Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Melhor clássico para o dia a dia!!

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Ines Lopes, 28 Set 2010.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Ines Lopes, 28 Set 2010.

  1. Bom dia!

    Depois de dar uma vista de olhos por este portal... achei que por aqui me poderiam ajudar!
    Ando confusa....decidi comprar um carro clássico/antigo, mas como não entendo nada do assunto PRECISO DA VOSSA AJUDA de moda a minimizar o risco de cometer grandes erros!

    Gostava muito de ter um clássico para andar no dia a dia, tenho várias preferências...mas em todas se levantam contras.... e não sei assim por que carro me decidir.

    Gosto bastante do Mercedes 300d e do 240, acontece que o carro é muito grande, não é que isso me faça qq confusão em termos de condução, mas vivo no centro de Lisboa e já me estou a ver a deitar fumo quando não arranjar lugar para estacionar, ou ficar "entalada" numa rua estreita (com os fantásticos estacionamentos que por aqui se praticam)... É um carro grande demais para mim!!

    Gosto também bastante dos BMWs, mas pelo que reparei motores a diesel só a partir de 80 e tal e não estava muito inclinada p um carro a gasolina, sendo que é para o dia a dia... deve gastar imensooo!!!

    Depois existem os Datsun que acho o máximo.... mas tenho algum receio que a manutenção seja muito cara pelo facto de não existirem muitas peças! Poderá sair-me assim bem mais caro a longo prazo!

    O que pretendo é um carro barato, de baixo consumo… :)

    Aii!! Será que me podiam dar a vossa opinião... preciso de me decidir urgentemente!

    Inês
     
  2. Seja bem vinda ao Portal;)

    O carro mais indicado para si sem dúvida o Renault 4, 5, O mini 1000 ou até um Fiat 600, são pequenos, consomem muito pouco ou nada, o único senão é que baratos não à:huh::D Estas seriam a melhor escolha, o mercedes w123 não é assim tão grande:D visto por mim que meço quase 2metros:D
    Boa sorte na escolha;)
     
  3. Partilho da mesma opinião que o Duque relativamente as hipoteses.

    Contudo, um w123 para mim, é uma especie de casa com rodas! :D :D :D
     
  4. o senão, João, é que estás a indicar carros a gasolina e parece que a Ines queria a gasóleo...
     
  5. clássicos a diesel? boa sorte... eu ia indicar exactamente os mesmos que o João disse, talvez também um fiat 127 ;)
     
  6. pois... eu também estou de acordo com as sugestões do João.
    Para mim classicos a diesel, são carros grandes e muito fumarentos :D :D
     
  7. Um Mercedes 180D....190D ou um Golf, senão para os chamados Pré-clássicos.
     
  8. GOLF de 1ª geração parece-me perfeito
     
  9. Não sei se a manutenção de um Datsun é realmente muito cara, mas em contrapartida acredito que raramente te dê chatices.
    O pessoal dos Datsuns que se acuse...
     
  10. Inês, quanto a tamanhos acho que havendo um lugar de estacionamento tanto cabe um mini como um W123. A não ser que sejas mais uma adepta do estacionamento selvagem...

    O conselho que te dou é mesmo um MB W123 mas em versão carrinha... Estão a ficar muito na moda... E algumas já vêm com ar condicionado e tudo...

    [​IMG]
     
  11. Pois é! Eu tb gosto muito dos Minis do Fiat 127.... e desses assim mais pequenos, mas queria realmente um carro maior! Sim...sei que acho o Mercedes grande (confusa não??) :))))

    Eu até já me tinha decidido pelo Mercedes... mas depois de ter experimentado... hummm! Acho grande demais! :(

    Gosto tb muito do BMW 1502... alguém me sabe dizer quanto poderá gastar?

    Muito muito obrigada a todos pelos conselhos, têm sido muito úteis ;)

    Inês
     
  12. um renault 5 acho que era o carro ideal...gasta pouco e é pequeno...
    penso que o valor tambem nao é por ai alem, corrijam-me se estiver enganado

    cumps
     
  13. Inês,

    Antes de mais, bem-vinda ao Portal, e parabéns pela iniciativa de procurar um clássico para o uso frequente.

