Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Legalizar medidas de pneus!

Tópico em 'Legislação' iniciado por Guilherme Sá Marques, 22 Ago 2007.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Guilherme Sá Marques, 22 Ago 2007.

  1. boas pessoal,

    passa-se o seguinte, eu tenho um mini 1000 que só tem jante 12 no livrete e pretendo por uma jante 13".
    Já liguei para a DGV e eles disseram que precisava de um certificado da marca, ora eu disse que a marca (morris) já nao existia! a senhora disse-me que tinha de ir lá com o carro pronto para eles inspecionarem e que nao precisava do certificado da marca já que esta nao existe!
    O mesmo se passa com o motor pois quero por o motor do 1275cc...

    ou seja tenho que comprar tudo e colocar no carro e depois ir lá..e se não passa?? pois..fico com o carro todo ilegal e ja gastei o dinheiro!
    Também gostava de saber o que tenho de pagar a mais de aumento de cilindrada (1000cc para 1300cc)!

    ha a senhora disse que na inspecção eles so iam ver se o carro tinha segurança para circular na via publica!

    acham que passa??? ficará assim tão caro??
    é que sinceramente nao me apetece muito andar com o carro ilegal!

    abraço
    Guilherme Sá Marques
     
  2. Em relação à medida dos pneus sei que alguns clubes monomarcas tem pessoal que faz uma declaração para poder legalizar na DGV.
    Em relação ao motor se não tiver documentos do mesmo, será um pouco complicado legalizar. mas nada é impossível. Em relação à inspecção tudo depende do sitio onde vá. Alguns implicam com coisas mínimas mesmo.

    Enfim é tudo uma questão de sorte
     
  3. o que a senhora me disse é que se nao existe a marca não é preciso nenhuma declaraçao da mesma (obvio pois ja n existe, tinhamos de desenterrar o senhor morris lool) e como tal so precisava de passar nas medidas de segurança!
     
  4. Para pedir a homologação de pneumáticos é necessário uma declaração da marca do veiculo, junto ao importador do veiculo.
    Caso não exista representante da marca em Portugal, é necessário uma declaração de um Engenheiro Mecânico que faça uma declaração com o nº da cédula, dizendo quais os pneumáticos que podem equipar o veiculo.
    Existe uma tabela com a correspondência do tamanto da jante e a medida para os diferentes tamanhos com respectivas jantes, cobram em média... 50 a 80 eur.
    Tenho um Dodge que até à pouco tempo não tinha representante e mandei averbar quatro medidas de jante 15, sendo a jante de origem de 13''.
    Saudações Clássicas,
    Samuel Almeida.
     
  5. pelo que a DGV me informou, nao é necessário pedir ao um engº mecanico, eles na inspecção tecnica verificam se o veiculo pode circular com segurança!
     
  6. boas pessoal mais uma vez,

    fui hoje á DGV e ja tenho a inspecçao tecnica marcada para amanha (para me legalizar jante 13") a ver vemos!
     
  7. boa sorte, esses gajos ás vezes são um pouco picuinhas....
    eu tb gostava de aumentar a cilindrada do meu datsun 120y para 1600, com o motor do SSS, acham que eles deixam?? ja tenho tudo, era msm só perder o receioo_O eu tou um pouco com medo de arriscar a ir logo á inspecção, e se me apreendem o carro?, por outro lado, ja houve quem me dissesse que nem olhavam muito a isso, como o motor é da epoca podia deixar passar, mas e as emissoes??, eu no livrete ja nem tenho o numero do motor, por isso por aí não podiam pegar....
     
  8. boas,

    eu tb pretendo mudar o motor do meu e irei faze-lo e legaliza lo, na DGV podes por o motor que quiseres, se tiver com a normas de segurança para circular na via publica passa-te na boa! ou seja, metes um motor mais potente mas tb tens de por suspensao e travoes!

    boa sorte
     
  9. a sério??? ehpa estou muito mais moralizado!!!:huh: depois venha dizendo novidades...
     
  10. Boas, ando com o meu carro com pneus mais largos que os de origem e com um motor com cilindrada superior à original no meu mini. E na inspecção só tenho apontado o o tamanho irregular dos pneus... é assim tão grave? Qualquer dia vou preso...
     
