Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Material De Aprendizagem - Restauro Automóvel

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Pedro Raposo, 3 Ago 2014.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Pedro Raposo, 3 Ago 2014.

  1. Estou prestes a iniciar o meu primeiro projecto de restauro automóvel e por isso nas ultimas semanas tenho andado a investigar material de aprendizagem.

    Infelizmente esta procura não se revelou tão fácil como esperava tanto pelo facto de se tratar de um tema muito vasto como pela falta de partilha de conhecimento nesta área (minha opinião).

    Por isso decidi criar este tópico para partilharmos todo o tipo de suporte (vídeos, livros, pdfs, artigos, canais youtube, etc..) de informação sobre restauro automóvel. Só para não haver confusão o objectivo não é a discussão dos vários sub-temas deste assunto mas sim a divulgação de plataformas de conhecimento.

    Como tal vou fazer a minha primeira partilha !

    [AVISO] Todo o material que vou partilhar está em Inglês.

    Auto Body Repair Technology 5th

    Link: http://thepiratebay.se/torrent/8769292/Auto_Body_Repair_Technology_5th.pdf

    Descrição: Manual designado à reparação de colisões automóveis. Apesar disso são cerca de mil páginas que explicam detalhadamente desde uma simples (ou não) reparação de um plástico do interior do carro, até aos processos mais complicados e desafiantes a nível do trabalho de chapa. Na minha opinião o manual mais completo que já vi disponível!

    Chilton's AUTO BODY REPAIR TIPS

    Link: http://toeksplace.com/jeep/chilton/AutoBodyRepairTips.pdf

    Descrição: Pequeno pdf com dicas úteis para a utilização de "body fillers" (pastas de preenchimento ?), reparação de pequenas mossas, de "podres" e técnicas de pintura.

    Collector Car Restoration Guide

    Link: http://www.slideshare.net/halffast/hmn-resto-guide

    Descrição: Pdf que fala por alto em todas as fases do processo do restauro automóvel, o que comprar, o que fazer, o que não fazer, etc.. Aborda bastantes assuntos e toca em questões fundamentais e que às vezes podem passar ao lado. Contudo não explica as coisas com muito detalhe e tem MUITA publicidade.

    Trade Of Vehicle Body Repair - MIG Welding Fabrication

    Link: http://www.ecollege.ie/site/liu/vbr_notes/m1u3.pdf

    Descrição: Guia excelente com tudo o que há para saber sobre soldagem MIG.

    Restore The Interior On Classic Mustang

    Link: http://www.mustangproject.com/links/mustanginterior.pdf

    Descrição: Manual de restauro do interior de um Mustang, no entanto penso que as técnicas usadas neste manual podem ser usadas em qualquer outro interior que não o de um Mustang. (Ainda não li, mas penso que seja bom)

    The Haynes Welding Manual

    Link: http://www.unge.gq/ftp/biblioteca%20digital/Mec%C3%A1nica%20automotriz/The%20Haynes%20Welding%20Manual%20(Haynes%20Automotive%20Repair%20Manual)%20%5BIsbn-1563921103%5D.pdf

    Descrição: Famoso manual de Haynes com os vários tipos de soldagem. Ainda não li mas penso que não seja muito detalhado.


    Em relação a vídeos, encontrei pouca coisa, penso que o melhor ainda será o youtube. E em relação ao youtube encontrei dois canais bastante bons e penso que sejam os mais conhecidos.

    diyautoschool

    Link: https://www.youtube.com/user/diyautoschool

    DIY How To Paint A Car School

    Link: https://www.youtube.com/user/ButlerCollision




    Peço desculpa pelas cores todas um bocado maricas mas foi a melhor maneira de organizar isto tudo sem parecer muito confuso!

    BTW esta foi a minha primeira contribuição para o Forum ! :D
     
  2. Muito bem! Aqui está um tópico muito útil! ;)
     
  3. Caro Pedro Miguel,

    Numa regra geral os manuais encontram-se dispersos em vários estilos, técnicas e linguagem. Eu não tive essa hipótese de andar atrás de manuais porque fiz formação durante 2 anos num centro IEFP/CEPRA onde existe grande carga de informação.
    Note que pode bem juntar todos os manuais, mas a dada altura vai reparar que há materiais e marcas que são aplicados e que não existem em território nacional dado a uma regulamentação comercial em que muitos produtos podem ser similares ou quase idênticos mas nunca os da mesma marca. De resto tudo bem.
    Um dos grandes problemas que encontrei foi a tentativa de comprar a mesma massa de juntas utilizada nas fábricas e isso resulta que são produtos somente fabricados propositadamente, mas descobri que há países que os vendem na mesma enquanto que em Portugal não o fazem e a única opção é trabalhar com as marcas que temos à venda.
     
  4. Eu vou decapar o antigravilha no meu 128, e vou possivelmente levar tudoa chapa.

    Qual o melhor tratamento?

    Tou a pensar em dar epoxy - antigravilha - pintar.

    Mas tenho medo de que fiquem poros entre o antigravilha e o epoxy, e depois a tinta não vai ter capacidade de os tapar, e vai de certeza enferrujar mais cedo.

    Será preferível uma ou duas passagens de tinta antes da antigravilha?
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página