Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

mais um 100A??!! ... ou so querem ver SSS e 1200?????

Tópico em 'Datsun' iniciado por vasco-nuno ribeiro, 4 Out 2011.

Tópico em 'Datsun' iniciado por vasco-nuno ribeiro, 4 Out 2011.

  1. Tou em fase final de um tratamento a um 100A .... bom, ja ta pronto, inspeccionado e a andar, falta as picuinhices .... farois de nevoeiro, consola, som... manometros...

    se so quiserem ver SSS e 1200... epa ... nao xuto praqui nada!!!

    cumprimentos!
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Boas amigo!

    Belo lote de máquinas que se estão a juntar aqui no forum...Esse 100a está com optimo aspecto!

    SSS e 1200 têm muito carisma...por diversas razões...podia aqui enumerá-las, ou pelo menos tentar, mas acho que o limite de caracteres por post não iria permitir!

    Mas não te inibas, insere aí fotos que o pessoal gosta na mesma...

    Mas olha, passa por este link e apresenta-te à grande comunidade portalista...ah...e boa estadia...o pessoal é do melhor!

    Os Entusiastas - Portal dos Clássicos

    Cumps.
    Mário
     
  3. Espetacular o teu 100A.... Eu tb tenho um Laranjinha.... quando poderes mete mais fotos. mantives-te o carro todo original ou mudas-te alguma coisa?

    Abraço...
     
  4. hellos!!!!
    ... parece que o povo aqui tá ávido de conhecer mais um "puxà-frente" da datsun.... unico na estirpe, o 100A (e primos ...)

    Começando a historia pelo inicio, o bólide entrou aqui pra familia la pelos finais de 1996, estando eu em processo de tirar a carta e para qd chegasse ao fim ja tivesse algo para dar umas voltinhas e entrar no mundo da conduçao, resolvemos procurar algo do tipo "oh ... se bater, foi barato, o seguro paga os danos do outro" ... e assim, surgiu por parte de um tio, q um colega de trabalho dele tinha um datsun 100A abandonado la na quinta... E porquê?! Porque a esposa desse senhor a um dado dia, a fazer a serra ali pros lados de vila franca de xira, numa curva ficou virada para o sitio de onde vinha e nao achou muita piada!!! ... entao, deixou este e comprou-lhe um Renault 5 (.. nem vou comentar... trocar um Japa por um Frentxuté ..... epa .... )

    Bom, la pra Novembros fomos ver o carro, foi-nos dito q tinha sido deixado ali a trabalhar, tinha chaves todas, incluindo suplentes, e documentos tudo em ordem, so nao estava inspeccionado. Ora, o carro é de 1976, e uns tempos antes ja tinha tido ideia de comprar um para as voltinhas e ir tratando dele e ficar para classico (estamos a falar de ha 15 anos atras.... ) Ironias do destino, veio-me para à mao, aqui o Black Devil!! ...

    Chegada do carro a casa, foram 9 meses a desmanchar e a por minimamente fiavel para andar.... Trazia um travao da frente colado, mas assim q se deu à chave, pegou!!! Tinham-nos dito ainda q o motor tinha levado uma revisao para q a senhora la do outro senhor pudesse dar as voltinhas dela à vontade..... Agora o chasso .... tava com muito mau aspecto, pq nem debaixo de uma oliveira estava......

    Fotos da primeira volta q demos ao carro, nao ha grande coisa, pq na altura nem havia maquinas digitais ... ha praí duas duzias de fotos de um rolo de 24fotografias (fonix ... alguem aqui ainda se lembra o q é um rolo de fotografias??!!) mas vou tentar depois scanarizar algumas.

    O bólide ainda foi o meu companheiro de viagens Lisboa - Castelo Branco, onde estudei, e pelo caminho nunca ficou, apesar das peripecias de algumas viagens e qd a auto-estrada acabava antes de abrantes!!!!!!!

    Depois da inspecçao do ano passado, por volta de Agosto/Setembro, resolvi espicaçar o meu pai e pormos o bolide com bom aspecto e capaz de pelo menos ir dar o passeio de domingo de manha! E assim, Depois de investigar uns orçamentos para pintura aqui e ali, assustar-me com uns preço, cheguei a ouvir "nao destape mais q ja vi tudo (so tinha destapado a bem dizer um farolim de tras), "punha aqui um empregado, levava-lhe 2500 euros e nao ficava nada de jeito" .... bom acho q este senhor nao gostava de ganhar guita, pq se eu até fosse um gajo com pasta, até era capaz de perder a cabeça. Mas pronto.... la arranjei um pintor, acordei q lhe o entregava todo desmanchadinho e o senhor la fazia o serviço!!!

