Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Mercedes 200D W124 1987

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Pedro Filipe Santos, 1 Out 2011.

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Pedro Filipe Santos, 1 Out 2011.

  1. Esta foi a minha ultima aquisição e será o meu clássico para dia-a-dia.

    É de Julho de 1987, tem 336m/km e rola muito bem para os anos que tem. Tem alguns problemazinhos que precisam ser resolvidos tais como as luzes interiores que não acendem ao abrir as portas, uma fuga de água que ainda não dei com ela, uma ligeira folga na direção que precisa ser corrigida e preciso de um botão para ligar as luzes que o meu está moído e anda á volta sem ligar nada.

    [​IMG]

    Aos poucos vou ver se o volto a sua velha glória mas entretanto o City tem prioridade, além disso não está nada mau. Está basicamente todo original quer exterior e interior.
     
  2. Muito bem, parabéns pela nova aquisição, boa escolha, um dos carros mais emblemáticos da grande marca Mercedes.
    Problemas mínimos.
    Abraço
     
    ricardo silva neves gostou disto.
  3. Parabéns pela máquina.
    Eu também tenho um W124, mas é um 250D Turbo de 1989.
     
  4. Parabéns,excelente máquina...também tenho o W124 200 TD com quase 400.000 km´s e é sempre a bombar...
     
  5. Bela aquisição tens coisas minimas mas tenho preferencia pelo 190.
    1º O CITY.
    abraço
     
  6. Obrigado pelos comentários. Eu tentei arranjar um 250D ou mesmo um TD mas em comparação a este estavam em muito pior estado ou então eram muito mais caros. Este apesar de estar a precisar de um banho a pintura não está má e os interiores estão muito porreiros só precisam mesmo de limpeza.

    Até á data não tenho nada que dizer do carro e tenho andado com ele todos os dias. É muito confortável, muito mais económico do que eu pensava e tem uma condução muito agradável. Pensei que pela potência que tem fosse um carro que obrigasse a trabalhar mais com a caixa mas nada disso... consegue-se andar a baixa velocidade em cidade (50/60 km/h) sem ser preciso estar sempre a reduzir.

    Para já assim no imediato vou só dar uma pintura aos párachoques que estão esmurrados nos cantos e espelhos para ficarem mesmo pretinhos. E dar uma polidela á máquina ao carro todo para ficar com melhor aspecto.
     
  7. Chaço... maluco...
    abraço
     
  8. Parabéns pela fantástica estrela que tens!!:huh:

    Tenho um mas é um 200D de 1989 que também ando a arranjar aos poucos;)

    Em relação ao botão das luzes, se estiveres a falar do botão de plástico que roda podes comprar na Mercedes por 1.5 ou 2€, pelo menos este era o preço dele às uns meses;)
    ji2o2b.jpg

    No que toca às luzes interiores pode bem ser de uns dos interruptores das portas ou então algum fusível. Elas acendem pelo plafonier do tecto?

    A folga na direcção se for minima, consegues afiná-la através de um parafuso que se encontra por cima da caixa de direcção com cabeça sextavada interior;)

    A fuga de água, verifica a bomba de água junto ao motor que pode ser a junta que tenha ido à vida ou então pode ser uma das relas do motor que se tenha furado ou apodrecido e deixe sair água por lá, é comum nestes carros essas relas se estragarem devido a usar-se água da torneira no circuito de refrigeração mas também não é caro pois cada uma custava 1€ lol:feliz:

    De resto é só verificar o habitual como óleos do motor, caixa/diferencial, direcção e travões, pastilhas, etc... e disfrutar do prazer de condução que estes carros transmitem:huh:
     

    Ficheiros Anexados:

  9. As luzes interiores não funcionam mesmo, nem as do tecto nem a do porta-luvas ou da mala... vou ter de ir uma a uma a testar a corrente a ver.
    Óleos e isso foi logo mal comecei a andar com ele porque é o mais fundamental e agora vou ver essas outras coisas. Thks!
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Como já tinha substituido os filtros e o óleo do motor e dando continuidade á parte da manutênção o Mercedes voltou á oficina.

