Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Logotipos das Marcas

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 6 Jun 2007.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 6 Jun 2007.

  1. Re: Mascotes, amuletos e talismãs.

    ALFA ROMEO

    A cruz vermelha e a serpente coroada que devora uma figura humana são um aviso aos proprietários dos Alfas que podem sempre queixar-se sobre suas asas dianteiras que caem, dizia Nicola Romeo.
    Os símbolos são os cidade de Milão e o relacionado com as Cruzadas, daqui vem a cruz.
    Com a implementação das fábricas no sul de Itália para o Afasud, o logo deixou de ter "Milano" em baixo.
    Em 1907, Cavaliere Ugo Stella, um aristocrata de Milão e Alexandre Darracq, fabricante de carros francês fundaram a companhia "Darracq Italiana", que começou a produzir automóveis Darracq em Nápoles. Com o fim da parceria, Stella, com o financiamento de outros investidores italianos moveu a linha de produção para uma fábrica desativada em Portello, subúrbio de Milão, mudando, na ocasião, o nome da empresa para ALFA - Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. O primeiro carro produzido inteiramente pela companhia foi o modelo 24 cv de 1910, desenhado por Giuseppe Merosi (tendo este nome devido à potência gerada por seu motor). Posteriormente, Merosi participou do desenvolvimento de novos carros da ALFA, com motores mais potentes, de 40 a 60 cv. A ALFA também se aventurou nas competições automobilísticas, com os pilotos Franchini e Ronzoni participando da Targa Florio de 1911 pilotando modelos 24 cv. Entretanto, com o início da I Guerra Mundial, a produção ficou paralisada por 3 anos.
    Nicola Romeo assumiu a direção da empresa em 1916 e converteu a empresa numa fábrica bélica para atender as necessidades da Itália e dos aliados durante a I Guerra Mundial. Munição, motores e peças para aviões, geradores e compressores baseados nos motores de carros anteriormente produzidos e até locomotivas foram produzidas pela ALFA durante a guerra. Com o fim da guerra, Nicola Romeo assumiu o controle total da empresa, e a fabricação de carros foi retomada em 1919. Em 1920 o nome da empresa foi alterado para Alfa Romeo, e o Torpedo de 20 a 30 cv foi o primeiro carro fabricado sob a nova marca. Giuseppe Merosi continuou como desenhador -chefe e a companhia continuou a produzir bons carros de rua e carros de corrida de sucesso (entre eles o 40-60 cv e o RL Targa Florio).
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Re: Mascotes, amuletos e talismãs.

    PORSCHE

    O emblema da Porsche é essencialmente o revestimento dos braços da cidade de Estugarda, que foi construída no local de uma fazenda de um prisioneiro - daqui o cavalo. Os "chifres" e as listas vermelha e pretas são as peças dos braços do reino de Wurttemberg.
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Re: Mascotes, amuletos e talismãs.

    MASERATI

    O emblema da Maserati é mero orgulho municipal - o Trident é o símbolo tradicional de Bolonha, cidade onde os carros foram feitos originalmente.
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Re: Mascotes, amuletos e talismãs.

    LAMBORGHINI

    O logo da Lamborghini é muito simples de descodificar… é um touro a investir, simbolo de força e potência. Lamborghini amou a luta dos touros; isto é demonstrado não somente no logo mas pelos nomes dos carros… quase todos os nomes dos carros Lamborghini tiveram alguma conexão ao touro que luta, sejam ele um touro particular ou uma raça de touros.
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Bom topico.
    Não tem de mais nenhuma marca?
     
  6. Tenho aqui mais alguns, link
     
  7. Re: Mascotes, amuletos e talismãs.

    Para além de que Touro era o signo do fundador da marca, Ferruccio LAMBORGHINI.;)
     
  8. Bom topico
    Quem tiver mais que ponha aqui.
    Eu vou tentar por alguns
     
  9. FERRARI

    O "Cavallino Rampante", é o famoso símbolo da Ferrari, um cavalo negro sobre um fundo amarelo, normalmente com as letras S F de Scuderia Ferrari.
    Originalmente o cavalo era o símbolo doconde Francesco Baracca, um lendário ás das Força Aérea Italiana que pintava na parte lateral dos seus aviões. Baracca morreu muito jovem em 19 de Junho de 1918.
    Baracca queria o cavalo nos seus aviões porque o seu esquadrão os "Battaglione Aviatori", estava incorporado num Regimento de CAvalaria e tinha fama de ser o melhor cavaleiro da sua equipa.
    Em 17 de Junho de 1923 Enzo Ferrari ganhou uma corrida no circuito Savio de Ravena,e ali conheceu a Condessa Paolina, mãe de Baracca. A Condesa pediu-lhe que usasse o cavalo nos seus carros, sugerindo que traria boa sorte, mas a primeira vez que a ALfa permitiu usar o cavalo foi nas 24 Horas de Spa en 1932. A Ferrari ganhou.
    A Ferrari conservou o Cavalo Negro tal como havia estado no avião de Barraca mas com um fundo amarelo representativo da cidade onde nasceu Modena.
     

    Ficheiros Anexados:

  10. SUBARU

    Subaru foi a primeira empresa de automóveis japonesas a usar um nome derivado da sua própria língua. Consiste num grupo de seis estrelas – conhecidas também pelo seu nome japonês original do "mutsuraboshi "- na constelação de Taurus e nas pleiades tribais japonesas.
     

