Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Mercedes-Benz. W115 e W123. Aspectos a considerar.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Pedro M. Coelho, 27 Out 2009.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Pedro M. Coelho, 27 Out 2009.

  1. Caros amantes dos automóveis clássicos,

    Apesar do facto dos veículos clássicos me despertarem a atenção desde há muito tempo só recentemente, quando comecei a conduzir, é que o meu interesse se desenvolveu. Desde então, tenho procurado informar-me junto de alguns amigos entusiastas e através de fóruns e sites da internet.

    Estou a pensar adquirir o meu primeiro carro e, porque não aliar uma necessidade a uma nova velha paixão – o automóvel clássico?

    A escolha não se prende obviamente só com o factor estético e como tal, tive de restringir a procura a um modelo que, apesar de antigo, fosse fiável, resistente, relativamente fácil de conduzir e que apresentasse consumos aceitáveis.
    Depois de considerar alguns eventuais candidatos de duas ou três marcas diferentes, sobraram dois Mercedes-Benz, o w115 e o w123.

    Neste momento a preferência recai sobre o w123. No entanto, como sou novo nestas andanças e percebo pouco de automóveis e da sua história (e quase nada acerca da sua mecânica) resolvi dar início a este tópico.
    Aqui vão algumas das principais dúvidas que me surgiram: (Desculpem o formato tipo questionário)

    - Existem diferenças significativas entre o w115 e o w123 no que diz respeito ao seu “comportamento” na estrada?

    - Segundo o que li e o que me têm dito, o 220D é um carro muito lento. Apesar de não ser um adepto da velocidade, convinha-me ter um carro que me permitisse fazer uma viagem longa em condições e que não me limitasse muito a mobilidade. Quanto ao 300D, sei que “puxa” bem. E o 240D?

    - Tenho conhecimento de que existem pelo menos duas séries de cada modelo. Existe alguma diferença na carroçaria de uma série para a outra? E no que diz respeito aos interiores?

    - Como tenho alguma urgência em adquirir um carro e porque não sei nada sobre restauro de automóveis estou a pensar adquirir um Mercedes em bom estado. Quais são os aspectos principais a ter em conta quando examinamos um carro antigo? Sei que o estado da chapa é muito importante. Em que zonas devo procurar os famosos “podres” e como é que os identifico?

    - Apesar de não ter interesse em adquirir um carro para restauro completo, existem algumas características que eu faço questão que o meu carro tenha: que todo o material seja de origem e que esteja de acordo com a época em que o modelo foi lançado no mercado, que a cor exterior seja preta, os estofos em pele ou napa e os interiores claros (bege) ou pretos. Outros aspectos como as inserções de madeira e a ausência de tecto de abrir também são da minha preferência.
    Um modelo que cumpra todos estes requisitos será muito difícil (ou mesmo impossível) de encontrar e portanto, não descarto a hipótese de ter que sujeitar o automóvel que comprar a algumas intervenções.
    Sei que é relativamente fácil encontrar peças para estes modelos. E quanto a oficinas de restauro? Existem muitas (e boas) oficinas? A Mercedes-Benz efectua restauros?

    - E, finalmente, existe alguma publicação com informação detalhada sobre estes modelos?

    Desculpem o longo texto e as certamente características perguntas de “maçarico”.
    Muito obrigado e parabéns a todos os envolvidos neste magnífico website.

    Cumprimentos,
    Pedro Coelho

    P.S: É o meu primeiro post no Portal do Clássicos. Espero ter escolhido o fórum mais apropriado.
     
  2. Boas o melhor motor e mais bem calibrado é o 240 mas gasta mais de 2l de combustivel que o 220 se quizer gastar mais combustivél mas ter mais força opte por um 300 não pense em 200 é um pouco pachorento, em versão de carroçarias são diferentes mas o que toca a mecanicas são os dois iguais já agora não sabe quem quer comprar um W123/250 Limosine ex carro de embaixada creme mas versão a diesel já não tenho espaço e tempo para o seu restauro agradeço Paulo Talixa 962593250.
     
  3. Amigo Paulo,

    Obrigado pela sua resposta.

    Quanto às carroçarias, a minha pergunta era se havia alterações de uma série para outra dentro do mesmo modelo (w115 ou w123).

    Em relação ao carro que tem para venda, não conheço ninguém interessado mas vou passando a palavra. Pode ser que surjam potenciais compradores.

    Um Abraço,

    Pedro Coelho
     
  4. Obrigado amigo Pedro os carros no seu interior são totalmente diferentes ai está a diferença do BU/8 ou W115 e W123 são carroçarias totalmente diferentes por fora e por dentro mas a mecanica é que é igual obrigado abraços.
     
  5. Boas.

    Pessoalmente prefiro o W115! Porque será??? :huh:
     
  6. Tive uma carrinha 300 de 82 e ainda estou arrependido de a ter vendido.
    Existe um clube e um forum do w123 onde pode solicitar informação.
    "todos têm podres"! Normalmente visiveis no patim das portas e no tecto de abrir
    A difrença mais visivel da primeira para a segunda série são os faróis. Na 1º os faróis da frente são redondos, na 2ª são quadrados.
    O 240 é um 4 e o 300 é um 5 cilindros. 600cc por cilindro!
    No 300 tem caixa de 4 ou muito mais rara de 5 velocidades.
    O modelo que procura não é dificil de arranjar. Pode demorar mas vai encontrar.
    A suspensão da carrinha é hidraulica, chamam-lhe um tapete voador, muito confortável.
    Peças: Atenção que já começam a "falhar" mas veja no ebay!
    Nas oficinas de táxis tb encontra muita coisa. relativamente à oficina da Mercedes fui lá perguntar pelos raspadores dos vidros das janelas e acabei por comprar os quatro numa loja de táxis por menos do que pediam na Mercedes por um. Veja tb os anuncios aqui do portal.
    Felicidades
     
  7. o w123 é um bom carro eu tenho um desde que o carro era novo em folha e ainda esta novo alias parecia mal se nao tivese visto ser dono de uma empresa de restauro
     
  8. Amigo Alexandre,

    Muito obrigado pelas informações.
    Em relação ao fórum do w123, acabei mesmo agora de concluir o registo e vou iniciar um novo tópico para debater todas estas questões.

