Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Luz da bateria

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Fábio Damião, 10 Mar 2010.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Fábio Damião, 10 Mar 2010.

  1. Boas pessoal. Venho com mais uma dúvida. Desde ontem que a minha 4l tem vindo a piscar a luz da bateria enquanto circulo em 4a mais ou menos a 50~60Km. Mas é um piscar muito fraquinho, mal acende a luz. Alguém sabe o que possa ser? Já pensei que possa ser um mau contacto, porque noto que a intensidade da luz aumenta quando passo em buracos. E se for um mau contacto onde pode ser? No alternador? Obrigado o_O
     
  2. Boas,

    Issso tem háver com o alternador...

    Penso que é por produzir pouca energia,ou seja, pode estar gripado.

    Pesso aos especialistas que me corrijam se estiver errado...

    cumprimentos
    jose_gomes
     
  3. Pode bem ser a correia larga , vê isso ;)
     
  4. pois, isto já me aconteceu... e lá tive eu de meter rolamentos novos... :))
     
  5. Carlos, se fosse isso não fazia barulho? aquele patinar...
     
  6. Pode ser tambem, mas se a correia for já velha e se tiver sem aqueles dentes não faz, tambem pode ser as escovas interiores ,ou o regulador de voltagem ou um simples mau contacto :feliz:
     
  7. As escovas do alternador gastas e a 1ª coisa a ver.
     
  8. Boas. Obrigado pelas respostas. As correias que ela tem foram mudadas à 1 mês... mas também não sei se a correia do alternador está bem fixa, visto que tenho afinador já no máximo e se rodar a polie do alternador, ela desliza sem puxar a correia. Mas que está apertada está, mas parece manteiga.... Mas com ela a trabalhar e em alta rotação, o alternador rola à mesma velocidade que o volante e a bomba. Já agora, é normal ter uma correia nova e o afinador estar no máximo?? É que já me disseram que aquela correia não era muito boa para ali, mas pedi numa loja de peças a correia para este modelo e deram-me aquela. =/
     
  9. Meu caro:
    Esse problema, pode ter diversas resoluçoes
    1ª Correia do Alternador A correia, deve estar bem esticada e o alternador nao deve rodar á mao com facilidade, caso estaja com folga excessiva ou nao seja a correia indicada para esse modelo, o que acontece é que quando o alternador está em carga, como a cooreia esta larga ele patina e nao carrega.
    2º verificar as ligaçoes do alternador se estao bem ligadas e sem oxidaçao.
    3º Verificar, as escovas do alternador, se estuveram gastas, tem que se substituir.
    4ª se tudo, o que atras referi estiver bem, possivelmente o regulador avariou.
    Espero ter ajudado.

    Cump

    Claudio
     
  10. Obrigado Claudio. Bom quanto à correia penso que não seja a indicada. Vou tentar tirar uma foto amanhã para verem. Não existe uma maneira de ver a voltagem que o alternador está a produzir ao relantim e ver se está ok?
     
  11. Já aconteceu na minha e foram as escovas do alternador substituidas ;)

    Qual é a marca do teu? O meu é Valeo (se não estou em erro)
     
  12. Penso que o meu também seja. Amanha confiro. Já agora a que preços andam as escovas para o alternador? Lembro-me de comprar mas para um berbequim... (xD tem tudo a ver).
     
  13. as escovas são baratas, a mão de obra á que é cara :D existem os Valeo que são os mais recentes, mas os 1ºs acho que era Ducellier se não estou em erro :huh: Uma correia deve de ficar sempre a meio de afinação se possivel porque depois se fica pequena, fica justa e apertada e força o alternador , muito bom pra lixar rolamentos :(- e se fica larga ja com o esticador no máximo, tende a patinar e a acender a luz , nem carregando :feliz:por isso deve de ficar se possivel sempre a meio para pequenso ajustes , ou menos ou mais , mas sempre com afinação ;)
     
  14. ja me lembrei :Dtambem saiu alguns alternadores Paris-Rhône :oo:ooacho que é assim que se escreve :huh:
     

  15. Boas,

    Pode verificar a voltagem que o alternador esta a produzir com um multimetro, basta encostar aos polo(negativo e positivo) da bateria.
    Para isso deixo aqui um video que explica como deve de efectuar essa operação.

    YouTube - How to Test Alternator Voltage Output (AutoUpkeep.com)

    Espero ter ajudado...;););)

    cumprimentos
    jose_gomes
     
  16. Carlos, as 4L montaram com várias marcas como essas que referistes, mais a Bosch e acho que há mais marcas mas agora não me ocorrem ;)

    Fábio se o teu alternador é Valeo, tás com sorte, pois para mudar as escovas não precisas desmontar o mesmo, o encaixe das escovas faz-se por fora e com ele no sitio, é facil a sua substituição B) se não me engano o preço ronda os 25 ou 30€.
     
  17. Então a avaria já está resolvida?

    Hoje tive a ver o da minha 4L e tirei umas fotos, pode ser que ajude B)

    Se o teu for igual ao meu (Valeo) é simples substituir as escovas, basta retirar os dois parafusos e desligar os dois fios...

    Aproveitei e coloquei uma protecções (isolamento) nos terminais.

    Ao limpar as letras desapareceram, mas não é grave pois é uma peça de desgaste e qualquer dia, já sei que tem de ser mudada novamente :rolleyes
     

    Ficheiros Anexados:

  18. Boas pessoal. Jorge obrigado pelas fotos. O problema já está resolvido. Foi tão simples que estive umas 2h de volta daquilo a tentar descobrir. Então não é que o cabo que liga o alternador a bateria estava a fazer mau contacto mesmo no borne da bateria, eu bem olhava para lá mas via-se que estava lá ligado mas depois de ter desligado todos os cabos do alternador, cortar as pontas que já estavam queimadas e voltar a ligar é que vi que o cabo estava um pouco solto do borne. Lá tirei o cabo cortei as pontas do cabo do alternador e motor de arranque e voltei a descarnar, apertei-os no borne e voilá! Problema resolvido. Às vezes acabamos por estar horas de volta de um problema que se resolve em minutos por falta de atenção! xD
     
  19. Pois, carros antigos são assim,,,,,,,,,,, gostam de nos dar cabo da paciencia.

    Ainda bem que tudo esta resolvido

    Cump

    claudio
     
  20. Amigo ao ralenti a carga e acima da bateria ou seja a 13 a 14volt verifica com um multimetro um abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página