Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

M10 Weber Turbo

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Pedro Emanuel da Silva, 4 Jan 2013.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Pedro Emanuel da Silva, 4 Jan 2013.

  1. Boas Pessoal !

    Queria esclarecer umas duvidas que tenho sobre um possível projeto para o futuro longínquo...

    Gostava de aplicar um turbo no meu bmw, o motor é o m10 1.8 penso eu, mas já andei a investigar e que tenha visto em "Portugal" o único que tem turbo num bmw 02 é o Silvio, e o motor não é um m10, Em outros paises existem alguns (muitos) já com motor m10 mas com injeção, não percebo porque é que ninguém tem nenhum bmw destes com carburador e turbo ... será um projeto assim tão difícil ?
    Andei a investigar e até aparecem muitos carros antigos aspirados que alteraram para turbo e carburadores, e os carburadores que mais se vêm são os tão conhecidos weber 40, 45 etc

    Também ja vi quem opte por meter o carburador antes do turbo (carburador direto á admissão) e quem opte por meter o carburador antes do turbo, fazendo ja a mistura com o combustível dentro do turbo e de seguida indo direto para a admissão ... vou meter umas fotos pra verem.

    Este projeto não iria ter qualquer tipo de eletrônica (Centralina etc )
    Não percebo se nunca ninguem o fez por estarmos no pais em que estamos sujeitos a inspeções e essas tretas todas ou porque é realmente algo muito complexo ..
    Alguém me pode dar uma ajuda ?

    Ver anexo 298521Ver anexo 298522Ver anexo 298523Ver anexo 298524
    Ver anexo 298525Ver anexo 298526
     
  2. Penso que é pelo facto de ser uma alteração bastante complexa e distendiosa, e as IPO também devem ajudar...
     
  3. Concordo que seja um pouco dispendioso, mas nada de alarmante julgo !
    Não estou a pensar em um projeto pra meter o carro com 300cv, nem nada do genero mas sim para o tornar mais engraçado ... com um turbo de baixa pressão, sem intercooler, etc julgo que poderia ser uma alternativa ás alterações oldscool, embora sejam precisos sempre alguns reforços no motor para aguentar, penso eu, queria que alguém me lucida se disso !
     
  4. ... Esta para mim é nova... Realmente... Desconhecia este tipo de aplicação turbo/carburador.

    Estamos sempre a aprender... Mas acho que vou esquecer o que vi senão ainda entro em despesas ba...
     
  5. Existem carros que já saíram de fabrica assim, como o gt5 turbo, e outro carro qualquer da renault, pelo menos ... com sistema turbo carburador ...

    Estive a ler algumas coisas em fóruns de outros países e fala se muito pouco no sistema turbo com carburador, pessoal a meter motores de 325i, 320, m3, e motores m10 com injeção e turbo a debitar 200,300,400, 500 etc cv vê se ás toneladas no fórum onde estive, agora com carburadores não encontrei nada :s

    Pelo que eu percebi tem se de meter uns pistons mais baixos, e o grande problema nos carburadores é que o turbo ao exercer pressão dentro do carburador vai impedi-lo de "disparar" gasolina .... penso ter percebido isso !
    Daí fazer sentido o carburador em algumas imagens que postei estar antes do turbo, assim já nao sofre a pressão debitada pelo turbo dentro dos carburadores, mas não sei até que ponto isso é funcional !
     
  6. Boas ,esse problema da gasolina nos Renaults e resolvido com um regulador de pressão que perante a maior pressão de ar na admissão mete mais pressão na gasolina, claro que a bomba tem que ser de alta pressão
     
  7. Então a bomba vai estar a exercer sempre uma pressão constante superior á pressão máxima exercida pelo turbo ou vai variando consoante a pressão exercida pelo turbo ?
     
  8. Boas ,é a 2ª ipotese já que a pressão existente na admissão é que vai fechar o retorno .
     
  9. Então daí a aplicação do carburador antes do turbo ... alguém sabe ate que ponto isso é fiável ?
     
  10. Sou um pouco asno na matéria mas...antes de isso tudo não tens de mexer na taxa de compressão?
    E dai depois partir para outra etapa que é adaptar o turbo,nada tem a ver ser injecção ou a carburadores o que muda salvo erro é que se for a carb terá de ser um turbo mecânico e se for inje. poderá ser dos outros,penso eu...
     
