Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Largura de Eixos Datsun1200

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Pedro Miguel, 30 Nov 2010.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Pedro Miguel, 30 Nov 2010.

  1. Boa noite a todos! Tenho uma questão para a qual não consigo arranjar respostas muito conclusivas e precisava também de um conselho.

    É o seguinte, tenho tido o meu 1200 parado, pois decidi comprar umas abas e umas jantes 13'' para o poder baixar e alargar ligeiramente, pois sentia o carro demasiado solto. Comprei então o conjunto que se vê por aí de abas e jantes de 7'' e ET-7 pois, à partida, ficaria com a jante quase à face da aba. No entanto isto não aconteceu. A jante ficou até bastante mais dentro do que imaginava. À frente até que está quase bom mas atrás ficou muito dentro ainda. Dá ideia que devia ter mais uns 15mm atrás mas à frente não tanto.
    Questão: Devo ainda assim comprar uns espaçadores para que consiga ter a jante mais à face? É aconselhável ter o carro mais largo à frente do que atrás? Bem, espero ter-me feito entender :D

    Obrigado!
     
  2. Bem os espaçadores normalmente é mais por uma questão de estética é claro que teres as rodas mais para fora dá mais segurança na estrada. Quanto ao facto de ter as rodas de traz mais para fora do que as da frente em carros de grande cilindrada compreende-se mas no teu penso que se colocares a mesma dimensão não vai alterar grande coisa.

    Isto é só a minha opinião mas de certeza que vais ter mais opiniões de pessoas com mais experiencia que eu.
     
  3. São mesmo opiniões que quero. Obrigado! Pois, também consigo compreender essa lógica.. Na verdade no meu caso específico também penso que o carro não tem potência que justifique ter as rodas traseiras mais fora que as de dentro. Agora em termos de estabilidade não sei bem o que isso influencia..
     
  4. Boas,
    Estou a compreender exactamente o que se passa, pois conheço bem o modelo em questão, eu próprio tambem tenho essa duvida se o carro é mais largo de eixos á frente do que atrás pois é muito comum ver especialmente quando sao jantes mais largas, que o pneu/jante fica mais a face á frente do que atrás.Quanto ao espaçador não aconselho nem desaconcelho, mas se achar que é a melhor solução pode optar, até porque não quer dizer que fique mais largo atrás do que á frente pois depende se as dimensoes sao menores atrás ou não.
    Espero ter ajudado.
     
  5. Boas!

    Aqui deixo o gráfico com as medidas do carro!

    [​IMG]

    O carro é mais largo na traseira, embora pouco se note!

    Agora, para fazer a roda sobressair tem mesmo que ser com uns espaçadores e depois alterar os pernos para obter mais segurança no aperto, e estes têm que ter entre 1,5 cm's e 2 cm's de comprimento.

    Há uns espaçadores que até permitem apertar nelas próprias, as quais eu não aconselho!

    Já viu o offset da jante?

    O offset, ou ET (como vem especificado na jante) é a distância da superfície de montagem da jante à linha imaginária que divide a largura da jante ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária, e é normalmente usado em carros de tracção à frente, ou nos carros de tracção traseira.
    Se o offset da nova jante for muito diferente, primeiro pode não poder montar a jante por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado. O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento.

    [​IMG]

    Cumps.
    Mário
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página