Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

luta com a embraiagem do mini (tirar o volante)

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Rafael Matos, 14 Jun 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Rafael Matos, 14 Jun 2009.

  1. Boas pessoal,ando numa luta contra o volante do motor do meu mini, quero tirar a embraiagem, ja dei cabo de cerca de 11 pernos em conjuntos de 3 que sao necessarios para apertar o saca ao volante, simplesmente as roscas dos pernos (uso os parafusos que apertam a cabeça ao bloco) estica, o saca faz força e em vez de puxar o volante ao fazer força no pernos a rosca deles cede! ha algum truque sem ser o da marretada no saca?? pois foi isso que fiz e nao saiu!!
     
  2. Boa tarde.
    Ainda bem que não teve a ideia de começar as marteladas ao volante do motor, como muitos fazem e muito mal por sinal. O "truque" para esses casos é dar um bocado de calor com um maçarico no centro do volante do motor, nao é preciso ser muito, e depois com a ajuda do saca isso sai com facilidade e sem estregar nada.
    Cumprimentos.
     
  3. nâo querendo rejeitar a ideia do ze que jâ ê radical a forma mais facil de retirar os volantes ê, em vez de apertar os tres parafusos e depois forçar a rosca central fazer o contrario encostar o central e começar a apertar os 3 parafusos um de cada vez (como a ponta do volante ê conica funciona da mesma forma que os volantes de "conduzir" se os puxar-mos para nôs nâo saem mas se os abanar-mos para os lados saem logo. o mesmo acontece com os volantes mini se forem retirados nâo com a força exercida apenas para fora mas para os lados sai logo.... o meu conselho ê fazer este processo e deixar a forçar durante uns segundos e depois com um toque "SÒ UM TOQUE COM FORçA E NÂO VARIAS PANCADAS COM POUCA FORçA" no centro do saca e ele tem que sair


    -antes de fazer as coisas desta forma cheguei a cortar volantes ao meio. :)

    - quando for na montagem coloquem um pouco de giz na ponta do volante e apertem o parafuso com a força recomendada e chapa dobrada.
     
  4. pois andré, mas este ja rebentou montes de pernos! neste momento inclusivé ja moeu a rosca do volante!! vamos ter de abrir rosca com um macho e depois fazer uns pernos no torneiro, hoje demos calor com o maçarico, mas foi pouco, fiquei sem oxigenio, nao vejo maneira daquilo siar, é uma embraiagem da valeo....
     

  5. Faz o que o André disse, e bem.
     
  6. ja agora, desculpem a insistencia, mas é que tou mesmo aflito com aquilo..

    o que é preciso desapertar? eu desapertei o parafuso central e tirei uns 6 parafusos que apertam o prato de pressao ao volante do motor, mas o prato de pressao nao saiu fora, como é que ele sai?? é suposto ser estritamente necessario ele sair para tirar o volante??

    ajudem-me, abraço
     
  7. em ultimo caso empresto-te ali uma marreta de 5Kg :p (na brinca) .. isso decerteza que é apenas uma questão de jeito! boa sorte nisso..
     
  8. Então esse volante do motor já saiu?
     
  9. oh miguel, mas com a marreta de 5 ja ele levou...

    e sim ja saiu!! maçarico a ''topo'' ate que deu um salto encarpado de mais de 5mt's (ja com IVA) hehe
     
  10. não gosto de dar calor nos volantes pois o ferro perde algumas das suas propriedades com o aquecimento e pode mesmo destemperar.se querem aqueçam só o volante de forma a dilatar,nunca a cambota...o minimo de pancadas com o maximo de força....
     
  11. Para o volante do motor sair não é preciso por o metal incandescente, basta para isso aquecer um pouco e como o André disse, apenas o volante, pois o objectivo é o mesmo dilatar/folgar um pouco o dito centro do volante para que este saia.
    Em relação a este tipo de "técnica", é usada para montar e desmontar muito tipo de peças em motores, caixas de velocidades, máquinas (...), sendo que as temperaturas a que se submete as peças são sempre relativamente baixas, e como se sabe a maioria dos metais/ligas metálicas usados em motores e maquinas, são resistentes a variações de temperaturas, não afectando/alterando deste modo as propriedades dos metais.
    Espero que esse volante já tenha saído e que o restauro desse motor corra da melhor maneira.
    Cumprimentos
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página