Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

IV Rali de Portugal Histórico - 2009 - de 06 a 10 de Outubro

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por Armando Fonseca, 16 Set 2009.

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por Armando Fonseca, 16 Set 2009.

  1. Retirado do Site do ACP ACP - Portugal Historic Rally

    "De 6 a 10 de Outubro vai estar na estrada uma prova que conjuga um elevado nível competitivo, a descoberta de zonas menos conhecidas do país e o convívio entre todos os concorrentes.

    No capítulo desportivo, a 4ª edição do Rali de Portugal Histórico propõe um percurso com cerca de 1.800 quilómetros, desenhado em carismáticas estradas de asfalto que privilegiam a condução de automóveis clássicos. Serão disputadas 42 provas de classificação (quase 600 quilómetros), nas quais serão montados 300 controlos de regularidade!

    A segurança, que constitui um dos pontos fortes do Rali de Portugal Histórico, será ainda incrementada na edição deste ano, ao mesmo tempo que serão concedidas grandes facilidades para assistência aos veículos participantes.

    Como é tradicional, os concorrentes beneficiarão, entre outras vantagens, transporte de bagagens, alojamento e refeições de qualidade, procurando aumentar o convívio entre todos os participantes.

    ..."


    - Programa

    - CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO
     
  2. Está quase.

    Esta para mim é das melhoras provas nacionais. Pelo menos uma das mais interessantes.

    PS: Armando, editei o titulo, pois tinhas 2008 em vez de 2009. ;)

    Alguém daqui vai participar?
     
  3. Obrigado :D

    Copiei o titulo de 2008 e não troquei o ano :huh:
     
  4. 4º Rali de Portugal Histórico 2009 - 6 a 10 de Outubro

    Uma prova a não perder...

    Aqui estamos para lhe apresentar a 4ª Edição do Rali de Portugal Histórico
    De 6 a 10 de Outubro vai estar na estrada uma prova que conjuga um elevado nível competitivo, a descoberta de zonas menos conhecidas do país e o convívio entre todos os concorrentes.
    No capítulo desportivo, a 4ª edição do Rali de Portugal Histórico propõe um percurso com cerca de 1.800 quilómetros, desenhado em carismáticas estradas de asfalto que privilegiam a condução de automóveis clássicos. Serão disputadas 42 provas de classificação (quase 600 quilómetros), nas quais serão montados 300 controlos de regularidade!
    A segurança, que constitui um dos pontos fortes do Rali de Portugal Histórico, será ainda incrementada na edição deste ano, ao mesmo tempo que serão concedidas grandes facilidades para assistência aos veículos participantes.
    Como é tradicional, os concorrentes beneficiarão, entre outras vantagens, transporte de bagagens, alojamento e refeições de qualidade, procurando aumentar o convívio entre todos os participantes.
    O número de inscrições é limitado! Inscreva-se já e beneficie até 15 de Julho de preços especiais.
    Através deste site ou Portal ACP com link para o Rali de Portugal Histórico, poderá consultar o programa da prova, as respostas às perguntas mais frequentes e acompanhar as novidades que iremos divulgando.
    Não hesite em colocar-nos as suas questões, teremos o maior gosto em responder-lhe.

    In
    ACP - Portugal Historic Rally
     
  5. Re: 4º Rali de Portugal Histórico 2009 - 6 a 10 de Outubro

    PROGRAMA GERAL

    1 de Junho de 2009 (2.ª Feira)
    Abertura das inscrições (ACP Motorsport)

    15 de Julho de 2009 (4.ª Feira)
    Fecho das inscrições a preços reduzidos (ACP Motorsport)

    7 de Setembro de 2009 (2.ª Feira)
    Fecho das inscrições (ACP Motorsport)

    18 de Setembro de 2009 (6.ª Feira)
    Publicação da Lista de Inscritos (ACP Motorsport)

    05 de Outubro de 2009 (2.ª Feira)
    Verificações administrativas facultativas (Estoril)

    06 de Outubro de 2009 (3.ª Feira)
    Verificações documentais e técnicas (Autódromo do Estoril)
    Partida para a 1.ª Etapa (Autódromo do Estoril)
    Chegada da 1.ª Etapa (Tomar)

    07 de Outubro de 2009 (4.ª Feira)
    Partida para a 2.ª Etapa (Tomar)
    Chegada da 2.ª Etapa (Viseu)

    08 de Outubro de 2009 (5.ª Feira)
    Partida para a 3.ª Etapa (Viseu)
    Chegada da 3.ª Etapa (Viseu)

