Legalização? Nem pensem nisso!

Carlos Alves

YoungTimer
Tem Calma é Só O Preço Para Teres Uma Linda Maquina Concentra-te
Na Maquina Que O Preco Temos Todos Que Pagar No Dia A Dia, Senao Vejamos Ia. Iva Sobre Ia, Imposto Petrolifero Iva Sobre O Mesmo Etc
Para Te Rires Tenho Um Automovel Com Documento Provisorio De Circulacao Que Ja Tem 12 Carimbos De Revalidacao Por Causa De Uma Troca De Pneus ! Da Pra Rir Mas é Legal,e Custa $$, Recomedo-te Que Da Proxima Vez Consultes Uma Empresa Especializada Poupas Chatice E Dinheiro Gastas Quase O Mesmo.
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Boas,

Pois, eu também teria ocultado a chegada do carro se tivesse tido essa hipótese, mas como veio de barco não tive escolha mesmo. O mal foi esse.

De qualquer forma, agora mandei uma contestação por escrito ao Exmo. Sr. Director da Alfândega a exigir a troca da matrícula. Afinal, mesmo que tenha passado o prazo da isenção, o carro não deixou de ser antigo! Eles é que quiseram ter menos trabalho e fizeram o processo pelo regime geral. Agora têm trabalho a dobrar! Não sou eu que tenho de desembolsar pela preguiça e incompetência deles...
 
Amigo Eduardo,
Se bem me lembro a Alfandega é o penultimo passo nos meandros desta burocracia. (veja o tópico "Legalização de um carro em estado de restauro" em "Legislação" de 12/1/07).
No seu caso, penso que a Alfandega dirá que nada tem a ver com matriculas, efectivamente isso é um assunto da DGV.
Boa sorte.
Cumpts.
 
:huh:
Pois é...
Infelizmente este nosso hobby por vezes torna-se uma fonte de problemas.
Mesmo em casa com a esposa ou fora de casa com questões burocraticas.
A minha ultima discução foi precisamente por a patroa não querer que eu gaste dinheiro com isto...
Mas acredito que vale a pena lutar pelo nosso passatempo.
As mãos sujas de oleo e ferrugem compensam as chatices.
Não desistas Eduardo!
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Amigo Rogério,

A emissão de uma matrícula é solicitada pela Alfândega à DGV, e a responsabilidade neste caso de ter sido pedida uma matrícula "ordinária" foi da Alfândega, pois por ter pago o IA fizeram o processo de emissão de matrícula pelo regime geral, e não como antigo.

As matrículas de época, tanto quanto sei, é uma opção que não acabou. O que foi extinto pelo novo regime foi a possibilidade de isenção que era dada aos veículos de interesse histórico através da vistoria do CPAA. No entanto, continua a poder-se solicitar a emissão de uma matrícula de época. Só que se for por substituição de uma nacional já emitida, é uma brincadeira de 250 euros. É por isso que eu quero que seja a Alfândega a corrigir o erro, a asneira foi deles e não sou eu que tenho de pagar por isso.

Esperemos a ver o que o Sr. Director diz... a bola já está no campo dele.
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
carlos jorge sol teixeira disse:
o pais da Europa que mais se ouve falar:(

...MAL!

É que nunca se ouve bem desta peste de sítio. Eu cada vez mais tenho vergonha de viver neste país, sinceramente. Oxalá o pessoal se passasse dos carretos e fizesse outra revolução, porque o 25 de Abril já era.

Ainda ontem fiquei em frente à tv incrédulo ao saber que somos visitados pelo Dalai Lama em pessoa e ninguém fez uma recepção oficial ao homem! Que raio de governo é este? E para quê? Pra não chatear os chineses, que só trazem com eles o fim da nossa indústria? É um grande favor que nos fazem!

Bem, vou enfiar a cabeça debaixo da torneira porque estas coisas poem-me a ferver...

