Macal M70 Turismo com Motor de Turbina Puch

João Osvaldo

YoungTimer
Boas Caros Amigos
Quero restaurar uma Macal que era do meu avô mas neste momento necessito da vossa ajuda:
O motor é da Marca Puch de turbina esta muito mal tratado e queria saber se era possível arranjar um motor para o substituir em boas condições uma vez que se calhar restaurar este é dispendiosos. Se alguém me poder ajudar nesta tarefa obriga.
Envio fotos da mota
 

Anexos

  • 24062009043.jpg
    24062009043.jpg
    96.1 KB · Vistos: 68

Fabio Nunes

YoungTimer
Arranjar um motor para substituir esse deve ser bastante complicado...
Eu nem fazia ideia de que macal m70 alguma vez tinha saído com um motor assim!
Se fosse motor sachs, casal, minarelli era normal agora isso não fazia ideia, nunca imaginei que a macal tivesse uma m70 com essa configuração! Será bem mais fácil restaurar esse motor de certeza, até porque o mau especto externo não significa nada, por dentro pode estar porreiro!
 

alberto cerqueira

YoungTimer
olá João,o Fabio tem razão,o motor pode estar bom por dentro ou presisar de pouca coisa só desmontando para ver,já experimentas-tes se trabalha.
 
OP
OP
J

João Osvaldo

YoungTimer
Boas amigos desculpem a demora na resposta.
A mota em questão já a consegui por a trabalhar mas resolvi com a máquina de lavar a pressão dar uma lavadela para tirar o entulho que ela tinha agarrada mas entrou agua para o cilindro e neste momento o motor esta colado dai o meu problema ele já não pega. Quanto a este modelo se pesquisarem neste sítio podem ver alguns modelos da Macal e podem ver uma M70 turismo com motor Puch de turbina mas é azul eu vou indicar o site:
http://www.motorizadas50.com/pagina oculta macal.htm
 

Fabio Nunes

YoungTimer
Boas...
Mas tal como te digo mesmo com o motor colado isso é simples...
O carburador deve ter água, basta desmontar e limpar e o motor tiras a cabeça fora, e com um bocado de madeira encostada ao piston e uma pequena pancada ele deve descolar porque se ele ja trabalhou á uns meses atras não deve estar muito colada e ve se tens faisca na vela!
Como efeitos secundarios podes vir a ter rolamentos gripados ou mesmo a biela mas isso tambem não é nada que não se resolva....
Isso numa tarde com calma e um pouco de WD40 resolve-se....
:feliz:
 

alberto cerqueira

YoungTimer
Olá joão,eu moro relativamente perto de ti,no castelo da maia.se presisares de ajuda fisica,estou disponivel para tal,só tens que dizer,cumps
 
OP
OP
J

João Osvaldo

YoungTimer
Boas Caros Amigos desde já agradeço a vossa opinião e a disponibilidade para me auxiliarem neste processo que irá começar dentro em breve uma vez que ainda tenho uns assuntos pendentes relacionados com a escola relativamente ao acesso ao ensino superior que espero estarem resolvidos dentro em breve. E daqui para frente vai começar a odisseia.
Caros amigos mais umas vez muito obrigado quando for para começar eu aviso e entretanto disponibilizo mais fotos.
Cumprimentos
 
OP
OP
J

João Osvaldo

YoungTimer
Boas Amigos
Gostava de lhes colocar algumas questões para proceder prévias para proceder ao restauro da mota propriamente dito estas questões são técnicas se é como podemos chamar.
Como andei a ver o fórum de chapa e pintura a primeira etapa que estou a penar executar é desmontar a mota toda e ficar com o quadro propriamente dito para o decapar não com decapante devido ao que tenho lido se caso não ficar devidamente neutralizado este depois de pintar a mota levanta a tinta e certas zonas podem não ficar devidamente limpas. Então decidi comprar discos abrasivos para a aplicar num berbequim e num esmeril para começar a tratar do quadro e de todas as restantes partes mas a minha dúvida prende-se com o seguinte:
Após remover a tinta a chapa fica desprotegida e convêm aplicar um produto e dai surge a dúvida já ouvi falar em aparelho, primário entre outros e gostava que me dissessem qual é o produto mais adequado para aplicar após a decapagem bem como onde o posso adquirir, e já agora também aproveito para colocar outra questão ao utilizar a chamada massa de chapeiro esta deve ser aplicada sobre a chapa antes ou depois de ser tratada com o referido produto bem como onde posso adquiri este tipo de massa para tentar alisar certas superfícies como deposito e os guarda-lamas que se encontram ligeiramente homologadas.
Peço a vossa ajuda para me elucidarem quanto a estas questões, para executar um trabalho impecável de chapa.
Cumprimentos João Silva
 
bom... qd coloquei a minha a decapar ... pedi decapagem e metalização (com a metalização fica a chapa protegida da oxidação) ... ficou-me em 50 euros o serviço com excepção do depoisito pois desse tratei eu dele pessoalmente.....(não sei qt levam noutros sitios

antes da aplicar tinta ... usei o respectivo primário....


