Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Jantes 13 7 E 8 Polegadas Fiat 127 Mk1

Tópico em 'Fiat' iniciado por Antonio C Cartinha, 23 Fev 2014.

Tópico em 'Fiat' iniciado por Antonio C Cartinha, 23 Fev 2014.

  1. boas pretendia colocar umas jantes 13 de 7 polgadas a frente e 8 a tras umas rsl sera que caberiam perfeitamente ou teria que fazer algumas alteracoes nos guardalamas??

    cumps
     
  2. Para que medida de pneu? Pelo menos 195/**/13? O grande especialista em 127 1ª série é o Eduardo Relvas, envia-lhe uma PM.
     
  3. Jantes 6", 7", 8" não cabem nos guarda lamas do 127, tem de ser cortados e levar abas. Ou então um bom chapeiro alargar o guarda-lama todo e deixá-lo redondinho, trabalho que só poucos conseguem fazer bem.
     
  4. Oh pá para quê...? Vocês desculpem-me a sinceridade, mas isto começa a cansar... para que raios servem jantes desse tamanho num carro com 700 kg?

    Um 127 calçado com uns 155/70 13 tem toda a aderência que se pode querer e mais alguma. Chega. É a medida que eu uso no meu, e em seco aquilo desloca todos os órgãos do vosso corpo para fora da curva antes de descolar do chão. Não estou a brincar!

    Tudo o resto é puro show-off e só serve para estragar. Estraga o comportamento, estraga a delicadeza e leveza de resposta da direcção, estraga os consumos, e dizima as homocinéticas e toda a suspensão. E tudo isto para ganhar o quê? Ter um carro que fica "muitalindo" em meia dúzia de fotos? Por favor!

    Amigo António, não me leve a mal, mas pense três vezes antes de gastar dinheiro a fazer esse tipo de absurdidades, porque vai dar cabo do carro. Já deu uma revisão às suspensões? Os travões estão a 100%? Não há nada de minimamente duvidoso no trem mecânico? Aposto que tem sítios onde gastar esse dinheiro que seriam muito mais bem empregues.

    A maioria das pessoas que acha que pode fazer melhor num 127... nunca experimentou um 127 todo afinadinho e arranjadinho como deve ser! A rapidez de resposta, a aderência, o comportamento... são excelentes, do melhor que alguma vez se fez num tracção dianteira!

    Depois acabam com algo deformado e arruinado dinamicamente que, quando passa a piada, deixam de conduzir porque é horrível.

    Com um peso-pluma como o 127, é inútil ter mais pneu, porque vai reduzir a pressão de contacto, e começa a ser prejudicial em vez de benéfico. Fica com um carro que será perfeitamente letal em piso molhado. Além disso, a aderência dos pneus modernos é incomparável à dos pneus antigos, que não agarravam coisíssima nenhuma e é por isso que antigamente se recorria a medidas maiores. Hoje em dia até os 135 originais agarram que se fartam. O meu 128 levou com uns 145 tal e qual "manda a espiga", e descolar aquilo do chão em seco não era nada fácil.

    Um abraço!
     
  5. O amigo Eduardo assustou o user a esta hora já foi mais um 127 para o Centro de Abate! Dá para colocar umas jantes de 5,5" com 165/65R13 sem problemas e fica com um look mais "racing", umas Cromodora CD30(mais vistas) ou CD91/92(mais raras).
     
  6. laugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.png

    Para passar a vida a ver 127's em meio de assassinar com tácticas à "Zé do Boné", não sei mesmo... eu sei, se calhar sou eu que sou pouco flexível, mas eu próprio não sou nada averso a fazer modificações, só que há razoável e há loucuras descabidas.

    Umas jantes de 7 polegadas (já nem falo das de 8!!!) são um exagero que na época só eram usadas em carros com mais de 150 cv em rallyes onde era precisa muita tracção. Não era de certeza nos 127... nem nos 128... nem nos 124 normais... só mesmo de 124 Sport para cima. E mesmo nesses apareciam em raras ocasiões, o normal era verem-se com jantes de 5,5 ou 6 polegadas. Isto se fossem jantes especiais, porque até muitos corriam com as de aço originais (5").