    Um abraço,

    Pedro Coelho
     
  9. Boas,

    Amigo compre um W123 que é o verdadeiro companheiro....
    Bom eu sou suspeito... lol força lá para o classico seja ele qual for...

    Abraço de amizade,
    Nuno Moreira
     
  10. Nenhuma

    O 220 é mais lente em acelração, mas faz 140 km/ a vontade, durante centenas de Km a fio.

    O 240 d é mais vivaz e por consequência consume mais. O motor de 3 Litros não tem tão boa reputação em termos de durabilidade como os outros.

    A única diferença de que me lembrou dentro dos 240 é o feitio dos farois. Pormenor irrelevante.

    .
    Nem pensa em confiar uma restauração a uma oficina; é trabalho de grande paciência e lá paga a hora....

    .
    Embora a idade de qualquer 123 lhe dá direito a ser antigo, houve demasiados deles para passar a clássico. O 115 é muito mais raro.

    RHS
     
  11. Tenho um 115 e adoro o carro mas se quer um carro para uma utilização normal e em simultâneo tenha o fascinio de um clássico, opte pelo 123.

    Alguma questão em particular sobre o 115 , disponha.
     
  12. Muito obrigado pelas palavras de incentivo e por todas as informações disponibilizadas.
    Infelizmente, não tenho tido muito tempo disponível mas espero, em breve, poder dedicar mais tempo à procura de mais informação sobre estes magníficos clássicos.

    Entretanto, também tenho que começar a ver e a experimentar alguns exemplares.

    Cumprimentos,

    Pedro Coelho
     
  13. Caro amigo,

    O 300 W123 (e penso que o 240D do W115 também) também saiu em AUTOMATIC e muitos destes com todos os extras, incluindo AC, interior em veludo, radio becker e mais extras. O meu avô teve um 300D Automatic e era o verdadeiro tanque de guerra. Foi pena despachá-lo na altura pois tinha um azul acinzentado lindíssimo, um dos mais bonitos e bem equipados que vo até hoje. Interior em azul escuro, poltronas com molas...um conforto...

    Das linhas prefiro o W115...aqueles cromados, os faróis, os manómetros, e o estilo do verdadeiro Mercedes que palmilhou tudo o que é estrada no Mundo. Um dos recordistas da fiabilidade no Mundo automóvel! Ainda hoje circulam milhares deles.

    Entre os dois tinha que averiguar o estado de cada um mas para o dia-a-dia talvez o W123 seja mais prático mas só compraria se fosse o 300D pois tem mais binário e potência e a fiabilidade pode não estar ao nivel dos 220D mas é concerteza muito superior a 80% dos carros no mundo. Não me preocupava com as peças. Facilmente arranja tudo. Há muitos mais clássicos complicados e veja que o pessoal arranja-se sempre! Basta vontade, estudo, contactos e "guito para fazer acontecer"...
     
  14. Boas,

    Amigo compre W123 e terá para sempre uma estrela na sua vida...

    Sou suspeito... e passe pelo W123portugal e faça amigos.

    Abraço de amizade,

    Nuno Moreira
     
  15. Boas,

    Aprecio muito os Mercedes W115, os W123 não tanto, e gostaria de adquirir um W115.

    Gostaria que alguém me dissesse qual o consumo médio de um 220D, se é agradável de conduzir e se, apesar de clássico, é um carro decente para utilização diária.

    Desde já obrigado.:feliz:
     
  16. Com qualquer estrela classico, é sempre um classico de peso.

    Para consiliar as duas coisas como diz no seu 1º post, o W123, na minha opinião é o mais perfeito, e para ser mais economico seria o 240.
    Isto é a minha opinião, Claro.
    Se precisar de mais alguma dica, pode consultar em: Clube dos Mercedistas - ndice

    Abraço
    Carlos Coelho.
     
  17. Tenho um 240 D 3.O (W115) e os consumos rondam os 10l/100Km.
     
  18. Boas...
    Conduzi durante algum tempo um 220D de 1976 e o que posso dizer é que o carro tinha um comportamento irrepreensivel, suportava quase tudo.
    No que toca a manutenção, a única coisa que precisava era de mudar o óleo. Na verdade não era muito rápido, mas também não se pode esperar que um carro a diesel daquela geração e com aquele peso fosse rápido. No entanto depois de embalado mantinha uma boa velocidade de cruzeiro.
    Quato a consumos, na mão do meu pai fazia 8,5/100km. Na minha mão não sei dizer porque eram utilizações ocasionais, mas era concerteza um pouco mais.
     
  19. Amigo Pedro Coelho, eu tenho um Mercedes W 123 para venda em excelente estado de conservação para um carro com 28 anos já feitos, tenho-o a 18 meses e gosto dele mas quero um coupê que é o meu favorito. O meu é um 200 E de ´82 e sou o seu 2º dono, se lhe interessar pode ver-lo em Transporte de Clássicos José Vieira e depois diga coisas, boa sorte com o Mercedes que lhe vier parar as mãos, não que precise, vai ser Mercedes e ´tá tudo dito, cumprimentos
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página