Legalização de clássico

Pedro Pedro

YoungTimer
Boa tarde;

Peço a vossa ajuda para a resolução do seguinte problema;

Em 1995, um amigo do meu Pai ofereceu-me um Triumph Tr7, de matricula FU-_ _-_ _, sem documentos, uma vez que tinha adquirido o carro em 1982 e o vendedor nunca lhe entregou os documentos nem sequer qualquer declaração de venda.
Sei apenas que o carro foi comprado em Vila Real de Trás-os-Montes, nem sequer sei o nome do vendedor.
Ao tentar regularizar a situação, deparei-me com a matricula cancelada por falta de inspecção.
Entretanto falei com um notário que me aconselhou a fazer a usucapião do carro, apresentando para o efeito duas testemunhas e certidão do registo automóvel onde conste qual o último proprietário do carro, a fim de serem publicados os respectivos editais.
Sucede que a Conservatória não passa a certidão, argumentando que tal é impossivel por a matricula estar cancelada.
Julgo que para repor a matricula terei que efectuar primeiro a inspecção e depois requerer a reposição, no entanto o problema é que a reposição apenas pode ser requerida pelo proprietário.
A tudo isto acresce que o carro necessita de algumas reparações e não queria estar a investir no veículo sem ter a certeza que consigo regularizar a situação.
Alguém me pode ajudar?
Obrigado
 

Eduardo Flôr

Clássico
Bem, ai esta um caso complicado.
Pelo que percebi precisa primeiro da matricula para poder mudar de proprietarios, mas como nao tem matricula não o pode fazer, mas para a obter tem de ser pedida pela proprietário...
Hum, penso que devia pedir uma segunda opinião, e insistir juntos dos organismos uma resposta que o ajude.
Pode ser que surja aqui alguém que ja tenha passado por isso
Pode começar por ir ao imtt ou a conservatoria, ja nao tenho a certeza, e pedir o levantamento de todos os proprietários do veiculo e tentar entrar em contacto com o antigo dono de forma a regularizar a passagem da viatura.
 
Topo