    Tudo isto tem várias justificações de ordem técnica que eu expliquei (apesar do tom pouco simpático) no post de cima. É contraproducente, é prejudicial, e isto tudo sem dizer que é caríssimo.

    Eu tenho 20 anos de experiência com 127's (o meu está nas minhas mãos desde a adolescência), e já lhes fiz de tudo. Umas coisas correram bem, outras nem por isso. Uma das que aprendi foi exactamente com isto, porque ensaiei várias jantes diferentes e andei noutros que ainda foram mais longe que eu.O meu já calçou desde os 135 originais de fábrica (hilariantes... slides a 40 km/h é do melhor!), passando por 135 modernos (perfeitamente adequados e seguros), pelos 155/70 que usa desde novo (o compromisso ideal), uns 165 (piores) e uns 185/60 (mesmo maus, e já a raspar de vez em quando).

    Andei num que tinha jantes de 6 polegadas com pneus 195 ou 205 (já nem sei), e aquilo era ridículo, porque o carro teve de sofrer alterações de carroçaria que não saíram baratas (nem bonitas, na minha opinião), e no fim era uma porcaria de guiar. E isto em seco, nem quero imaginar em piso molhado... devia ser um perigo!

    Temos de nos lembrar que estamos a falar de um carro que é um peso-pluma (700 kg em ordem de marcha!) com 903 cc e 47 cv. Com um trem mecânico dimensionado devidamente, mexe-se diabolicamente bem. Se aumentamos brutalmente as massas não suspensas e o atrito de contacto, fica pesadão, lento a responder, e mais sensível a pisos com fraca aderência.

    Mesmo com motores potenciados, não se ganha nada em aumentar os pneus... eu já andei com um 1300 no meu, a debitar cerca de 90 cv (e não foi o mais radical que por lá passou, mas era o que tinha maior binário), e os melhores pneus continuavam a ser os 155.
     
  7. Eu não disse que 155/70 não era o ideal para o 127, até porque estaria a contradizer-me pois no meu A112 Abarth é a medida que tenho, mas como sei que hoje em dia a malta nova por influência dos veículos actuais terem "rodas enormes" gostam de montar pneus maiores referi os 165/65 em Cromodora's de 5,5" pois não dá para montar maior sem estragar.
    Quanto a Fiat 128, o meu primeiro automóvel foi um 128 rally à 28 anos atrás, sempre andou com 165/70, e no 124 Sport BC1 tenho 165HR13 como está no livrete original, por isso nunca fui de colocar pneus maiores.
     
  8. Amigo, não estava a criticar a sugestão dos 165, os meus "desabafos" referiam-se às medidas que iriam calçar as jantes pretendidas... eu sei que os 165 não são assim tão piores, mas é desnecessário.

    Eu sei que hoje em dia há essa mania (parva) das medidas grandes, mas os carros têm suspensões preparadas para tal. Os nossos foram concebidos num tempo em que os pneus tinham muito menos aderência, e as solicitações aos elementos da suspensão eram bem inferiores. Hoje até um 135SR13 moderno agarra imenso.

    Antigamente usavam-se pneus grandes em competição devido à baixa performance de aderência das borrachas. Hoje em dia essa questão não se levanta, e se pusermos medidas excessivas arriscamo-nos a partir alguma coisa.

    Eu uso as medidas de origem em todos os meus carros à excepção do 127, mas esse veio logo do stand com as BWA que ainda hoje tem, e por isso sempre calçou os 155/70. O 124 Spider tem uma aderência fenomenal com os 165, seja em seco ou molhado. O 127 é quase impossível de descolar em seco, mas em molhado já se torna mais imprevisível...

    Um abraço!
     
    Vitor Patricio gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página