Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Limites na visualização de tópicos

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por Vitor Dinis Reis, 23 Abr 2016.

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por Vitor Dinis Reis, 23 Abr 2016.

  1. Um dos grandes problemas que se colocam a qualquer comunidade online é o equilíbrio entre a partilha de informação e a privacidade de cada um. O assunto assume outras proporções num fórum onde usamos nomes próprios e onde disponibilizamos bens, muitas vezes ou quase sempre, valiosos.
    Por um lado gostamos de mostrar um património que, embora particular, têm interesse público - o automóvel antigo. Por outro pretendemos manter alguma reserva, até por questões de segurança.

    No Portal dos Clássicos assumimos que cabe a cada um dos entusiastas decidir o que pode e quer publicar mas é fácil reconhecer que muitas vezes existem assuntos que não são partilhados precisamente por tudo ser aberto ao público.

    Posto isto, vamos propor algo novo: e se for possível cada um optar por um nível de privacidade nos seus tópicos? É simples, basta utilizar o simbolo "+"seguido de um dos níveis existentes: registados, 10posts, 100posts, portalistas ou premium.

    +registados - reservado a entusiastas registados no Portal.
    +10posts - reservado a entusiastas com um mínimo de 10 mensagens.
    +100posts - reservado a entusiastas com um mínimo de 100 mensagens.
    +portalistas - reservado a entusiastas com o estatuto "Portalista"
    +premium - reservado a entusiastas com o estatuto "Premium"

    Exemplo 1: encontrei um "negócio da china": um Alfa Romeo Giulia 1300 TI vai a caminho da sucata e consigo salvá-lo por 100€. Infelizmente nem eu nem ninguém no meu circulo de conhecidos (incluindo o Camacho) temos o cash disponível e amanhã e dono vai ao centro de abate. Porque não partilhar no Portal apenas entre os Portalistas?
    Assim, em vez de abrir o tópico com título "Giulia 1300 TI para salvar" escrevo "Giulia 1300 TI para salvar +portalistas"

    Exemplo 2:
    comprei um clássico! Estou em pulgas para contar aos amigos no Portal mas... a todo o mundo? Não! Abro um tópico e em vez de "Um clássico... novo!" escrevo "Um clássico... novo! +registados" e voilà... apenas entusiastas registados sabem qual é a novidade!

    Simples e prático, não? Podem testar em tópicos que criei em Off-Road

    Esta opção está dísponivel nos fóruns:
    O nosso hobby: Clássicos
    Diários de Bordo
    Perdidos e Achados
    Oficinas Especializadas (todas as marcas)
    Clássicos na Net
    Off-Road
     
  2. Ideia fantástica, Vítor!! Muito obrigado!
     
  3. E já se pode fazer isso em tópicos anteriores editando-os?
     
  4. :thumbs up:
    Sim ;)
     
    Nelson C. Santos gostou disto.
  5. Boa! Obrigado Vítor!
     
  6. Tentei editar o título de um tópico e apareceu isto:

    Fóruns Portal dos Classicos - Erro
     
  7. E agora?

    Estás tramado Vítor! :)
     
  8. Grande Vítor, sempre a inovar. Era uma das minhas "revindicações" relativamente ao nível de exposição pública que alguns posts tinham. Assunto resolvido.

    ps: uma Giulia por 100 euros e eu não a comprava? Vendia um rim, um braço e um osso da bacia para ter uma Giulia.
     
  9. Excelente ideia!
     
  10. Eu, como sou pobrezinho (sobretudo em respostas), não concordo muito com isso. Não sou muito apologista de utilizadores de 1ª e de 2ª... etc.

    Sou mais favorável a fechar mais conteúdos para o exterior (isto é, aquilo que qulaquer mortal pode ver) e, talvez restringir o acesso aos páraquedstas que vêm aqui pôr 4 ou 5 posts.
     
  11. Porreiro!

    Esta configuração aplica-se apenas à primeira mensagem de um tópico? certo? E define os limites das respostas seguintes?

    Quer então dizer que até agora os nossos posts estavam acessíveis a "não registados"?

    Daqui para a frente, se não se escolher nenhuma opção, os tópicos ficarão acessíveis a "não registados" por defeito?

    Se alterarmos os tópicos antigos, o que acontece às mensagens e aos membros que tinham mensagens nesse tópico? Perdem acesso?
     
    #11 JorgeMonteiro, 23 Abr 2016
    Última edição: 23 Abr 2016
  12. Tenho a certeza que há muito pessoal que não se regista e vem ver aqui umas dicas de como tratar os seus clássicos, vendo muitos posts das oficinas especializadas.

    (Tanta certeza, porque antes de comprar o carro, li muitos tópicos aqui! :D: )

    Mas a ideia de ser "user - based" e muito boa, cada um decide ou não partilhar a informação sobre o seu carro, e aposto que muita informação que já temos vai continuar a ser disponível.

    Pode ser que até dinamize o fórum e haja mais registos e alguns destes quebrem a barreira de voyers e lurkers para partilhar ideias! :))
     
    afonsopatrao gostou disto.
  13. Resolvido! Foi um erro provocado pelo adiantado da hora :wacko:

    Haaa e pensas que eu não tinha já ficado com ela?

    Sim, estou convencido que será o que irá acontecer com alguns (poucos) tópicos.
    Não, aplica-se a todo o conteúdo do tópico, excluindo o título. Até agora têm estado tudo acessível e daqui para a frente continuará assim, excluindo os casos em que o autor do tópico defina alguma regra.
    Nos tópicos antigos que venham a ser restringidos, os membros sem autorização ficam sem acesso aos seus próprios comentários, caso tenham participado.

    É isso, como em quase tudo na sociedade, temos de dar para receber. Mas nós, staff, não temos a pretensão de decidir unanimemente o que cada um pode dar ou receber, assim essa decisão passa para o autor do conteúdo.
     
  14. Ó Vítor, sei perfeitamente que tens um trabalho ingrato e não remunerado, mas continuo a não conseguir! :(

    Agora o título ficou assim:

    Alfa Romeo Junior Zagato +portalistas
     
    André Paixão gostou disto.
  15. Sim ,está feito! Agora é visível apenas a quem têm o título "portalista". Experimenta fazer o logout e verás :cool:
     
  16. Ok!! ;) Obrigado Vítor!
     
  17. Concordo perfeitamente, uma comunidade como esta só existe porque há pessoas que ajudam e partilham e se querem utilizar também têm de partilhar não vir cá só "beber" informação e não contribuir. Na minha opinião parece bastante bem, até porque dá para estabelecer vários níveis.
     
  18. Excelente medida,
    Obrigado!
     
  19. Concordo.

    Perfeito era ter opção para determinado membro não ver! :)
     
    afonsopatrao gostou disto.
  20. Meus caros, desculpem lá a minha falta de entusiasmo mas... estamos a catalogar o tipo de portalistas? Portalistas de 1ª, de 2ª, 3ª??? Sinceramente não acho nada benéfico para a comunidade.
    Uma coisa é controlar os "mirónes", outra é impedir alguém, que até pode ter uma participação regular mas ainda não atingiu determinado título de portalista, de não ter acesso aos conteúdos.

    Uma opção seria restringir determinadas áreas a membros e outra, mais radical, bloquear o acesso a membros que não mantenham uma participação regular. Como? Obrigando a um número mínimo de postagens mensais ou algo do género.

    Nestes moldes creio que muitos poderão perder o interesse de continuar a participar.
     
    Joaquim Hermenegildo e Samuel gostaram disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página