Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Lisboa - Dakar em 4L

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por FranciscoCabral, 22 Dez 2011.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por FranciscoCabral, 22 Dez 2011.

  1. Em primeiro caros amigos, peço desculpa mas não sei bem se este tópico se enquadra nesta secção mas foi a que me pareceu melhor, se necessário peço aos moderadores que coloquem no sitio certo;)

    Bem então a história é a seguinte: Desde há muito tempo que quero fazer uma boa viagem a Africa de carro. O ano passado foi a Marrocos com amigos e adorei a experiência. Há umas semanas surgiu a ideia...porque não ir a dakar? São 6.000km para ir...deve-se conseguir fazer. Surge então a questão...em que carro? Bem, no carro do dia a dia não é de certeza, até porque se avaria lá é o cabo dos trabalhos. Ora então, um clássico, acessivel, boa fiabilidade, muitas peças em território africano...claro, uma 4L. Em conversa com o meu pai ele lá alinhou na ideia de realizar esta viagem.

    Por isso está para breve a aquisição de uma 4L em estado razoável. A pergunta que faço aos fans das 4L é: o que é necessário fazer? (claro que uma grande revisão mas a nível de protecções de carter, amortecedores e radiadores, por exemplo)

    Peço agora a quem já fez uma viagem semelhante que aconselhe um percurso, etc, todas as dicas são bem vindas! Convido igualmente todos os fans de clássicos que queiram a juntar-se a esta viagem.


    Cumprimentos
     
  2. Eu gostaria de me juntar á viagem... mas os euros não me permitem.
    Logo, vou-me juntar aos outros entusiastas que vão acompanhar este tópico do inicio até ao fim.

    Venham novidades.
     
  3. Eu acho que por esta altura, anda uma por África a fazer a mesma coisa! O topico deve andar por aqui perdido!
     
  4. Ando com o mesmo "feeling" que tu, mas o meu caso é mais por toda a África. ;)

    Tens aqui uma aventura que ainda se desenrola neste momento em África tal e qual como já aqui mencionaram. ;)

    Isso de ir de clássico é genial, mas já sabes que de conforto não tem quase nada, mas o espírito é outro ao invés de um carro recente, aliás no que toca a peças caso precises, creio que as marcas francesas são as mais beneficiadas nesses locais. ;)

    De R5 também se vai caso queiras um carro de verdade e não uma carrinha (R4) :D
    Ver anexo 258364

    Tens também aqui uma malta que foi até lá abaixo e lançou até um livro do mesmo, mas estes já foram de jipe não recente topo de gama da Toyota. ;)

    ATÉ LÁ ABAIXO (book trailer) - YouTube

    E por fim aqui fica este que descobri agora mesmo. ;)

    Espero ter ajudado.;)B)
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Tens também este espaço de viagens que é bom. ;)
     
  6. Podes consultar os clube 4L ou os amigos das 4L.
     
  7. É verdade.
    Vi, inclusivé, uma peça na televisão acerca dessa aventura.
     
  8. A grande vantagem da 4L em relação aos demais carros é mesmo conseguir arranjar peças quase a pontapé, eles têm imensas e em caso de avaria também sabem reparar. Ontem tive a falar com um amigo que me sugeriu igualmente o r5 ou ainda o peugeot 505 (sem ser a carrinha). Estou à espera que surja um bom negócio mas em principio será mesmo r4.

    Quanto a percurso estou a pensar fazer a costa toda e evitar entrar no Mali e as "profundezas" da Mauritânia. Já tenho algumas informações em relação a vistos e vacinas mas mesmo assim carece de aprofundamento. Já descobri que na Mauritânia não há unidades hoteleiras pelo que levar uma tenda é essencial lol

    Já tinha conhecimento dessa viagem, já lhes enviei um email para que eles me ajudem numa ou outra coisa.

    Atenção que esta viagem será realizada dentro de 1 ano e tal. Quero ter tudo confirmado a 100%.
     
  9. Aproveito para deixar a pergunta, acham o r5 gtl superior à 4 gtl?
     
  10. Na minha opinião para as suas pretenções a 4L é muito superior, uma 4L passa seguramente onde não passa um Renault5. Isso é seguro.
     
  11. Mesmo o primeiro modelo do R5? Já andava a investigar o 5 GTL, algo deste genero renault 5 gtl 1983 5 velocidades - Vizela - Carros porque a verdade é que sai ainda mais barato que a R4, mas gostaria de ouvir todas as opiniões possiveis;)

    A mecânica não é igual/muito semelhante?

    Aproveito para informar que a dormida passará, em principio, por uma tenda de tejadilho feita à medida para o carro que se comprar. Já estou a fazer uns desenhos para ver como é que a vou fixar e desdobrar. Com esta solução possivelmente as únicas dormidas em hotel serão em Marrocos e Senegal, para irmos frescos para a viagem e para relaxarmos quando lá chegarmos;)
     
  12. Ao contrário do que se diz por aqui, sem dúvida alguma que o R5 GTL supera de longe a R4 GTL, se não estou em erro a cilindrada é a mesma, 1108cc, a R4 tem caixa ao pé do volante e o R5 tem caixa no chão este tem 5 velocidades e é sem dúvida um pouco maior que a R4 ;)
    Isso do R5 não andar nos mesmos locais em que a R4 se desenvencilha bem é uma teoria não aprofundada, pode-se dizer até que a R4 pesa um pouco menos, mas isso não chega para tirar conclusões ;)

    Pessoa que te possa dizer diferenças sobre os R4 e R5 é o Jorge Viegas, pois tem ambos. ;)
     
  13. Depois de alguma pesquisa está para breve a compra de uma r4 ou r5. Só vai depender do preço de cada um.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página