Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Mecanica do 850 Special

Tópico em 'Mecânica' iniciado por M Bento Amaral, 19 Jul 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por M Bento Amaral, 19 Jul 2008.

  1. Mecanica do 850 Special - Update 27, julho

    Vivam, alguem me pode elucidar da seguinte situação:

    Ao travar um fiat 850 special, para imobilizar o veiculo, o rapaz acende as luzes do lado esquerdo do quadrante(nao sei o que sao porque nao tenho aqui manual), e vai a baixo, qual será o problema? Qual será a solução?

    Imaginemos que eu parto do Porto com a mesma viatura, e que ela se aguenta perfeitamente em toda a viagem, mas ao chegar perto de Santarem, o ponteiro da temperatura começa a subir e a descer rapidamente, e por momentos permanece como que desligado, será mau contacto?
     
  2. Afirmativo com toda a certeza , tens algum fio descarnado a fazer mau contacto ( procura junto dos terminais , junto de motor e luzes) eu andei muito tempo assim em que travava e dava os 6 piscas :D:D:Dconclusão: uma lâmpada mal encaixada :wacko:
     
  3. Amigo isso deve ser como disso o nosso amigo carlos lampada mal encaixada ou lampada incorrecta...

    se o carro faz no mesmo sitio stop e minimo ao fazer stop se a lampada n for correcta vai fazer retorno pelos minimos e fazer ligar o painel todo e etc

    :)

    Diz algo
     
  4. Mauro, descobiste a anomalia:huh::D
     
  5. sim ! mais ou menos, as luzes do lado esquerdo sao: falta de pressao de oleo no motor, e é a luz de baixa voltagem do dinamo para carregar a bateria, a luz do dinamo acende, porque o carro tem um relantim muito leve, daí acelarar pouco, o que acende ligeiramente a luz de falta de voltagem.
    o ponteiro da temperatura, ainda nao descobri, mas para a semana vou ver.

    Agora tenho é outro problema:
    Hoje quando ia p o trabalho, o gajo nao acelarava... parecia o pedal preso, entao carreguei mais um bocado, e o gajo acelarou, mas prendeu! logo nao soltava! la dei um jeito nao sei como e ele soltou.
    A tarde fez a mesma coisa, nao ligava porque tava preso, fui solta-lo la atraz, vim sempre muito devagar para casa.
    agora abri aquilo pra ver, nao vejo nenhuma mola partida, pelo menos nao dou por falta nenhuma, nao comprendo sequer, o que é que prende!
    Alguem tem uma dica?:oo
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Vi uma vez num carro dum amigo a trança da massa desligar-se entre o motor e a chapa, o motor de arranque como precisa de ampéres a sério, e não tinha massa, foi buscar a massa do cabo do acelarador (toca na chapa junto ao pedal e toca no motor junto ao carburador), o sintoma final não foi muito diferente, luzes malucas, ponteiros desvairados e cabo do acelarador com a bicha de plástico carbonizada e a prender.
     
  7. Mas eu aqui nem percebo o que faz trancar o acelarador!
    o carro quando tranca o acelarador, faz um pequeno "track"(isto desligado, comigo a ver o carburador) quando puxo para soltar, faz outro track!
     
  8. Não poderá ser um fio partido do cabo de aço no interior da bicha a prender e a "desprender".
     
  9. Oláááá! isto nao devia estar pendurado pois nao? :D
    alguem tem aí uma foto par aeu comparar?
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Tem todo o ar de ser o ponto de fixação da mola de retorno do cabo do acelarador.

    Verifica se nenhum dos furos que estão mais acima se são roscados?
     