    Numa escolha destas, o que tens de ver acima de tudo são três factores:

    - Fiabilidade
    - Simplicidade de manutenção
    - Acessibilidade de peças

    Se a isto juntarmos o critério da economia e facilidade de manobra que referes, restam-te algumas opções interessantes. Em primeiro lugar, falando de carros que já são clássicos, eu apostaria em algo mais recente como o Fiat 127 ou 128, pois a mecânica é extremamente robusta e as peças ainda se encontram em practicamente todo o lado.

    Se preferires algo mais antigo, o 850 é um bom pequenito, mas já não é tão fácil encontrar certas peças. O 124 é um familiar espaçoso, fácil de manobrar e com excelente visibilidade, e o material não é muito complicado de arranjar. Eu sei, são só Fiats, mas são os que conheço melhor e sei como são as situações de peças, coisa pela qual não posso falar de outras marcas.

    Se estiveres mais inclinada para um "youngtimer" ou clássico moderno, uma boa aposta de dimensões ligeiramente mais compactas seria o BMW E30, não é tão grande como o W123, manobra-se muito bem, neste momento estão a começar a ser apreciados e há muito material para eles a preços extremamente acessíveis. Se optares por um 316 ou 318i, são económicos e muito fiáveis, embora a gasolina. Os 1502 gastam bastante mais, os motores a injecção são mais fiáveis e económicos.

    Clássicos a diesel, sinceramente nem sei o que te recomende... o diesel só recentemente entrou nos carros comuns, por isso não há muita coisa decente em clássicos que tenha motores desses, e os que os têm por esta altura já foram "arrastados" até às últimas como carros de trabalho.

    Lembro por exemplo que os Peugeot 205 XAD tinham uma mecânica extremamente fiável, ou os 305. Um Peugeot 404 também é "de guerra", mas achar um em condições pode ser caro e complicado.

    Outra coisa extremamente importante é que se queres um carro para usar frequentemente, lembra-te que deves comprar o melhor que puderes, pois vais exigir muito dele e não queres andar a toda a hora a fazer reparações disto e daquilo, mais vale começar com algo que está em condições. Por isso é preferível um 127 perfeitamente recuperado do que um 124 ou 600 duvidoso.

    Espero que isto ajude!
     
  14. Olá Ines:

    Bem-vinda ao Portal.
    Eu acho que um Datsun 1200 ou um Toyota 1200 são bons para o que pretendes.
    Fiáveis, giros, ainda há peças, têm um tamanho médio e pouca manutenção.

    Saudações clássicas.
     
  15. Olá ines.
    Acho que o Eduardo disse quase tudo :feliz:
    É dificil num classico encontrares um carro a disel, q seja realmente classico (c os 25 anos), barato e fiel.
    Tudo depende do uso a que vais dar ao carro, mas p conduzir no centro da cidade um carro de pequenas dimensoes é sempre melhor/mais pratico (isto se nao teveres preferencia, claro).

    Um Fiat 127 é uma boa opçao! No entanto eu apostaria no MINI 1000, digo o mini 1000 visto q ha muita mais opçao de escolha (entre 850, 1000,... 1275 ect..) o que perminte encontrares exemplares mais em conta;)
    Para além disso, o Mini é um carro q gasta pouco e apesar das suas dimensoes, dá perfeitamente para a maioria das necessidades :feliz:
    Agora a opiniao de alguem q gosta muito de minis: tens a vantagem de duma maneira geral toda a gente conhecer e gostar do carro :D
    A nivel de manutençao como classico deve ser das marcas onde mais encontras peças à venda, tanto em lojas nacionais (mesmo na net) como em lojas extrangeiras.
    Espero q ajude.

    P.s - Sempre tens a opçao de adaptar GPL um carro c 50 anos :D:D
     
  16. concordo com o Duque!! :p
     
  17. Bem-vinda ao Portal dos Clássicos!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página