Como já disse várias vezes, existe em Roma um monumento às conquistas do império Romano onde se pode ler: "Existe na Ibéria um povo que não se governa nem se deixa governar"... vejam lá se adivinham quem era?

Ao menos somos coerentes, né? 2000 anos depois, nada mudou!
 

Carlos M Ramos

YoungTimer
Alguem dizia " temos aquilo que mercemos " á 30 anos que andamos a votar no "sistema".O povo vota ,os politicos dizem " o voto é um direito ,é um dever civico " (vão lá votar que a gente agradece)
Esta malta é mesmo estúpida (pensam os politicos),e com razão?
O povo é masoquista,leva no pêlo,estrabucha,comenta,fala,fala,fala,mas no fim vai lá votar?
Os politicos fazem aquilo que bem entendem (quero, posso,e mando).Ditadura democrática.Portanto CONTINUEM A VOTAR .....

Desculpem-me este ápàrte !!!!!
 

Rui de Pinho

YoungTimer
Olá,

talvez aqui me possam ajudar... li as sites do dgv e outras na net portuguesa mas nao encontrei resposta que me faz entendar o sistema de legislacao de um carro classico em Portugal...

Sei que desde este ano isso mudou e agora para poder legalizar um carro se necessita as gramas do CO2.

Mas também se necessita esses dados para um carro clássico ou existe para esse tipo de veiculos um processo diferente?...

Agradeco desde já as todas as informacoes sobre este assunto.
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Rui de Pinho disse:
Olá,

talvez aqui me possam ajudar... li as sites do dgv e outras na net portuguesa mas nao encontrei resposta que me faz entendar o sistema de legislacao de um carro classico em Portugal...

Caro Rui,

A legislação portuguesa é mesmo assim, é feita para só quem a faz entender... :D

Com a entrada em vigor do novo regulamento, acabou a isenção de IA para os clássicos (é só vantagens...), logo têm de pagar imposto como qualquer outro veículo, apenas beneficiando da redução de 80% pela idade. Como a nova tabela do IA inclui as emissões de CO2, é necessário introduzir essa informação. Como no caso dos clássicos obviamente ela não existe, têm de ser testados, e isso é feito na inspecção técnica por meio de uma banca de ensaios com um tapete rolante e uma série de trajectos simulados, dos quais no final sai uma média das emissões obtidas.

Eu também não sabia disso, fiquei a saber quando no final do que eu julgava ser uma inspecção normal o inspector saiu com o meu carro do centro e deu a volta para outro hangar ao lado onde estava a banca de testes. Depois é que me explicaram isso. As pessoas têm tanta fé em nós, é uma alegria ver que o lado humano desaparece quando se tem em mãos estas coisas.

O meu, com um carburador novinho em folha e afinadinho (ainda não lhe tinha posto a ignição electrónica) deu 251 g/km... nada mau, se considerarmos que tem 40 anos!

Mas seja como for, acho é indecente agora tratar-se um clássico como um usado ordinário qualquer moderno... mas enfim, quem sou eu pra conseguir mudar o que quer que seja?
 

Miguel Menezes

Sumybraga
Caro Eduardo
Não sei as reais causas que o levam a vender esse belo carro mas se é pelos problemas que lhe causou não venda pois vai arrepender-se depois.:(
Espero que tudo corra pelo melhor:feliz:
Miguel
 

Paulo Vicente

YoungTimer
Ola boas
pois e isto e o pais que temos
hoje ao falar com o proprietario de um centro de inspecçoes ele
disse me que os nossos classicos entretanto vao começar a pagar
um imposto quer estejam a circular ou nao ( I.P ) imposto de posse ?? e quanto maior for a cilindrada
maior sera a quantia a pagar de imposto ?? por serem mais poluentes.
alguem sabe alguma coisa a respeito de isto ?
se for verdade e mais um problema
Cumprimentos
Paulo Vicente
 
Topo