Vai colococando fotos da evolução
 
OP
OP
J

João Osvaldo

YoungTimer
Boas Amigos Obrigado pela informação mas gostava de saber quais os produtos a aplicar após a decapagem bem como onde posso adquiri-los na zona norte juntamente com a massa de chapeiro e o modo de aplicação para proceder ao restauro
Cumprimentos
 
massa de chapeiro?!?!??!

nao está a querer dizer antes betume??

quando meti a minha a decapar (a jacto de areia) apareceu, tal como ja suspeitava um buraco consideravel no guarda-lamas de tras em virtude de naquela parte o metal estar podre....

apliquei fibra de vidro pra tapar o buraco.. e depois betume (automovel) pra depois disfarçar as irregularidades e ter uma superficie lisa....

nos hipermercados arranjas disso
 
OP
OP
J

João Osvaldo

YoungTimer
Boas Amigos
Muito obrigado Sr. Sérgio exactamente é o bem dito betume e não massa mas já consegui arranjar um produto acho que adequado já agora peço a sua opinião para ver se é o mais apropiado para o trabalho
Passo a cita o que consta no rotulo: Poliester Fino Branco para enchimento de imperfeições na superfície assim como para enchimento de mossas profundas. Muito fácil de lixar. Permite uma superfície livre de poros.

Agora também preciso de arranjar um aparelho que tenho duas opções e gostava que me ajudassem a escolher o aparelho adequado a esta situação que tenho entre mãos neste momento se caso acharem que existe outro produto mais adequado digam por favor a marca e onde posso arranjar.
As opções são:

Aparelho acrílico alto sólido com óptimo poder de enchimento. Aliada à sua excepcional capacidade de enchimento tem uma rápida secagem, fácil lixagem com ausência de contracção e absorção permitindo um elevado nível de acabamento.

Aparelho Epóxido Monocomponente É um primário epóxido monocomponente de secagem rápida, fácil lixagem e com baixa absorção de camadas de acabamento. Tem uma excelente adesão à chapa, pinturas envelhecidas, alumínio e zinco lixados.
 
epá.... se ja viste o post da minha maquina... o trabalho é como eu... mt amador lool..

a minha motorizada n apresentava muitas mossas... e as poucas q tinha sao apenas algumas imperfeições nos guardalamas... as quais... por um lado por perguiça... por outro lado pra mater o carisma da idade da maquina (37 anos) (boa desculpa esta hehehhe) resolvi as deixar por não serem relevantes...

usei so por causa do buraco q ficou depois da decapagem or estar podre nesse local...

ja nem sei o q usei... sei q comprei em hipermercado na secção de reparação automóvel ;) ... ( e cuidado pra nao comprares produto para aplicação em plasticos ...que tb os há)

as fotos? onde andam elas? :p
 
OP
OP
J

João Osvaldo

YoungTimer
Boas Pessoal
Como já deu para perceber realmente amigo Sérgio o trabalho que pretendo realizar é de amador visto que eu ainda tenho apenas 17 anos e quero dar nova vida a este brinquedo.
E também após ler vários tópicos e post fico com varias dúvidas para proceder a este trabalho.
Comprei um livro para saber como se procede a tratamento de chapa e respectiva pintura mas claro muito teórico, mas lá diz que depois de levar á chapa deve-se aplicar uma tinta antioxidante e em conversa com outra pessoa esta indicou-me que deveria aplicar aparelho. Afinal qual o produto a aplicar após a chapa estar decapada. Aparelho ou Tinta antioxidante. Depois se não estou em erro utilizo após a aplicação do primeiro produto aplico betume e de seguida um primário mas com propriedade de isolar substratos de polyester de que formado o betume. Certo??????
Pessoal ajudem-me a esclarecer estas dúvidas de maneira ao trabalho ficar bem feito.
Cumprimentos
Ps. Conto com o Vosso Conhecimento
 
OP
OP
J

João Osvaldo

YoungTimer
Então Pessoal vão deixar-me sem resposta as minhas dúvidas para proceder ao restauro da Macal
Por favor ajudem-me!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cumprimentos
 
Boa tarde amigo osvaldo,e bem vindo.Pra começar,antes de se desmontar uma mota,tem que se arranjar tudo,e por tudo a funcionar direito.Ver o que esta enpenado,para desenpenar,ver folgas,ver tudo,e quando tiver tudo a trabalhar bem,é que se pode desmontar,porque depois de pintado,nao convem andar a pancada as coisas para entrarem no sitio.Depois de desmontada,é so tratar de pintura e cromagens.Quanto a parte da chapa,o melhor mesmo é levar ao jacto de areia para decapar tudo,pois a mao custa muito.Depois de decapada,tapar todos os buracos que possam ter a mais,e aplicar a massa (poliester),em todas as amolgadelas.Depois de aplicada a massa,e lixada,convem aplicar poliester pistolavel,por toda a chapa,para tapar as pequenas imperfeiçoes que existam.Depois de seco,tem que se lixar tudo com lixa de agua nº 400 ou 600,para ficar tudo lisinho.Depois desse processo,aplica se o tal aparelho(primario),antes de se pintar.Depois de seco,tem que se lixar com lixa de agua nº 600 ou 800,e depois é so passar a pintura.
 
Topo