Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Mais uma novidade

Tópico em 'Miniaturas' iniciado por António Leitão, 8 Jul 2011.

Tópico em 'Miniaturas' iniciado por António Leitão, 8 Jul 2011.

  1. Boa noite maus caros amigos

    Vou colocar aqui fotos de uma novidade, na verdade nao e porque ja foi colocada pelo amigo Miguel Coelho, mas permitam-me que lhe de o devido destaque uma vez que se trata de um excelente modelo e, quanto a mim, raro
    com algumas particularidades entre as quais distinguira duas.
    A primeira por tratar-se de um Renault de 1895 quando reza a historia esta foi fundada em 1898.
    A segunda e o facto de o modelo apresentar publicidade a "Michelin" o que segundo creio, em 1895, nao era usual esta pratica e depois de muita procura nao consigo saber mais deste modelo.

    As minhas saudaçoes
    Antonio Leitao

    Renault Type a L'eclaire de 1895

    Ver anexo 235620

    Ver anexo 235621

    Ver anexo 235622

    Ver anexo 235623
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Caro amigo António, depois de perder algum tempo na net, descobri algo, porque tambem fiquei curioso, entao é assim o L'Eclair (RÊLAMPAGO) foi construido pelos irmãos Edouard e André Michelin para conduzirem na prova de PARIS a BORDEAUX em 1895, foi o 1º carro a rodar em pneus de borracha, chegou ao fim da prova em 12º lugar e atingiu uma velocidade de 61Km'h.
    Se possivel va ao google imagens e ponha (paris bordeaux 1895) e pesquise algo mais. Espero o ter ajudado, e vou dizer ao meu amigo alemao que nao percebeassim tanto de carros!:D
    Comprimentos
    Miguel Coelho
     
  3. Boa noite Miguel Coelho

    Muito obrigado meu caro amigo, assim ja fiquei convencido de outra forma nao "dizia a bota com a perdigota".
    Agora vou consultar o tal site, masi uma vez muito obrigado.

    As minhas saudaçoes
    Antonio Leitao
     
  4. Boa noite Miguel Coelho

    Ora ca esta o inigma desvendado, estes tipos nao precebem nada disto.
    Meu caro Amigo afinal o Renault nao e um Renault mas sim um Peugeot L'Eclair de 1895 pilotado pelo senhor Andre Michelin no Paris Bordeus e para ilustrar aqui vai uma foto.
    O meu muito obrigado pelo seu cuidado

    As minhas saudaçoes
    Antonio Leitao


    Ver anexo 236218


    (clique em cima para ver a imagem maior)
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Boa tarde Miguel Coelho

    Esta coisa de ter-mos a mania de dizer-mos que sabemos investigar nao e para todos e muito menos para um curioso quanto eu.

    Ora bem para que fiquemos todos ilucidados, especialmente eu, estava aqui na duvida porque e que o L'.Eclair nao aparecia no elenco da produçao da Peugeot, muito embora a foto que lhe enviei ontem fosse ilucidativa.
    Entao pus-me ao trabalho, ou seja a pesquisa, e encontrei esta historia, que vou transcrever, e que me parece ser a verdadeira,porque explica porque e que nao consta na Peugeot o L'.Eclair. entao aqui vai:

    " Em 1895 o Marques Jules -Albert de Dion, um pioneiro da insdustria automovel na França organizava uma corrida entre Paris-Bordeus ida e volta eram cerca de 1.100 km- na epoca uma verdadeira epopeia. Os Irmaos Michelin, interditados e sempre motivados, inscreveranm tres carros fabricados por eles mesmo com os nomes de L'hidondelle, L'aragnee e L'Eclair, ou seja, Andorinha, Aranha e Relampago. O nome deste ultimo era devido ao facto de dificilmente ficar em linha reta, sendo normal andar em ziguezague. Saindo de Clemente Ferrand, so o terceiro chegou a Paris para a prova para enfrentar carros das marcas Peugeot,Panhard e Bollee. O relampago enfrentou varios problemas mecanicos na prova, chegou em 12º. lugar o foi o unico automovel com pneus a chegar inteiro e bater o recorde de velocidade de 61 km/h. Os irmaos continuavam sua luta para provar que o pneu que nao era rigido era melhor, insistiam em palestras e exposiçoes e testes variados."
    Afinal o L'Eclair nao tem marca, aqui vai uma foto do mesmo.

    As minhas saudaçoes
    Antonio Leitao

    Ver anexo 236306

    ( clique em cima da imagem para poder aumentala)
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Obrigado pela partilha dos resultados da investigação caro António. Mais uma história interessante dos tempos iniciais da aventura automobilística.
     