    Desta vez substituiu-se:

    - Bomba de água (era por aí que perdia água)
    - Balança nova (o amortecedor não porque ainda está em condições)
    - Poli da correia (estava toda rompida e o rolamento estava gripado)
    - Correia ventoinha (não estava má mas levou uma nova "just in case")
    - Cabo de velocimetro (o velho partiu)
    - Reapertos nos apoios do motor e caixa
    - Valvulina nova na caixa (estava terrível, parecia que nunca tinha sido substituida)
    - Valvulina nova no diferencial
    - Reapertos em toda a linha de escape (tinha fuga nas falanges e tinha apoios soltos)
    - Tirou-se practicamente toda a folga da direção
    - Tubo de travão novo (estava a verter o óleo um bocadinho)

    Está MUITO melhor agora e no que toca ao motor está a coisa mais ou menos arrumada. Nas próximos episódios será jantes e pneus e depois suspensão.
     
  11. Bela máquina devoradora de quilómetros :D
     
  12. Vê se se tens algum fusível fundido no que toca às luzes

    De resto, após essas intervenções é desfrutar da estrela e claro tirar umas fotos frescas para mostrar ao pessoal:huh:
     
  13. Boas Pedro,
    Tens aí carro para muito tempo mesmo, eu tenho um 190d e nunca deu problemas e já tem uns aninhos na minha mão. Só tem um ligeira folga na direcção.
    Como fizes-te para tirar a folga de direcção do teu??
     
  14. A folga na direção, pelo pouco que o mecanico me explicou, é num pequeno cardan que tem no cofre do motor antes da caixa de direção. Com o uso aquilo fica com folga e é preciso dar um reaperto. Pá eu sei que não é grande ajuda mas ele só me explicou isto e não entrou em mais detalhes. Tenta reapertar toda a coluna de direção a ver se te resolve o problema.
     
  15. Esse cardan não tem aperto, o que se aperta ou desaperta mais correctamente é um parafuso que está em cima da caixa de direcção;)

    O cardan se tiver folga ou manda-se reparar se for barato ou então compra-se um novo;)

    O parafuso costuma ser o 62 e o cardan é o 131 da imagem
    6b6f53575a5b5d474a4fb5b5be8da396c4dcece2ede9b187958afbf2f2fcebd5ebdebcb3a4eda39e98af62757f7c1127.gif

    No entanto a folga na direcção pode ser originada por inumeras peças deixando para ultimo a caixa de direcção e respectivo cardan de ligação à coluna de direção

    Começar por dar uma vistoria nestes elementos todos (ponteiras de direcção, casquilho do pendural, barra de ligação dos pendurais, etc...) e as próprias rótulas dos triângulos também originam certas folgas e por aí adiante;)
    d4d8dcc0c5c1d23931383921221a2c217b6b6375727e3e706a7d74656d6b6462546933243b7a2ce9e7d8ede2e0eb9e90.gif
     
    ricardo silva neves gostou disto.
  16. Excelente ajuda Diogo.
    O meu w124 também tem essa folga na direcção.
    Na oficina onde costumo ir diziam-m que devia ser a caixa de direcção e como é cara eu nunca reparei. Sendo assim posso smpre esperar que seja o tal parafuso ou outra coisa que não a caixa da direcção.
     
  17. O preço depende da quantidade material que precisa de levar e principalmente da mão de obra que é o mais caro:(-
     
  18. Mais um problema resolvido no Mercedes.

    Depois de andar a testar quase todos os fios que ligam ás fichas das portas já tenho as luzes interiores a funcionar. Afinal foi um "génio" qualquer que tinha a mania que era electricista que tentou ligar um rádio no carro.... a julgar pela queimadura que tem dentro do interior da consola foi uma sorte não ter queimado o carro todo. O resultado foi que o tipo deixou fios de massa e de corrente desligados. Além dos fios tive que substituir o encaixe completo da luz da frente porque o que estava lá tinha a placa electronica queimada. Agora já tenho luz interior á frente e a trás, tablier e mala.
     
  19. Às vezes mais vale estar quieto do que fazer m****:wacko:

    Mas ainda bem que resolveste o problema;)

    Chegaste a ver a folga da direcção?
     
    ricardo silva neves gostou disto.
  20. Sim, já vi e está muito melhor agora, obrigado.
    Já voltou a ter fecho central a funcionar. A bomba de vácuo deu as ultimas e finalmente consegui arranjar uma "nova" que dava para o meu carro.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página