    .... Manter a cor do livrete, q a original era vermelha (epa.... pra minha mao, ja veio preto, mas onde a tinta velha saltava, via-se vermelho...... mantive). Tá com um preto pérola, q qd o sol bate da umas tonalidades ligeiras de azul... (nada de xuninguices violentas) acho q o gajo enganou-se uma beca na referencia, q o pedido foi para ser o preto safire, igual ao meu astra.... mas nestas coisas falha sempre alguma coisa, e até ficou com bom aspecto.

    ... bom .. texto ja vai longo, deixa la por aqui umas fotos....
    abraços!
     
  5. Em jeito de auto-flagelaçao, ficam aqui as fotos do resultado da primeira volta q demos ao carro... ficou "um chasso pras voltinhas..." nada ao nivel da estirpe que caracteriza o bólide, mas em jeito de mostrar o q foi desfeito para ficar como esta hoje, ficam aqui as fotos: .... nao se assustem, pode causar arrepios, mau estar e outros sintomas afins ... mas mesmo assim, nao ficou mauzinho de todo.....
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Esta simplesmente maquinão.
    E o importante é que tu gostes o resto é treta.
     
  7. Bela máquina, parabéns!
    Eu gostava de encontrar o que pertenceu ao meu sogro, de cor vermelha com a risca azul e pelo que sei tinha umas abas nos guardalamas e dito pela minha sogra veio assim de origem. ( foi comprado em Angola ).
     
  8. hello gentes.....

    ... este nao é o resultado final... este foi o primeiro trabalho no carro para o por a andar por aí... isto ja foi desfeito, e a meu ver, ficou uma beca melhor....

    ... desculpem hoje nao contar historia nem por fotos, mas foi uma noite de trabalhar pro bules e nao houve oportunidade.... depois com mais calma ponho praqui fotos de como ta agora!!!!! ....

    ah... ja agora... qd veio para mim, era preto e ... vermelho!!!! fonix, parecia o furgon do B.A. dos soldados da fortuna.... era preto, tinha a faixa a vermelho, e à volta das opticas tb vermelho, parecia um vampiro!!!!! acho q em preto e prata, ficou mais soft!!!!



    amanha ha mais!
    cumprimentos!
     
  9. ... Isto depois de uns anos em q esteve na garagem, e q foi trocado por outros para o dia-a-dia, devido ao aumento do preço dos combustiveis e a necessidade de fazer muitos kilometros, foi ficando arrumado na garagem, em q practicamente ía a inspecçao de 500 em 500 km, q era mais ou menos o q fazia por ano...... Até que como disse, o ano passado resolvemos investir algum tempo e dinheiro aqui com o fantastico. Começou-se por procurar pintor/bate-chapa, acordou-se entrega-lo todo desmontado, e depois maos à obra....

    vou por aqui umas fotos do percurso desde q foi desmontado de como ja aqui foi mostrado, até como esta por agora......

    acho q nao o xuninguei... nao ta 100%original, mas tem um toque pessoal..... nao foi alterado nada, a nao ser os pneus, mas os originais, continuam nas jantes originais, com os tampoes originais...

    As peronalizaçoes, prendem-se (por agora):

    - jantes e pneus: alteraçao para jantes cosmic 12", com pneus yokohama A539 165/60 R12
    - tecto interior, em preto, mas no tipo de material original ...
    - algumas borrachas da portas e vidros (as do para-brisas e oculo traseiro ja as tenho originais e ainda nao foram trocadas por falta de disponibilidade de tempo...)
    - os estofos, nao estao em napa .... o meu pai teve duas carrinhas 120Y na altura delas e fartei de me queimar qd o carro ficava ao sol... assim, os bancos e forras estao tb em tons de preto, mas em tecido (desculpem estar parecido com os padroes do Astra GTC, epa, mas no meu carro fica bem, como resulta adaptei para o datsun....)
    - espelhos: Hella 4004 (eram para ser os 4004 GT, mas nao descobri um para para o cinza q comprei .... )
    - volante momo prototipo '79, que tava montado no fiat 128 do meu tio, e q ja encontrei um cubo para ele, momo e tudo .... tá a trocar o couro!!!!
    - mecanicamente...... talvez algumas cores, mas o estado da mecanica permanece original ... se bem q tou com ideias de fazer umas brincadeiras, mas talvez depois a seu tempo, pessa aqui algumas opinioes...

    ... ah ... e um pormenor no tubo ladrao do radiador, q fiz uma adaptaçao para ficar a libertar pressao ou agua depois da roda da frente esquerda (ainda nao tenho fotos da tubagem adaptada até à cava da roda, e a razao foi apenas pq nao gostei de ver o tubo a aparecer na frente do carro, em baixo...)

    seguem as fotos ....
    (tenho do q as redimensionar.... ja as ponho praqui...)
     