  11. Sim a taxa de compressão tem de ser aumentada ... posso estar errada mas só há um tipo de turbo ( existe também de geometria variável e de outro tipo mas continuam a ser mecânicos) , agora á relativamente pouco tempo é que lançaram o elétrico a equipar audi´s bi-turbo em que usam um elétrico e outro normal, mas não estou a falar desses !

    Existe sim é injeção mecânica ou eletrônica, o 2002 turbo tinha uma mecânica em que usava uma bomba injetora que criava a pressão e mandava para os injetores sem nenhuma eletrônica, atualmente usa se a injeção eletrônica em que é tudo comandado por uma centralina etc


    Estive a falar com um mecânico da época destes carros que dava assistência a clássicos nas competições, e ainda dá em carros modernos e clássicos em partime e disse para esquecer essa ideia, porque iria ser muito dispendioso, ia ter muitos problemas com os carbs devido á pressão etc e disse me que se queria realmente aumentar a potencia e fazer algo engraçado e não muito dispendioso era aplicar uma injeção EFI do mais básico que há, com eletrônica claro mas do mais simples que há ! e que por pouco mais de 1000€ ja se metia o carro a andar nas horas !
    A segunda opção era arranjar uma grade de injetores de mota ( que é parecida com uma grade de carburadores de mota) e devida eletrônica que já vinha tudo completo e depois era so pedir uma Centralina EFI que já vem da Alemanha com um mapa base feito para o projeto em questão, e depois é só fazer uns ajustes ...

    Eu sempre tive ideia que tudo que mete se eletrônica num clássico seria muito mais difícil em todos os aspetos do que qualquer outro projeto mecânico, mas pelos vistos ..
     
  12. Boas, calma ,para turbo a compressão diminui , na situação que eu expliquei o carburador fica depois do turbo exemplo( R5 GT turbo ,11 turbo etc ),só nesse caso é que precisa de controlar a pressão da gasolina ,se o carburador estiver antes não precisa alterar.
     

  13. Sim eu percebi, se o carburador ficar antes do turbo já não irá haver pressão a ser exercida no carburador, pois a pressão só é criada na "linha" após o turbo !

    «Mas neste caso ( primeiro carburador e depois turbo) os problemas ja não se centram no carburador mas sim no turbo, pelo que parece vai haver problemas com o circuito de oleo ( refrigeração do turbo), e é vulnerável o aparecimento de folga no eixo do turbo ... Mas parece existerem carburadores ja preparados para isto, pelo menos ja existiu no passado uns kits próprios para adaptar a carros carburados a aplicação de um turbo... este kit era fabricado por uma empresa algures, mas isso acabou por se extinguir, talvez por não ser muito eficiente ou assim !
     
  14. Boas, não sei qual a razão dos problemas no turbo ,só se for por o ar passar já com gasolina por ele ou por não poder ter intercoler sem que ele retenha gasolina . O Renault 5 Alpine turbo usa carburador antes do turbo .
     
  15. Esta enganado amigo, não conheço muito os Renault mas se o Alpine for igual ou o mesmo que o GT5 turbo o carburador bem depois do turbo, tanto que o carburador era preparado para aguentar pressão !
     
  16. Não está não Pedro, olhe aqui.
     
  17. Não consegui perceber bem nas fotos, mas resumindo, todos os Renault turbo (os 5 pelo menos) tinham carburador antes do turbo, passando a gasolina misturada com o ar pelo turbo, ou apenas os Alpine tinham isso ?
     
  18. Boas,o Sr Pedro E. da Silva mostrou o motor do R5 Alpine Turbo mas para mim o motor do 8 Gordini que vem por acréscimo é mais espectacular principalmente pelo som . Assim eu lhe digo ,para mim uma boa carburação com uma boa arvore de cames lhe dá menos problemas e um som apaixonante e com menos problemas. (Já entrei em cenas dos dois tipos e ,para mim turbos abafam o som de qualquer motor bom mas gostei da experiência .Para turbo,ter atenção a todas as temperatura e pressão de ar, àgua ,óleo .
     
  19. Boas ,só o 5 Alpine tinha carburador antes do turbo,o 5GT turbo ,o 9 ,o 11, o 18 era depois do turbo , o Renault 5 Turbo era de injecção
     
    Rafael S Marques gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página