Máquina para soldaduras

OP
OP
L

Luis Silveira

Clássico
Esse tipo de máquina de soldar, não é o indicado para chapa tão fina como a dos automóveis. Só vais estragar.

Luis
 

Emanuel Manuel

YoungTimer
Boas!
Sei que este topico ja foi aberto a algum tempo,mas tenho uma duvida...
Eu em tempos pedi a um senhor amigo para me soldar umas coisas na bicicleta...i ele ligou um "alicate" au quadro da bicicleta i u outro "alicate" tinha uma tinha uma vareta que soldava ou ligava as partes que queria,quando tocava no quadro...
Agora qual destes è MIG/MAG ou TIG???
Aquiilo fikou soldado duma maneira que nem a martelada saia:D
Bem mas gostava de comprar uma maquina destas mas n sei qual sera a melhor,ja ouvi falar numas semi automaticas,mas como n estou dentro do asunto peçovos uma opiniao!

cumps.
 
:feliz:
Boas eu tenho utitlizado uma mig com gaz e realmente faz uma soldadura muito boa mas implica alguma pratica
Pic_2143_23.jpg

Esta foi das primeiras que fiz e não ficou muito bonita
 

Joao Cunha

Celicas Clube Português
Luis fernando Silva disse:
:feliz:
Boas eu tenho utitlizado uma mig com gaz e realmente faz uma soldadura muito boa mas implica alguma pratica
Pic_2143_23.jpg

Esta foi das primeiras que fiz e não ficou muito bonita
Qual a máquina utilizada?
 
Boas,
para soldar com o processo de soldadura MAG sem gás, é necessário
utilizar um fio de soldadura fluxado auto protegido.


Melhores Cumprimentos
Paulo
 

Silva . Nuno

YoungTimer
A soldadura MAG é uma soldadura indicada para chapa fina, requer alguma pratica mas rapidamente se consegue adaptar á máquina e fazer boas soldaduras. A soldadura TIG ainda é melhor para chapa fina, mas essa já requer mais paciência, prática e é mais dificil para quem está a iniciar-se nestas andanças.
 

Antunes Joao

YoungTimer
Amigo de longe a soldadura mig é melhor que a soldadura mag! Para chapa fina ou se usa mig tig ou soldadura por pontos quando para "cravar" painéis. Para quem não tem tem muita experiência em soldadura e quer logo começar por soldar chapa fina é um grande erro! Gastem primeiro uns bons metros de fio a soldar ferro mais grosso para se habituarem. Um dos maiores problemas na solda de chapa fina é que ao soldar a chapa funde muito rapidamente e acaba por cair a solda que leva consigo xapa fundida. Ou seja! Fica um buraco ainda maior para fechar. Uma das vantagem de soldar em mig e tig é que este usa um gaz protector que pode ser Argon puro para tig. Mistura de argon e co2 para mig ou então ainda ha quem use apenas co2 para soldar a mig. Este gaz apesar de proteger a soldadura criando uma atmosfera rica em co2 e argon também arrefece a solda. Ou seja ajuda a que a xapa não atinja o ponto de fusão tao rapidamente. Para soldar chapa fina aconselho uma maquina de soldar no maximo com 280/300 amperes.
 

Renato Silva

Clássico
O amigo Antunes João falou bem.

Tenho a acrescentar que na Tig se as chapas não estiverem mesmo juntas facilmente faz um buraco, principalmente se não usarmos a dita vareta para encher o espaço entre as chapas.

Soldar a Tig, sem a tal vareta, não vai haver adição de materiais exteriores ao aço que estamos a soldar, não alterando - ou alterando menos - as propriedades do metal. Isto é vantajoso porque torna a soldadura mais resistente, e é muito usado em quadros de motas e bicicletas daquelas caras que precisam de ser robustas...Motocross, BMX, Downhill, etc.
Justifica-se nestas situações, mas para trabalho de chaparia não se justifica Tig.

Mig é mesmo o melhor.
 

Rubem Santos

Clássico
Re: Para o Luis Fernando

Carlos Antunes disse:
Não tendo a pergunta dirigida a mim, peço desde já desculpa mas a soldadura MIG, além do arame também usa um gás. Cumps.

Olá amigo! tem uma MIG200 Portatil quer não usa Gás Acetileno.Funciona muito bem para Hobby,em cha de 6mm,faz a solda muito bem. estou Reformando um Anglia,precisei para um reparo atendeu bem.Rubem
 
Uma das vantagems de TIG e a possibilidade de variar a potencia constantemente durante a fusao da soldadura,resultando em soldaduras mais aperfeicoadas constante da qualidade e espessura do material a ser soldado.
 

mario de melo

Clássico
ora meus amigos para dar mais uma achega junto tres fotos duas das quais é uma MIG que trabalha com arame e gaz que neste caso é da cerveja pois fica mais em conta e é mais fácil de arranjar a outra é uma inverter que solda a eletro (com eletrodos), e que depois de mudar a polarização solda a TIG desde que se tenha os cabos e o gaz qué é argon.
 

Anexos

  • GARAGEM 2010 036.jpg
    GARAGEM 2010 036.jpg
    94.2 KB · Vistos: 38
  • GARAGEM 2010 033.jpg
    GARAGEM 2010 033.jpg
    110.1 KB · Vistos: 37
  • GARAGEM 2010 049.jpg
    GARAGEM 2010 049.jpg
    109.7 KB · Vistos: 34

Dani Castro

Castro
Bom dia Amigo!!

Em relação á soldadura é o seguinte, vou tentar explicar de forma simples:

Soldadura a MIG ou então muito conhecido por semi-automática, é um processo que envolve dois componentes, Gás inerte (Argon ou Hélio - cá na europa é usado mais o Argon, nos EUA usam mais o Hélio) e por um rolo de arame que se deposita automáticamente quanto se está a soldar. A função do gás é para, principalmente, a obtenção de um arco eléctrico que faz a ligação entre o arame e o metal base, formando assim uma região fundida conhecida por cordão de soldadura. O Gás também tem a função de proteger a região fundida do oxigénio.


A soldadura TIG, podesse dizer que baseia se no mesmo principio, tendo em conta, que aqui o operador deve ter alguma pericia com a tocha e com o metal de adição, já que relativamente ao outro processo conhecido por automático, este normalmente envolve uma tocha numa mão (tocha que que utiliza gás de protecção e que é necessario tambem para criar um arco electrico entre o Electrodo de tungsténio e o material base) e arame de adição noutra mão.

Na industria, a soldadura MIG é a mais facil de praticar, mas dependendo do tipo de trabalho que se queira, a soldadura TIG é a que deixa acabamentos melhores e cordões mais bonitos.. claro que a escolha de uma ou outra ainda depende de muitos factores.

Espero ter ajudado alguma coisa...
 
Topo