Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Legalizar Uma Motorizada! Preciso Da Ajuda Dos Entendidos...

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Ricardo Neves, 23 Out 2012.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Ricardo Neves, 23 Out 2012.

  1. Boas!

    Tenho uma Famel Zundapp "de três", oferecida há mais de 15 anos por um amigo (entretanto já falecido há uns anos), contudo ele não tinha os documentos da mota e nem tão pouco sei qual a matricula dela, nunca a vi!

    Gostava de poder registá-la em meu nome e reaver a matricula!

    Há alguma forma legal de o conseguir?
    Desconheço se a mota estava ou não em nome dele quando ma ofereceu! :(

    Se já alguém conseguiu resolver uma embrulhada destas que me ajude...
    Obrigado
     
  2. Então ninguém consegue dar umas dicas?!
     
  3. Amigo Ricardo tenho um problema Parecido
    Tenho documentos mas o dono etsá desaparecido nem a própria filha sabe dele
     
  4. Para mal dos nossos clássicos!!
    Se conseguir saber alguma coisa...eu partilho!!
     
  5. Boas pelo que tenho lido por aí a maneira que existe é mesmo a lei do uso e campeão(axo que é assim),que só poderá ser utilizado arranjando X testemunhas e já possuir a moto há mais de X anos,e gastando bastante dinheiro com um advogado,mas,nem sabendo a matricula da moto é complicado.Se eu fosse a ti o que faria era comprar uns docs por aí na net, acho que te daria menos dores de cabeça, e ainda poupavas bom dinheiro porque da outra forma que te falei anteriormente ,li por aí num forum que um user gastou perto de 2000 aerios para pagar despesas,advogados etc...Resumindo,mtos dos nossos clássicos estão condenados a desaparecer mais tarde ou mais cedo pois a nossa legislação não nos ajuda a preservar o que de bom se fazia por cá.
    cumps
     
    JoaoFonseca gostou disto.
  6. Triste realidade.
    Ou então comprar um modelo identico com documentos e restaurar uma.
     
  7. Falei com uma pessoa que trabalha nas Finanças e foi-me dito que nessa situação o herdeiro directo é que pode fazer o registo da motorizada, visto não teres nem saberes qual a matrícula do veiculo terás de usar o número de chassi ou motor para saber quem é o anterior dono e a partir daí fazer o registo. No meio disto tudo tens de ter um "amigo" ou na PSP ou no IMTT para te ajudar...boa sorte.
     
  8. Obrigado a todos!
    Entretanto fui desenterrar uns papeis velhos e li por lá uma matricula referente à Zundapp, que depois associei com uma chapa de matricula que andava aos tombos num caixote lá pela garagem! :D
    Fui à câmara e pedi uma declaração das caracteristicas da motorizada (substitui o antigo livrete visto que não passam 2ª via).
    Agora como lá consta a propriedade vou tentar localizar o antigo dono, que não era quem ma ofereceu e quem sabe consiga resolver esta embrulhada!!

    A ver vamos! :D
     
  9. Boa amigo, vai dando noticias estou interessado.
    Na câmara deram-te um papel com a morada?
     
  10. Boas João!

    O que fiz foi dirigir-me à Câmara Municipal do Porto (neste caso a matricula é de lá), tendo solicitado uma 2ª via do Livrete alegando que se havia extraviado e que apenas tinha a declaração de venda assinada, mas como já não emitem livretes de veiculos com matricula camarária, emitiram-me uma folha/declaração onde constam todos os dados que estavam inscritos no livrete/titulo de propriedade. Nome do proprietário em que está registado o veiculo, morada, caracteristicas do veiculo, etc.
    Foi devidamente carimbado com selo branco da Câmara Municipal e de acordo com a funcionária, desta forma e igualmente na posse da declaração de venda já é possivel transferir a propriedade e solicitar a substituição da matricula no IMTT.
    Agora quando tiver oportunidade vou tratar "do resto"!

    Cumprimentos
     
    JoaoFonseca gostou disto.
  11. Excelente e o que tenho que fazer .
     
  12. Boas. Eu sou novo nisto e precisava da vossa ajuda. Estou a restaurar uma Famel z3 que me foi dada por um velhote que a tinha parada em casa à cerca de 15 anos. A motorizada tinha-lhe sido dada por outro homem à muitos anos atrás. O problema é que acho que esse senhor não lhe deu os documentos nem nada disso. A motorizada tem matricula camarária. Queria saber como pedir a 2ª via de documentos e nova matrícula. Será que me podem dar uma ajuda?
     
  13. Rui, a forma de pedir a documentação está descrita acima, é só leres como, quanto à troca da matricula, depois de teres os documentos na tua posse e a declaração de venda, vais ao IMTT ou a um notário/conservatória e fazes a mudança.

    Boas voltas
     
  14. Tenta ir há camara onde o Dono vivia ou a tinha pelo nome talves te digam
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página