  11. lol se vai preso não ha de ser porcausa dos pneus!!
    o grande problema não é a inspecção, pois todos sabemos que com uma nota verde passamos, o problema é mesmo a policia que implica com tudo e com nada!

    em relação á DGV vou vos relatar tudo o que a senhora me disse:

    Eu inventei uma historia á senhora dizendo que o meu motor tinha gripado e que queria por um motor novo, mas que já nao se vendem destes motores e quem os tem nao se querem desfazer deles (1275gt procurados para a competiçao). A senhora disse-me que podia mudar o motor mas que precisava de uma declaração da marca a dizer que podia por outro motor no carro e que ficaria seguro com o mesmo. Eu disse á senhora que a morris já nao existe e como tal não é possivel obter a tal declaração! Ao que ela me disse que se a marca já nao existe não é preciso declaração, basta instalar mos o novo motor, seja ele qual for (no caso de aumento de cilindrada é preciso pagar por cada cm3 a mais - nao sei preços mas vou tentar saber) e ir á inspecção tecnica com uma declaração da oficina que fez o trabalho, em como o trabalho está bem feito e que se responsabilizam pela segurança do carro na estrada. é preciso também um papel com a origem do motor, marca, modelo, cilindrada e codigo de motor!
    depois é so ir á inspecção tecnica e passar! eles lá vao verificar tudo, se tem fugas, se o motor está bem colocado e em segurança, se tem catalizador(no caso de motor recente), se a emissao de gazes nao passa uma certa percentagem que está tabulada e claro vao ver se o carro tem travoes e suspensoes para a nova potencia (se alterada a potencia do motor)

    Não é barato mas não é impossivel como muitas pessoas pensam! deparamos nos muitas vezes com carros "tuning" com motores diferentes e alterações nao legalizadas e eles passam a vida a queixar-se mas a verdade é que nao teem razao pois tudo é legalizavel! haja € (sim porque eles fazem 1000modificaçoes ao carro!)

    Nós (donos de morris, austin, hillman, etc) temos mais sorte pois as marcas ja n existem e ja n precisamos "da tal declaração" que normalmente é recusada pela marca.

    no caso do datsun não sei como funciona pois a datsun mudou de nome e ficou nissan enquanto que a morris e a austin morreram e mais tarde nasceu a mini que faz parte da BMW!

    espero ter ajudado!

    ps: senhor admnistrador volto a pedir que mude o meu nome para Guilherme Sá Marques já que Gualter não é o meu nome e a minha mãe certamente não gostaria deste novo nome com que me batizaram:D
     
  12. se os motores forem parecidos exteriormente... ninguem chateia... ninguem vai abrir o motor para medir a cilindrada, mas no caso de motores muito diferentes, o_O na inspecção devem pegar logo, mas eu logo vou á DGV expor o meu caso, a ver o que me dizem....espero que corra tudo bem.....agr isso dos peneus, é simples, até na nissan aprovam 13 pa datsuns 1200, mas paga-se!!! á volta de 60-80 eurios
     
  13. tou a pensar fazer umas alteraçoes num datsun mas ainda tou a estudar.quero fazer um datsun 1600 vtec. ainda nao tenho a certeza do modelo datsun k devo comprar porque quero saber se o motor cabe? eu sei k o datsun tem traçao atras mas tou desposto a tentar! o k axam?
     
  14. Boas,
    Não é bem assim, eu tenho um carro alterado, parachoques, jantes, farois Fumados, filtro de ar K&N, Barra estabilizadora, Travões desportivos, componetes de motor alterados, e muito mais, e quando eu apresentei o carro na inspecção da DVG, o que eles disseram foi que o carro está alterado, não está de acordo com o original, e se eu quisesse legaliar o carro teria que fazer um teste por cada componete novo no carro.

    Assim o fiz, um teste especifico por cada alteração, para no final dizerem simplesmente que o carro não está em condições de andar na via publica por é um carro tuning nomeadamente dedicado a street racing.

    Meus amigos, o meu carro tem potencia mas não para corridas, eu ainda disse que pagava para legalizar na qual eles disseram que a legalização não podia ser possivel, na qual o carro apresenta uma enorme segurança, mas como era potente demais não poderia circular na via publica.

    Até hoje não tive grandes problemas com a policia, pois tenho tido sorte, assim o espero.

    Abraços
     
  15. boa tarde amigos, será possivel que alguém me possa informar se a Fiat me passa uma declaração, para que possa equipar o meu Fiat 127 de 78, o qual estou a recuperar dos pés à cabeça... ele já têm homolgado no livrete pneus 135/75/13 e 155/75/13 e pretendia realmente a medida de 175. Obrigado e abraços
     
  16. eu sei que no norte existe um instituto axo que è LTA, que legaliza todo tipo de pneus e jantes nos carros, tem umas certas regras,nao roçar nos guarda lamas,nao sair da carroceria e pouco mais,sei tambem que uma vez por mês ,mediante marcaçao tambem fazem em santarem.....vou ver se descubro mais depois ponho aqui...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página