sempre os mesmos logo, não compensa fazer parte de algo que apenas serve para nos enviar o recibo no final do ano. Acho, cada vez mais, que temos de ser nós a fazer algo mas, muito sinceramente, não sei bem o que ...

    Quanto ao Midget, a avaliar pelo que vejo, parece-me ter sido bastante bem comprado, além de ser um clássico lindíssimo. Boa sorte na odisseia que vai enfrentar.

    Cumprimentos
     
  9. Relvas, podem contar comigo para a tal pressão necessaria.
     
  10. A mimi nem precisam de perguntar se apoio ou não

    Neste casso vejo poucas hipoteses (a não ser que me mostrem algo que não estou a ver) porque por um lado a lei não enferma de nenhuma ilegalidade por onde se lhe possa pegar e por isso só la vai com pressão e meia duzia de propriétários desenquadrados não fazem pressão suficiente e por outro o estado é um "Junkie" em fase terminal que para manter o vicio injecta na veias todos os impostos possiveis e imaginários e não me parece que venha a ceder nestas matérias.

    Outra do Socrates, os carros quando faziam 25 anos deixavam de pagar selo, depois passou para anteriores a 1981 mediante actualização anual de uma portaria que nunca mais foi actualizada.... o meu Scirocco azul é de 1981...


    Sobre união...

    Em consultas com o meu advogado sobre como "combater" a ZER ( a lei tem irregularidades a todos os niveis ), uma das soluções equacionadas seria uma queixa crime na Procuradoria, contra a CML por parte de uma associação ou clube. Claro que tendo em conta o panorama nacional esquecemos logo essa hipotese.

    Como conheço por dentro o funcionamento de um clube minimamente bem organizado, por um lado tambem compreendo que quem dá o litro na direccção já trabalha suficiente, sobrando pouca disponibilidade e por outro muitas vezes não há sensibilidade para questões de cidadania, e ai alinham pela média nacional.

    Por estas e por outras um dia este "hobby" será (como foi no incio...) só para quem tem muitas posses, e ai vai ser tarde.


    nuno granja
     
  11. Bem-vindo Manuel Reis Jorge e parabéns pelo Midget, também gostava de ter um.
    Quanto a legalizá-lo já percebi que vai ser difícil e demasiado caro, estamos no Portugal que temos vindo a construir.
     
  12. Pois, aí está o ponto onde isto vai ter de mudar! Vamos ter de começar a mexermo-nos para criar união entre todos. Vamos ter de pressionar o ACP (e o ACP Clássicos), o CPAA, e todos os Clubes que conhecemos. E todos os particulares também.

    Estão a castrar completamente os nossos carros, vamos ficar sentados a deixá-los fazer isso? Eu estou já a preparar-me para pressionar o ACP sobre este assunto, porque já percebi que não há escapatória, pelo menos nada óbvio.

    Quanto a ilegalidades, há um princípio básico que está a ser violado... existem directrizes a nível europeu que dizem que não se pode dar tratamento discriminatório a veículos que venham do interior da UE. Que se pode dizer então que é um carro clássico ser taxado como novo (com a agravante das emissões a aumentar ainda mais a taxa)? Com que direito é que se paga uma fortuna por uma matrícula de época, e essa mesma matrícula é re-datada ao ser atribuída ao carro, com o propósito único de sacar dinheiro ao dono?

    É o mesmo que a história da ZER... são roubos de direitos, de liberdades, e de dinheiro. E nós estamos sentadinhos a ver isto acontecer... não pode ser. Um dia destes arranjam-se ZER's por todas as cidades, e depois quero ver como é! Já não falando que daqui a uns anos estamos a mandar de volta todos os clássicos importados porque não conseguimos sustentá-los.

    Nós pagamos ao ACP, ao CPAA, e a todos os Clubes para nos representarem e defenderem os nossos direitos. É altura de fazer valer essa premissa a sério, porque estamos a ser discriminados.

    Um abraço!
     
  13. Comigo também podem, já estou por tudo. O que mais me custa é ver a hipocrisia que rodeia a questão. Já falei com tanta gente, relatei o meu caso e a resposta é sempre a mesma, "... vamos aguardar por desenvolvimentos.". Tenho um carro americano, restaurado, de 1978 parado na garagem. Tem 2.3 cm3 e 88 hp e a legalização fica-me em cerca de 15 mil €. Eu não peço que seja de borla, longe disso, peço que sejam racionais e se deixem de aristocratizações. Um Corvette, com mais de 4000 cm3, da mesma época, é legalizado em Espanha por 2 ou 3 mil euros. Não há justiça e o que importa é secar-nos os bolsos. Não podemos baixar os braços e esperar que alguém se lembre de alterar as coisas, quando isso acontecer já nós não temos dinheiro para comer.

    P.S Quanto á Instituição mãe da defesa dos condutores portugueses, só me ocorre uma coisa. O empreendorismo e a dinâmica do senhor que está á frente é igual á das cores do clube que defende (verde) ou seja, nula. Passeios para Porsche´s e Ferrari´s eu também sei organizar, assim como escolher hotéis.

    Cumprimentos meus senhores
     
  14. Pois talvez havendo muitos entusiastas, possamos começar por:
    1-um abaixo assinado a pedir alteração da lei, lembrando que no resto da Europa não é esta vergonha. Ponhamos a net a funcionar e recrutar todas as associações e clubes de clássicos portugueses e europeus. Falemos de interesse e património histórico.
    2- Ver se existe na lei um estatuto que permita pelo menos evitar o IUC abusivo. Vi algures uma hipótese com a história de carro pertencente a Museu..
    Certamente haverá quem saiba mais do que eu :D
     
  15. A chatice do estatuto de Peça de Museu Público é que, para começar, castra tudo, porque tem de ser declarada por uma entidade reconhecida, e renovada a prova anualmente junto das Finanças. Só pode circular ocasionalmente e fazer menos de 500 km ao ano.

    Ora porra... eu tenho semanas em que faço isso, quanto mais num ano... e tanto quanto me têm dado a entender, as repartições de Finanças não estão praí viradas, e estão a recusar muitos desses pedidos. Ou seja, tudo na mesma...

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página