Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Jantes, Quais as melhores?

Tópico em 'Mecânica' iniciado por luis viegas, 27 Out 2007.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por luis viegas, 27 Out 2007.

  1. Boa noite

    tenho uma questão,tenho um mini 1300cc, gostaria de saber quais as vantagens e desantagens de ter jante 10'' e jante 13''...

    muitos dizem que com 10'' torna-se mais instavel para conduzir por exemplo com alguma velocidade. queria saber vanatgens e desvanagens de 10'' e 13''

    obrigado

    abraço para todos
     
  2. Basicamene vai notar grande diferença na subida de rotação do carro, a jante 10" torna o carro muito mais rotativo. As jantes 13" personalizam mais o carro.

    Um abraço
     
  3. Para mim jantes para 10 é melhor que jantes para 13...:huh:
    sempre são mais 3 pessoas para jantes...:D:D:D
     
  4. como assim? n percebi desculpe...
     
  5. Amigo Viegas,

    Não tem nada que perceber;)
    jantes do verbo jantar:D:D:D
    Desculpa lá pá, mas não resisti ao trocadilho:huh::huh:
    1 ab
     
  6. lol pois até foi emgraçado mas onde come um comem 2 ou tres logo taxe bem...lol
    mas pessoal comentem tds se possivel

    abraço jorge
     
  7. Bem agora a sério... do pouco que eu sei, as fábricas fazem sair os seus veículos com o "rodado" ou seja o conjunto de pneus que são os mais adequados para as características do veiculo. logo se vais alterar para pneus com uma superficie maior, tens que levar em conta o principio da física que é o atrito( maior superfície = mais atrito para vencer = maior consumo). De forma que no caso a alteração só tem benefícios estéticos. Isto na opinião deste leigo;)
     
  8. Amigo Luis:
    A jante 13" dá maior estabilidade e velocidade ao seu Mini a jante 10" é mais rotativa. Ou seja uma jante 10" para percorrer 100 m dá um nº de voltas superior à jante 13". O meu Mini que é o que está no "avatar" do Portal, era inicialmente um motor 1000 cc e com jantes 10" agora tem precisamente um motor 1312cc e jantes 13" com pneus 175x50R13, a diferença é como que da "água para o vinho". Isto é a mesma coisa que um individuo muito alto dá uma passada de 1,5 m e um individuo pequenito que para pecorrer a mesma distância dá 3 ou 4 e cansa-se mais depressa. Ok? ;)
     
  9. sim ja entendi, ok obrigado...

    obrigado por terem respondido :D
     
  10. Só para acrescentar mais um pouco..

    O Meu Pai quando entrava em Rallies e os budgets não eram tão avantajados, usava-se jante 12 para rampas e as 13 para planos, agora quem tinha dinheiro trocava a caixa de velocidades, claro...;)
     
  11. Ola,Luis. Sou um grande aficçionado dos minis e se calhar posso te dar uma achega:Se tiveres jante 10" de 6 polegadas com pneus 165/70 e jante 13 de 7" com pneus 175/50, as principais vantagens e desvantagens serão:No 1º caso os consumos serão um pouco mais baixos motivados pelo menor atrito, e pela maior aerodinâmica, pois o carro está um pouco mais baixo, o conforto será um pouco maior, pois tens uma maior altura de pneu para amortecer, o que dará um menor desgaste a nivel mecânico para o carro, principalmente a nivel de suspensões. Em termos de segurança, no 1º caso tens o carro um pouco mais baixo, no 2º tens maior aderência e o carro mais duro, e maior capacidade de travagem. Como as diferenças não são muito grandes, estas vantagens e desvantagens não são muito acentuadas, apesar de se conseguirem notar. Em termos de desmultiplicação, no 1º caso o carro fica com a caixa mais curta, melhor para o para-arranca, para pequenos deslocamentos e para andar devagar(quando digo melhor, refiro-me ao carro consumir menos, trabalhar mais desafogado e andar menos em esforço) No 2º caso, ficas com o carro com mais desmultiplicação, melhor para fazeres viagens maiores ou para andares mais depressa. Se tiveres o sistema de travões original do carro, em principio não deves ter problemas, mas se tiveres o sistema do metro, por exemplo, ou se tiveres bolachas no carro, é quase garantido que com 175/50R13, com jantes de 7", os pneus da frente roçem ao rodares o volante. A trás com carga é provavel que aconteça o mesmo. Por ultimo á a questão de estética, que é o gosto de cada um. Eu pessoalmente gosto mais da de 10". Boa sorte.
     
  12. Ta tudo dito so falta acrescentar que a jante 12 também é uma opção a ter em conta, é o intermediario das duas, é o que prefiro e é o que tenho montado no 1000 e no cooper.
     
  13. sim senhor, ax mesmo que vou optar pela jante 12, fica no meio...e no meio é que está a virtude.lol...ok obrigado pessoal...

    abraço
     
  14. sim senhor, ax mesmo que vou optar pela jante 12, fica no meio...e no meio é que está a virtude.lol...ok obrigado pessoal...

    abraço
     
  15. esteticamente as 13 fica melhores mas o carro fica mais "pesado" as 10 fica muito mais maneirinho e economico!é uma questao de gosto...eu deixava as 10 seguramente!
     
  16. esteticamente as 13 fica melhores mas o carro fica mais "pesado" as 10 fica muito mais maneirinho e economico!é uma questao de gosto...eu deixava as 10 seguramente!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página