Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Lançamento do LIVRO "HISTÓRIA DO DESPORTO MOTORIZADO EM MOÇAMBIQUE"

Tópico em 'Património Histórico Português' iniciado por Marco Pestana, 27 Mai 2011.

Tópico em 'Património Histórico Português' iniciado por Marco Pestana, 27 Mai 2011.

  1. LIVRO "HISTÓRIA DO DESPORTO MOTORIZADO EM MOÇAMBIQUE" que será apresentado no ACP ( Lisboa e Porto ) e da co-autoria de dois amigos nascidos em Moçambique.

    Um deles, o Dr João Mendes de Almeida, grande entusiasta dos automóveis clássicos na Madeira, onde possui uma excepcional colecção, associando o bom gosto à minúcia do restauro. Fundador do CACM- Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, no inicio dos anos oitenta.

    E pessoalmente, tenho orgulho de vê-lo como membro da Squadra Alfa Romeo Madeira ( Alfa Romeo 2000 GTV, além do raro HRG, motivo de uma reportagem na MC , lembram-se? ).

    e que terá uma reportagem na próxima edição nº 53 da Motor Clássico.

    Um livro a não perder. Pelo que soube do próprio, é um livro extenso, detalhado e com muitas imagens únicas !

    Não vejo a hora de ter o meu exemplar !

    Infelizmente não poderei estar em junho na apresentação no ACP, ou talvez até esteja !

    A este propósito repito as suas palavras :

    " CHEGOU AO FIM UM TRABALHO EXAUSTIVO DE 3 ANOS. O LIVRO "HISTÓRIA DO DESPORTO MOTORIZADO EM MOÇAMBIQUE" TEM COMO OBJECTIVO PRINCIPAL HOMENAGEAR TODOS AQUELES QUE TANTO FIZERAM PELO AUTOMOBILISMO,MOTOCICLISMO E KARTING NAQUELA EX-COLÓNIA PORTUGUESA E AO MESMO TEMPO NÃO DEIXAR QUE SE ESQUEÇA TUDO O QUE FOI FEITO EM PROL DESTE DESPORTO, QUE TANTAS ALEGRIAS NOS DEU. A APRESENTAÇÃO DESTE LIVRO TERÁ LUGAR NA SEDE DO AUTOMÓVEL CLUBE DE PORTUGAL (ACP), EM LISBOA. EM FRENTE AO HOTEL ALTIS- R.ROSA ARAÚJO Nº 24, NO DIA 17 DE JUNHO PELAS 18.00 HORAS. "

    João Mendes de Almeida

    Saudações Clássicas !


    Fotos :

    Participação de João Mendes de Almeida num dos " Madeira Classic Rally " com o raro e histórico na competição em Portugal, o HRG .


    Apresentação na Sede do ACP em Lisboa, e posteriormente no Porto.


    Com o seu Alfa Romeo 2000 GTV num excelente estado, num dos " Alfa Romeo Classic Day " da Squadra Alfa Romeo Madeira
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Eu vou lá estar, o meu pai faz parte do livro!
     
  3. É só para sócios do ACP ou pode aparecer quem quiser? Evento Formal ou informal?
    Tenho curiosidade em saber, pois gostaria de ir ao lançamento deste livro B)
     
  4. Caro João;

    Sem dúvida.

    E só tens que estar orgulhoso ! Como é óbvio.

    Imagino que o Sr Fernando Manso, teu Pai, esteja presente no lançamento.

    Histórico até nesse aspecto.

    o Sr Fernando Manso. Entre outras fotos interessantes, gosto muito de uma foto com um FORD Cortina Lotus extraordinário !

    Abraço
     

  5. Marco,

    É verdade, também vai estar presente!
    Se puderes aparece, vai ser giro...

    Um abraço.
     
  6. Olá João,

    Ainda não te sei dizer mas confirmo mais perto da data.

    Abraço
     
  7. Acredita, que estou a equacionar essa hipótese. Pois tenho por várias razões
    para ir a Lisboa. E aproveitava ia nessa data.

    Um momento histórico.

    Imagino o que será o simbolismo e o valor do momento, para todos os protagonistas do automobilismo em Moçambique, e por conseguinte do nosso desporto automóvel, e para os seus familiares e amigos.

    A ver vamos. :)

    Abraço
     
  8. Obrigado João, fico te agradecido, ainda ontem no evento patrocinado pelo stand FS + Ascari tivemos a falar sobre o lançamento deste livro que promete ser bom ;)
     
  9. Será que menciona o Honda s800 do Leitão??
     
  10. [​IMG]

    Fui ontem ao lançamento, na sede do Automóvel Clube de Portugal, do livro História do Desporto Motorizado em Moçambique, da autoria de João Mendes de Almeida e de Ricardo Brízido.
    Para quem se interessa pelo desporto motorizado em Moçambique, trata-se de uma obra de interesse absolutamente incontornável, com quase 730 páginas e perto de 1500 fotografias.
    Segundo João Mendes de Almeida, "o livro começa em 1921 com o aparecimento do primeiro clube automóvel em Moçambique e termina em 1973 com a suspensão de todas as provas devido à crise do petróleo."
    Ricardo Brízido, filho de um piloto de reconhecido valor da Beira e dirigente do ATCM nessa cidade, responsável pela projecção que o - Rali Internacional da Beira - foi co-autor e responsável pelo sectores Beira e Manica e Sofala.

    A cerimónia de lançamento, que contou com a presença de muitos ex-pilotos daquela antiga Província Ultramarina, teve também a presença do Presidente do ACP Carlos Barbosa e do actual Presidente do ATCM António Marques o qual revelou que o livro será muito oportunamente relançado na actual Republica de Moçambique.António Marques aproveitou para propor um minuto de silêncio em honra dos ex-pilotos já falecidos e também agradeceu as diligências de Carlos Barbosa junto da FIA onde se tem movimentado nos últimos tempos com vista à reabilitação do automobilismo em Moçambique.

    A cerimónia ficaria ainda marcada por alguma emoção que atrapalhou, mas enriqueceu, o discurso do co-autor do livro Ricardo Brízido, o qual viveu muito intensamente o desporto motorizado em Moçambique por indução do seu pai.

    PARABÉNS a João Mendes e Almeida e Ricardo Brízido pelo facto de não deixarem perder a oportunidade de perpetuar um dos mais gloriosos pedaços da história do automobilismo português e proporcionarem a Moçambique um excelente documento de incentivo para o "regresso ao FUTURO".
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página