  10. ... nao é q estivesse mau de todo, q até se aguentou bem desde q foi "preparado para andar .... " ... agora q se tentou fazer um trabalho catita, começou-se por ter deste aspecto por com melhor aspecto!
     

    Ficheiros Anexados:

  11. ... Ainda o estado em que se partiu para melhorar o aspecto.......
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Hello!!!

    ..... gostava ... qd tinha praí 20 anitos... ehehehhehe ... ficou com um sistema de som bem bom, para abafar todos os barulhinhos! A antena, era de 1,50m da president, para CB. Na altura nao havia telemoveis, e eu tinha um cb com quem falava com os amigos aqui à volta ... tava equipado com separador de frequencia para CB e autp-radio...
     
  13. Hello!!!

    ..... gostava ... qd tinha praí 20 anitos... ehehehhehe ... ficou com um sistema de som bem bom, para abafar todos os barulhinhos! A antena, era de 1,50m da president, para CB. Na altura nao havia telemoveis, e eu tinha um cb com quem falava com os amigos aqui à volta ... tava equipado com separador de frequencia para CB e auto-radio...
     
  14. Nas proximas, ja se vê o estado em q a carroçaria chegou do "cirurgiao plastico".

    A cor original, como se podem ver pelos locais das bombas de travao/embraiagem, era vermelho. Quando o comprei, ja era preto, com pormenores em vermelho, q fazia lembrar o furgao do B.A. dos soldados da fortuna..... epa... era só azeite!!!!!!!! .... Acho q em preto, com alguns cromados e preteado, fica mais discreto..... O tom de preto, é um q se olharmos pro carro qd o sol incide fortemente, dá uma tonalidade azulada. Nao é daquela tinta camaleao, é apenas uma leve tonalidade....

    Tive de procurar umas jantes, porque as q tinha, qd as desmanchei para pintar, saiu um bocado de metal agarrado à camara de ar. Apesar de ter sido reparada "home-made" (com um bocado de chapa quinada, martelo, maquina de soldar e betume) aquilo qd foi para equilibrar, levou algum chumbo, q talvez fosse melhor empregue na pesca!!! mas ficaram para fazer efeito, porque tenho os tampoes das rodas completos e pintadinhos (e as jantes tambe...) mas encontrei estas cosmic, q apesar de nao estarem la em grande estado, foram a reparar e vieram com muito melhor aspecto! No entanto, nao recomendo quem me fez o trabalho.... quem maquinou a jante, nao respeitou bem a curvatura, mas a parte de pintura até ficou aceitavel!

    mais umas quantas fotos:
     

    Ficheiros Anexados:

  15. A tubagem de travao tb foi reposta. Ainda se conseguiram encontrar substitutos em casas de borrachas! levou novos, as molas de fixaçao e passadores, foi tudo raspado e pintado, para proteger por mais algum tempo....

    As molas das suspensoes pintadas de cinza prata, que era a tinta q havia........ ficou com bom aspecto, bem como os tambores de travao e as bombas de travao da frente!
     

    Ficheiros Anexados:

  16. Ainda nos travoes de tras, estavam guardados la pra casa, uns bombitos que foram aplicados agora. Foram comprados ja ha algum tempo no intuito de "ah e tal... qd se trocar isso a serio, logo se montam.... " e foram ficando.... Os calços, ainda estao porreiritos, e qd sao novos, mais prisao fazem, e como isto é pra andar, travoes so atrapalha, né??!! .... !!! ...

    ja agora, alguem me consegue explicar pq é q o interior de um carro qd ta em restauro ta sempre cheio da tralha???!!! As borrachas do para-brisas e do oculo traseiro, foi a maior complicaçao! Depois de ter o carro ja todo desmanchado e no pintor, passei pela casa das borrachas da avenida de berna, e a coisa correu mal... A resposta foi: "isso ja nao existe" ... e mandar faze-las, saía uma pequena fortuna!!!! Procurou-se na net, mais casas de borrachas, e encontrou-se o perfil de borracha igual na casa das borrachas de braga. Fez-se viagem até lá, comprou-se e aplicou-se, pelo menos para desenrascar a coisa, ja q o aspecto nao é o melhor. Entretanto tambem pela net e numa busca mais intensiva, ja encontrei fornecedor, e ja as comprei. Ja as tenho em casa, so ainda nao foram aplicadas por falta de tempo.

    ... tambem os travoes da frente foram alvo de beneficiaçao, mas estes sim, foram trocadas as pastilhas. Os tubos tb se conseguiram arranjar e toda a ferralhada foi pintada e beneficiada!!!!! .... As tubagens rigidas do oleo de travoes, tb ficaram com um aspecto diferente!!!!! ... mais uma vez, tinta prateada para cima!!!!! ..... eu nao sou daltonico, consigo ver as outras cores todas tb!!!
     