  11. esta solto sim! ja vi de onde é, o parafuso ate estava na plataforma do carburador! o problema é que tenho uma mola larga pai de 1 cm, e nao sei d eonde é! =| se nao montava ja isto =S
     
  12. Começam as tuas dores de cabeça Mauro...cabelinhos brancos, enfim...mas vale a pena!;)
     
  13. Ja esta!:D
    A minha primeira zanga foi resolvida eficasmente!!!
    Muito engraçado! eu na tenda com o meu irmao a segurar-me no candeeiro, meio Kilograma de asneiras e palavroes, um livro tecnico de mecanica e ja esta! ehehhehehe
    La descobri de onde era a mola que estava solta, o curioso é que para a colocar no sitio correcto, tive de desapertar uma peça! ou seja :huh: a mola ja vinha solta?
    O lugar da mola é atraz da peça que mostro na foto!:)) Na foto a peça esta colocada correctamente e apertada!:))
    Bom... nao ha crise! agora vou tomar banho, atestar a bomba, e amanha vou pra cascais! =D heehhehe

    o encontro do portal é este domingo nao é? =D
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Ja agora, na pecinha que estava solta, e que eu apertei, o parafuso nao pode ser apertado ao maximo correcto? se nao a pecinha nao roda! ou estou errado?
     
  15. Amigo Mauro,

    Parece-me que já conseguiste localizar alguns dos problemas. Sim, o tirante não deve ficar preso, se bem conheço isso, deve ser o mecanismo que estrangula a admissão quando se fecha o ar (starter). Quanto à mola de retorno do carburador, o suporte dá ideia que deve ficar apertado debaixo da porca que segura a base do carburador mesmo por baixo de onde ela está pendurada, atenção à orientação da peça para que tudo se mexa livremente.

    Os 850 têm um cabo de acelerador extremamente longo, quando tiveres um bocadinho desliga-o do carburador e testa-o em vazio a ver se desliza bem, sem a mínima resistência. Se sentires alguma coisa, encomenda um novo e troca.

    Dos problemas eléctricos, acho que um dos responsáveis por algo deste estilo pode ser exactamente a questão da massa do bloco. Se o motor já foi mexido, é uma falha comum ao remontá-lo esquecer o tirante de massa, convém verificar. Deve existir um cabo ou faixa bem largo entre o conjunto motor/caixa e a carroçaria para fazer a passagem de corrente, senão fica tudo doido pois a corrente procura passar por todos os caminhos possíveis. Duas potenciais vítimas deste problema são o cabo de embraiagem e o cabo do acelerador.

    Se os instrumentos continuarem a dar sinais anormais, pode ser o próprio quadrante que tem uma massa fraca, basta procurares um terminal de massa na traseira dele e acrescentar um cabo daí para um ponto na chapa, e fica tudo curado.

    Se ainda não tens um manual, ou pelo menos o esquema eléctrico, procura-o. Dá sempre jeito ter essa informação.

    Quanto à questão da luz de carga, nos carros equipados com dínamo (que presumo o teu ainda tenha...?), é normal a luz ficar acesa ao ralenti, dado que o dínamo só começa a gerar carga útil a regimes um pouco mais acima. O meu Spider também o faz, é perfeitamente normal.

    Um abraço!
     
  16. Obrigado Eduardo, vou ter verificar algumas coisas no latas agora.

    Uma outra situaçao se passou ontem, fui sair a noite, e levava mais 4 pessoas no carro, e quando cheguei ao destino, reparei que o carro cheio de gente, o deixava muito em baixo, quase parecia um hot rod, e reaparei que quando sairam, o carro nao recuperou, mateve-se baixo! tive de o abanar para recuperar! E reparei que tenho o pneu do lado direito todo cortado do guarda lamas!
    Terei de lhe subsitituir os amortecedores? Quando o conduzo sinto todas as imperfeições da estrada, mas julguei que fosse normal! :))

    A medida dos pneus tambem nao deve ajudar! Ele de livrete traz 145-13, e eu tenho 165-55-13 no carro! Tambem implica que rossem =S
     
  17. Outra questão.
    Alguem me ensina a afinar o carburador? A ver se esta afinado? etc.
    O relantim esta muito fraco, ficou mais frac depois de eu o ter "concertado"..
    como é que o afino?
    Nao sei agora o modelo, mas é duplo, deve ser o de origem que vinha com o Special de fabrica.
     
  18. Se fosse um carburador SU dizia-te tudo o que quizesses, assim...
     
  19. Entao alguem me vai ensinar a afinar o carburador do laton?o_O
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página