  7. Caro António deixe-me corrigi-lo ele tem marca chama-se L'Eclair (RELÂMPAGO)
    :D:D
     
  8. Bo tarde Vitor Reis

    Nada tem que agradecer meu caro amigo isto faz parte do nosso hobbi, penso eu que nao basta ter as miniaturas interessa acima de tudo saber a sua historia, porque nao aparecem por acaso e eu gosto particularmente de saber o que tenho.
    Foi um prazer para mim ter ajudado.
    As minhas saudaçoes
    Antonio Leitao
     
  9. Boa tarde Miguel Coelho

    Desculpe meu caro amigo, mas nao estou de acordo consigo o L'Eclaie (Relampago) nao e marca e um nome de que o Andre Michelin
    o baptizou, assim como o Andorinha e o Aranha, creio que nao e uma marca registada de automoveis, nao sei se esta de acordo com esta analize.

    As minhas saudaçoes
    Antonio Leitao
     
  10. António acho que temos um exemplo em Portugal nao tou muito dentro do assunto dele mas só o conheço como (AMIGO) sei que tem poucos promenores e nem sei que motor tem eu ainda so vi um e foi de passagem, ou seja, acho que tambem é um batismo, mas nao deixa de ser marca, agora por nao ser uma grande marca conhecida acho que nao deixa de ser marca .
    Que me diz? E o (Levassor) so ficou conhecido apos se juntar ha PANHARD. E a LANCIA se nao fosse a FIAT ja era, daqui a 20 anos ja ninguem se lembrava dela e por ai ha mais.
    Poderia o E'Lclair ser um prototipo da altura, mas se nao fosse a tal corrida nem tinha ido para a história percebe nao deixa de ser marca. Espero que nao fique chateado,mas é o que penso....
    Comprimentos
    Migul Coelho
     
  11. Boa tarde Coelho Miguel

    Ho meu caro amigo nao fico nada chateado ora essa, cada um tem a sua opiniao e muito embora possamos nao estar de acordo mas respeitamos e o direito a livre opiniao.
    De certa forma estou de acordo consigo, mas eu quando digo que nao tem marca e porque nao estara registada como tal, nao sei se me entende.
    Mas pronto o que interessa e que desvendamos o misterio e nao vale a pena falar mais sobre o assunto, venha outro.

    As minhas saudaçoes
    Antonio Leitao .
     
  12. Tem toda a razao nao percebi ( marca registada)bem tou a ver dum proximo...
    ha e ja viu as minhas novidades d'ontem?
    Comprimentos
    Miguel Coelho
     
  13. Boa tarde a todos, meus caros amigos

    Vou coloacar fotos de 3 modelos que faltavam na minha vasta colecção
    Fiat e que muita satisfaçao me deram, por duas razões;

    Primeiro porque me foram conseguidos por um amigo de longa data, alto funcionário da Fia Portuguesa, já reformado, mas que me dá o grande prazer de até, hoje, ser meu amigo.
    Segundo porque ha muito que andava a ver se os conseguia foram modelos que foram postos no mercado quando eu me reformei.
    São muito interessantes e que me dao grande prazer telos.

    As minhas saudaçoes
    Antonio Leitao

    Ver anexo 239885

    Ver anexo 239886

    Ver anexo 239887

    Ver anexo 239888

    Ver anexo 239889 - TOYOTA COROLLA Trophee Andros 2006
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Ficheiros Anexados:

  15. Boa tarde a todos meus caros amigos

    Ainda a preposito do L.Eclair, ha dias a volta com os meus papeis, fui dar com um livro que, já tenho ha uns anitos, é a historia "Michelin ou a história do pneu". e qual não é o meu espanto lã está a historia do L.Eclair, contando a sua epopeia de ter sido o unico veículo a chegar inteiro pelo facto de ter usado pneus com camara de ar, isto, muito embora, de ter tido muito furos. Os irmãos Michelin andavam a tentar convencer os proprietarios de automoveis que esta inovação, pneus com camara de ar, era o melhor e então mandaram construir o L.Eclair " Relampago, e conseguiram provar a eficiência dos pneus com camara de ar.
    Pronto Mais uma achega a esta Historia.

    As minhas saudaçoes
    Antonio Leitao
     
  16. Ficheiros Anexados:

  17. mais uma vez, excelentes miniaturas

    os meus parabens

    Com os melhores Cumprimentos
    Sérgio Miguel Silva
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página