    Ficheiros Anexados:

  17. sugestao para substituiçao das gambiarras de inspector de centro de inspecçao: Frontal de trekking nocturno, ou espeleologia, tipo lanterna de mineiro!!! Epa .... nao é o mais usual para este mundo, mas acreditem q dá muito jeito, e ainda mais qd o carro é preto, e numa garagem ja nao ha luz do sol para ver bem o q se ta a fazer. Poe-se uma lanterna do tipo frontal na cabeça, e é dia à frente dos nossos olhos!!

    .... mais pormenores da montagem dos travoes à frente, tudo conforme o original!!!! .....

    nesta ultima foto, ve-se a leve pigmantaçao azulada onde o flash da maquina fotografica bateu, na curvatura do guarda-lamas...

    As cosmic, ficam assim montadas.... as tampas dos centros de jantes, ainda se consegue encontrar de plastico em casa de peças para classicos, eu consegui comprar as minhas na "formula 81" ao pe do campo pequeno. Tampas de plastico de 60mm, depois passa-se no chines, q eles têm la uns autocolantes rigidos, de praís 2mm de espessura, vendidos em packs de 4 a dizer Nissan (datsun, nao encontrei...) e cola-se!!!! Neste momento, pedi para me fazerem uns auto-colantes de 60mm a dizer datsun!!! a ver se depois ficam mais catitas!!!
     

    Ficheiros Anexados:

  18. viva Vasco.....so tenho uma coisa a dizer esta espetacular....as jantes cosmic ficam sempre bem. BELO TRABALHO!!!
     
  19. Obrigado, Ricardo.....

    Tenho uma certa curiosidade quanto à instalaçao desses carburadores.... e se os pistons q estao la dentro ainda sao os de origem, ou iguais aos de origem....... ou se serao os do 1200...

    vi o video onde tens o carro a "roncar" ... e epa... faz um barulho engraçado, mas a alma é um roncar mais "cheio ... gordo" ... mesmo de origem o meu tem um som mais "grave". Esse parece mais agudo, de certo devido aos carburadores. O escape e a linha de escape sao os de origem, ou tb foram modificados'???!!

    abraço...
    e tens aí uma boa fonte de inspiraçao pro q gostaria ainda de brincar com o coraçao do meu.....
     
  20. Quanto ao motor, qd o carro chegou às minhas maos, tinha sido revisto, reparado e beneficiado. Nada de especial, acho eu, mas o suficiente para andar sem problemas, mantendo a ja conhecida fiabilidade. Passado algum tempo, e como isto de meter carros com motores de rotaçao rapida em maos de putos malucos da asneire, numa viagem Lisboa - Castelo Branco, q me demorou 2h25, tendo apenas acalcado o acelerador pro fundo depois de vila franca, e quando a A23 so ía até abrantes, e com 4 jovens e sacos de roupa la dentro, aquilo parecia um aviao.... rentinho ao chao.... resultado: no dia seguinte nao pegava: sintoma: o distribuidor tinha saído do sitio, e nao fazia a ligaçao interna com as engrenagens para comandar a distribuiçao de corrente às velas..... é q nem ficou adiantado, nem atrasado.. simplesmente o parafuso q o fixa, deixou-o sair do lugar.... Uns anos depois, consegui queimar-lhe uma junta da cabeça ... bom .. resultado: foi reparado, cabeça rebaixada, junta nova que o bloco do motor ta bom!

    Neste momento, nao comsome agua, nao mete oleo pra circulaçao de agua... pra quem tem 35 anos, ta bom! ...

    Ainda de referir q qd o carro veio pras minhas maos, foi trocado o disco de embraiagem, tanto q a beneficiaçao do motor agora, prendeu-se apenas com inspecçao das peças de desgaste, do disco de embraiage, do volante do motor..... teve de ser trocada a sonda da temperatura da agua, q a outra desfez-se (pura e simplesmente, puxei o fio para desligar, e veio o corpo dela atras..... soluçao: a do 1200 deve dar la... e ta la montada, o problema foi extrair o resto).

    resumindo.... tinta para ficar brilhate, bom aspecto, o resto ta a funcionar bem.... mas ando aqui com um bichinho a dizer: "mete-lhe os pistos do 1200, rebaixados para ficarem planos q ficas quase com 1200 de cilindrada e q têm diametro igual aos q la tens e cabem lam troca as camisas e valvulas .... e mete ainda uns weber 45 pra dar pau...." .. so nao sei é se depois o consigo passar na inspecçao com tanta gasosa q aquilo deve mandar la pra dentro.... mas ta em estudo......

    mais umas fotos ....
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página