    Ficheiros Anexados:

  11. BMW

    A empresa foi constituída em 1913 e tinha sede em Munique, Baviera, Alemanha. Começou como fabricante de motores de aviões. O logo constituído por quatro quadrantes da cor branca e azul alterna é uma respresentação estilizada de uma hélice de avião que gira de encontro ao céu azul desobstruído. O logo representa uma lâmina branca da hélice de encontro a um céu azul. Reflecte as origens de BMW como um fabricante dos motores de avião militar durante 1ª Grande Guerra.O redondel do símbolo da BMW é o girar da élice do avião e o azul representa o céu.Também, o branco e o azul são as cores tradicionais do Baviera.
    O Simbolo da BMW deriva dos motores aero militares da Luftwafe construídos em Werke Bayerishe Motoren. Os planos desses motores foram guardados durante os bombardeamentos às fábricas que agora existem pelos Aliados.Na 2ª foto pode ver-se o logo da BMW em 1916.
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Francisco está excepcional. Um trabalho de pesquisa e de sabedoria espectacular.
    Os meus parabéns!

    Um abraço.
     
  13. PEUGEOT

    Pergunta Quiz: qual é a conexão entre a Peugeot e a Estátua de Liberdade? Um dos modelos os mais avançados de Peugeot foi conhecidocomo um Leão-Peugeot, que adoptasse o emblema do leão da cidade de Belfort, onde foi feita. Auguste Frédéric Bartholdi, escultor responsável pela Estátua de Liberdade em New York, fez também o esboço para o leão de Belfort.
     

    Ficheiros Anexados:

  14. MERCEDES

    A estrela três estrelas da Mercedes-Benz representa a dominação da terra, do mar, e do ar. Foi visto a primeira vez num Daimler em 1909, e foi combinado com a grinalda de Benz em 1926 para significar a união das duas empresa. O anel actual, liso que inclui a estrela foi visto pela primeira vez 1937. Este símbolo foi utilizado por Adolf Hitler como símbolo da propaganda nazi.
     

    Ficheiros Anexados:

  15. TOYOTA

    Os japoneses têm um pouco queda para emblemas loucos ou fora do comum. Daqui, o símbolo actual da Toyota que parece um vaqueiro com um chapéu grande, mas são na verdade três elipses que descrevem o coração do cliente, o coração do produto, e as oportunidades tecnologicas de expansão e de avanço, e a benção.
    Em Japonês, “Toyo” significa abundância , e “Ta” é arroz. Eu sou dito que algumas culturas Asiáticas acreditam que aquelas benções provoca uma abundância de arroz “sagrado”com grande riqueza . Quando a companhia foi fundada em 1937, o nome “Toyota” foi estudado comercialmente por Kiichiro Toyoda e usado melhor que o nome de família, “Toyoda”. Havia três razões para isto: Significa a separação da vida do trabalho e da vida de casa, simplificam a elasticidade com um começo auspicioso da empresa.O velho logotipo da 2ª foto foi supostamente utilizado em alguns modelos no início pela marca.
     

    Ficheiros Anexados:

  16. VOLVO

    Volvo significa “eu rolo” em Latim, e o círculo convencional é meramente sinal de que será de aço - a indústria mais famosa de Sweden antes de aparecer o IKEA longitudinalmente. O círculo e a seta representam o protector e à lança de Marte , “Classicamente” cada um dos planetas foi associado com o metal:Sol=ouro, lua=prata, Mercurio=bronze,Marte=aço, etc...,que é também um símbolo quimico do ferro .
     

    Ficheiros Anexados:

  17. As letras no alto são as iniciais dos nomes dos fundadores, Colin Chapman e de Anthony Colin Bruce. Não se sabe porque escolheu o “Lotus” para a sua companhia. O fundo verde é o tradicional “British Racing Green” em homenagem aos seus corredores, entre eles o lendário Jim Clark. O fundo amarelo simboliza Deus, o senhor Iluminado pelo sol.
     

    Ficheiros Anexados:

  18. CIZETA

    O logo do Cizeta é a cabeça de um lobo, representando o lobo fêmea que alimentou Romulus e Remus, crianças órfãs que fundaram Roma. As cores azuis e amarelas são as cores de Modena, Italia. A palavra “Cizeta” vem das iniciais do fundador, “CZ” Claudio Zampolli que era vendedor da Ferrari e desenhador de Lamborghinis.
     

    Ficheiros Anexados:

  19. DAIHATSU

    Motor Co. de Daihatsu, Ltd. (Daihatsu Kōgyō Kabushiki-Gaisha ) é um fabricante de carros Japonês. Muitos dos seus modelos são conhecidos também como jidosha kei (ou carros do kei) no Japão.
    O nome “Daihatsu” é uma combinação da primeira kanji (Carater japonês) e Osaka e o primeiro da palavra
     

    Ficheiros Anexados:

  20. RENAULT

    O diamante começou com um emblema redondo tipo bonnet. Em 1922 o centro do emblema foi cortado para permitir que o som se ouvisse. Começou fora do círculo e transformou-se numa forma de diamante em 1924.
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página