Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Kaiser-Frazer Industries

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ivo do Val Gil, 23 Set 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ivo do Val Gil, 23 Set 2008.

  1. Como possuidor de um Kaiser, decidi dar a conhecer mais alguma informação, sobre esta marca pouco conhecida entre nós.


    A Kaiser-Frazer Corporation foi o resultado de uma parceria entre o executivo da industria automóvel Joseph Frazer e, o industrial Henry J. Kaiser da Companhia Kaiser / Kaiser Industries.
    A empresa foi fundada em 25 de Julho de 1945 e em 1946 foram apresentados os seus dois protótipos de automóveis no hotel Waldorf-Astoria, em New York. O Kaiser possuía uma avançada transmissão dianteira, enquanto que o Frazer era equipado com uma transmissão traseira convencional. Os custos de produção e o tempo disponível impediram que o sistema de transmissão frontal fosse avante, por esse motivo ambos os automóveis partilharam então chassis e mecânica. A sua entrada no mercado foi sensacional, pois o seu design era inovador, enquanto que os 3 Grandes de Detroit continuavam a comercializar veículos com design anterior à Segunda Guerra Mundial. A Kaiser-Frazer iria continuar a partilhar chassis e motores até 1950, com diferentes acabamentos exteriores e interiores.

    Henry Kaiser não tinha qualquer experiência no mercado automóvel, ao contrário de Joseph Frazer, que tinha sido presidente da Graham-Paige Corporation antes da Segunda Guerra Mundial. Henry Kaiser acreditava que conseguia contrariar a adversidade; Joseph Frazer era mais pragmático. Como o mercado de produtos KF abrandou em 1949 com a introdução de novos designs dos 3 Grandes, Kaiser decidiu aumentar a produção criando uma oferta excessiva de automóveis, que teve até meados de 1950 para vender. Kaiser e Frazer entraram em desacordo, até que este deixou a empresa em 1951. Os automóveis com o nome Frazer acabariam, depois de serem produzidos cerca de 10000 exemplares. Em 1952 a Kaiser-Frazer Corporation passou a Kaiser Motors Corporation e continuou a produzir veículos ligeiros de passageiros até 1955.

    Em 1953, J. Kaiser comprou a Willys-Overland empresa em dificuldades económicas por 63.381.175 USD e fundiu a Kaiser e a Willys com o nome de Willys Motors. A decisão foi tomada depois de sair do mercado de automóveis de passageiros, o que aconteceu no final do ano 1955. Em 1956, Willys Motors apenas produzia veículos utilitários, muitos para exportação, e estava a dar lucro.

    Em 1970, a Kaiser Jeep Corporation, uma vez que a empresa havia sido rebaptizada em 1963, foi vendida à American Motors Corporation, que continuou a fabricar veículos Jeep até ter sido comprada pela Chrysler, em 1987, por 360 milhões USD.

    A produção da Kaiser-Frazer foi centrada em Willow Run, Michigan. Willow Run, o maior edifício do mundo naquela época, foi construído pelo governo dos E.U.A antes da II Guerra Mundial para Henry Ford construir bombardeiros B-24 Liberator. Assim que a guerra terminou, a Ford não tinha qualquer interesse na instalação, tendo a Administração dos Activos de Guerra posto o imóvel a arrendar. Quando KF manifestou interesse na instalação, a AAG ofereceu-lhes uma atraente taxa de arrendamento de cinco anos.

    Todos os modelos das seguintes fotos são diferentes. Ao passarem sobre as mesmas podem ver os nomes.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Mais alguns modelos.
     

    Ficheiros Anexados:

  3. E mais.
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Bem bonitos, em especial a Pick-up.
     
  5. Realmente a Pick-up está linda...;)
     
  6. Belos carros e com detalhes muito interessantes, só não sei porque é que certas marcas desaparecem quando fabricaram exemplares que são autênticas obras de arte, além da Kaiser existiram outras.:(-
     
  7. Aproveitando a onda de bom tempo.
     

    Ficheiros Anexados:

    • 1.jpg
      1.jpg
      Tamanho:
      69.1 KB
      Visitas:
      15
    • 2.jpg
      2.jpg
      Tamanho:
      67 KB
      Visitas:
      15
  8. De facto não conhecia a marca, mas digo-lhe já que tem modelos bastante bonitos, tal como o seu. Parabéns
     
  9. O raio do carro é mesmo lindo!

    Este tópico tinha-me escapado! É para ler com mais calma, também eu nada sei sobre a Kaiser-Frazer! Obrigado Ivo ;)
     
  10. Belissimo tópico! A Pick up está fabulosa... Que linhas!
    Muito obrigado por partilhar!
    Um abraço
     
  11. Ficheiros Anexados:

  12. Umas linhas muito lindas, o modelo para o mercado europeu era de 4 cilindros.
    Existe um em estado de concurso no norte do país, vio-o numa exposição do Clube Penafidelense de Automoveis Antigos.
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página