Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Mais potência

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Joao Cunha, 31 Out 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Joao Cunha, 31 Out 2008.

  1. Boas caros amigos.

    Ora como alguns sabem estou a restaurar o ta22 assim sendo e já que estou com a mão na massa vou proceder a umas pequenas mudanças que iram certamente dar mais potência,mas gostaria do vosso conhecimento saber até quando o meu raciocínio é o acertado.
    Atenção as modificações que vou fazer em nada vão prejudicar a fiabilidade do motor.

    Ora assim sendo vejam as minhas ideias,daquele pouco que entende de mecânica.

    _Se eu encurtar a distância dos colectores que vai dos carburadores há câmara de explosão o arranque será mais potente?(Acho que quando menor for a distância percorrida pelo combustível maior é a rapidez de explosão)

    _Nos colectores de escape tirar o máximo possível de ferro no interior ou seja um sinónimo de mais saída de gases.

    _Ainda nos colectores de escape qual o encruzilhada melhor?

    Se disse algumas lacunas mecânicas agradeço que me corrijam.
    Obrigado.
    :D
     
  2. nos colectores de escape sempre podes fazer 4-2-1 , mas o teu Celica acho que já é assim, não é :huh::oo
     
  3. Tenho de ver. :GEEK:
     


  4. Não sei até que ponto é que isto poderá acontecer... Se encurtar a distancia das janelas de admissão ao carburador, terá mais volume de mistura nos pistões e consequentemente na câmara de combustão, o que penso que não lhe servira de muito se nao tiver um cabeça trabalhada, penso que parte da mistura não queimara...

    Isto sou só eu a pensar para mim, não quer dizer que será assim, mas creio que o principio é esse...

    cumprimentos.
     
  5. Exacto e estou aqui mesmo para saber se resulta.:smile:
    Pois existe por aqui mecânicos que certamente saberão se é viável ou não.:radar:
     
  6. Não sei se será bem assim... muito importante é o tipo de turbulência que a mistura sofre. Daí que em livros sobre o assunto se defenda que o polimento da admissão não seja total, há uma parte que não se deve polir.
    Julgo que o mais importante seja mesmo o desenho. o_O
     
  7. Eu ando com uns macacos aqui na cabeça já á uns dias , que é: tenho um intercooler de uma L200 radiador / ventoinha , e ando aqui a estudar se ao fazer uma adaptação de tipo: entrada de ar no intercooler , passa no cooler( radiador) e depois sai directamente pra caixa de filtro de ar , se necessário a ventoinha liga, agora não sei como :mask:ando a pesquisar na net, mas pelo que li , não vai dar certo , o motor não é sobrealimentado:realmad:mas o dono é :D:sei que é meio confuso, mas o maior problema é a actuação da ventoinha , poderia ligar directo , ou através de botão :skeptical::skeptical:a meu objectivo é que o ar entre mais frio pra compressão/
    explosão;)João penso que não te importas de postar aqui esta ideia louca :cute::biggrin:
     
  8. Claro que não, é com a loucura que existe hoje em dia muita tecnologia de ponta.;)
     
  9. Tipo os Puls'er, e outros turbos eléctricos?:))
     
  10. boas para o amigo cunha :

    vç já tem admissões melhoradas e até carburadores , logo acho que encurtar as mesmas não vale a pena ( é a minha opinião e para fazer fazia logo de raíz , pois mais tarde vai querer outra coisa) ,e ai caso opte por weber's ou dell'orto pode mexer com as cornetas as mais curtas dão mais saída e as compridas trabalham melhor para ponta....
    quanto aos colectores de escape acho que o ideal caso não tenha é o 4-2-1.

    para o amigo carlos :

    sinceramente essa alteração sem um motor sobrealimentado , só faz peso ....isto pk vç não consegue arrefecer o ar ambiente, a uma temperatura inferior , pois quer arrefecer ar com o ar de onde provêm .... !
    a não ser que o faça passar por uma caixa com gelo ( usado em provas de drag) , ou que arrefeça o intercooler com água , e está terá de estar a uma temperatura inferior á do ar ambiente.

    no caso de usar turbo já vale a pena pois o ar aspirado ao entrar na turbina , aquece ( devido aos gases provenientes do escape que rodam as pás da turbina de escape) depois de comprimido ele passa pelo intercooler para que volte a uma temperatura mais reduzida , melhorando assim a combustão , mas tb devido ao ar quente ocupar maior volume que o ar frio. e deste modo tb se consegue um maior enchimento da camara de combustão.....

    bem isto dá livros ....espero ter ajudado
     
  11. Bem quanto ao colector de escape vou ver se alguém me faz um 4-1.

    Agora tive mais uma luminosa que é meter a ventoinha de arrefecimento do motor eléctrica em vez de ter correia,e deixar a correia somente do volante do motor/bomba água/alternador.
    Será que ganho alguma potência?
    Obrigado.
    :D
     
  12. Mega desenterranço, eu sei, mas...:p
    gostaia de perceber quais os prós e contras de aumentar o diametro das condutas de admissão e de escape e se devem ou não ser polidas.
    Até agora do que li percebo que, vale a pena aumentar o diametro das condutas de admissão e escape, colectores incluidos, polir, só de seve polir as de escape e deve-se deixar as de admissão rugosas.
    nas preparações mais radicais costumam esmerilar a ponta da guia da valvula.
    Posto isto, pergunto:
    Quais os ganhos efectivos? notam-se as melhorias? caso afirmativo em que faixa de rpms?
    por outro lado ao relenti aumenta as emissões de co? ou mantêm-se as mesmas?:huh::huh::huh:

    são muitas duvidas, mas de certeza que há por aqui quem ja tenha feito este tipo de trabalho e saiba quais os resultados.;)
     
  13. Nuno,

    As melhorias têm de ser acompanhadas de várias evoluções também a outros níveis(ignição) para que toda a gasolina seja queimada.

    Estas alterações fazem sentido num motor que já esteja "mexido", porque fazer essas alterações num motor de origem é apenas perder tempo, dinheiro e performance do carro.
     
  14. Comprendo que efectivamente essas alterações tenham de ser vistas como um todo, nomeadamente com alteração da arvore de cames, molas das valvulas, carburadores, filtros de ar escapes e ignição.
    No entanto gostava de obter o maximo de informação sobre este assunto possivel, nomeadamente de quem ja tenha feito e tenha corrido bem ou corrido mal.
    no caso de correr bem, o qu correu bem, no caso de correr mal o que correu mal.
     
  15. O que não faltam na net são sites com essas alterações...

    Deixo-te o link de um tune-up feito aqui no portal... Feito com qualidade e com sabedoria.

    http://www.portalclassicos.com/opel/8479-opel-manta-oem-look-soon-powerfull.html
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página