    09 de Outubro de 2009 (6.ª Feira)
    Partida para a 4.ª Etapa (Viseu)

    10 de Outubro de 2009 (Sábado)
    Chegada da 4.ª Etapa (Estoril)
    Partida para a 5.ª Etapa (Estoril)
    Chegada da 5.ª Etapa (Estoril)

    In
    ACP - Portugal Historic Rally
     
  6. Re: 4º Rali de Portugal Histórico 2009 - 6 a 10 de Outubro

    Pois é...:rolleyes este já não é para "estudantes" com muita pena minha... :(
     
  7. O Rally de Portugal Histórico, que o Automóvel Club de Portugal organiza nos próximos dias 6 a 10 de Outubro, promete desde já constituir um grande sucesso, facto bem expresso na crescente adesão de participantes, para mais na sua esmagadora maioria estrangeiros.

    A contabilidade é simples de fazer: 42 equipas francesas, 34 espanholas e portuguesas, 5 belgas, 4 monegascas, 3 italianas e suíças, uma da Holanda, Andorra e Luxemburgo, perfazendo um total de 128 formações inscritas, o que representa um acréscimo de 10% de interessados face à edição de 2008, tudo isto numa altura de conjuntura internacional desfavorável.

    Por isso, bem se pode dizer que o Rally de Portugal Histórico 2009 se encontra numa fase de plena afirmação, com uma aceitação internacional crescente, a principal razão para este aumento do número de inscritos, e que demonstra bem a validade de mais este projecto levado à estrada pelo Automóvel Club de Portugal.

    Pedro Barbosa da Gama, director de prova, não poderia estar mais satisfeito no fecho das inscrições: «Subir o número de inscritos de um ano para o outro é algo a que qualquer organizador aspira. Temos consciência de que o nível organizativo atingido nas três edições anteriores foi de molde a não só manter o interesse dos que participaram mas também a despertar o de outros concorrentes que, não tendo podido estar presentes, tomaram conhecimento das características e das dificuldades da prova, criando as naturais condições para que se deslocassem até nós. A edição deste ano surge pela primeira vez com equipas italianas e suíças, dois mercados muito interessantes e potencialmente fortes para engrossarem a nossa lista de inscritos nos próximos anos.»

    Deste modo, de 6 a 10 de Outubro, carros carismáticos do antigo Rally de Portugal proporcionarão uma excelente oportunidade de contacto do público com as equipas participantes, garantindo mais uma verdadeira festa do automobilismo que relembrará os intensos tempos vividos em locais como Campelo, Arganil, Lousã, Préstimo, Armamar, Caramulo, Freita, Viseu, Montejunto, Sintra e tantos outros.

    Entre os inscritos, saliência para a presença da equipa Citröen, com três nomes sonantes dos ralis dos anos 60 e 70, casos de Robert Neyret, Claude Laurent e Jean Claude Ogier, nos belos Citröen DS 21, que marcaram uma era nas grandes provas internacionais. Ainda no tocante à marca francesa, de destacar a presença da família Daunat, que inscreveu três Citröen Maserati, que também participaram no então Rally TAP.

    Mas a lista apresenta outros aspectos importantes, desde logo com o espectacular e valioso Mercedes Benz 300 SL Coupé do suíço Daniel Muller, que ostentará o número 1 nas portas por ser o modelo mais antigo presente na prova – fabricado em 1955 – estando ainda inscritos os vencedores das duas últimas edições: Pedro Jerónimo (2007) e José Grosso (2008).

    Com base na experiência de sucesso das três primeiras edições, o percurso deste ano terá uma extensão de 1.745,99 Km e foi desenhado nas mais carismáticas estradas de asfalto do país. Sendo o rali uma verdadeira prova de regularidade, serão disputadas 44 provas especiais de classificação, num total de cerca de 579,6 Km, sectores onde serão instalados mais de 300 controlos.

    De salientar duas novidades importantes nesta edição: a realização da partida dos Jardins do Casino Estoril, onde estará igualmente localizado o parque fechado da chegada, e a introdução de provas de regularidade por sectores em estrada, quando isso apenas tem sucedido em circuitos fechados.

    O Rally de Portugal Histórico 2009 terá então início no Estoril, no dia 6 de Outubro, terça-feira, pelas 15.15 horas, seguindo os concorrentes para o Autódromo do Estoril, onde se realiza uma prova de regularidade por sectores (PRS), em três voltas à pista. Depois, o primeiro concorrente largará com destino a Tomar, onde chegará pelas 19.00 horas, após cumprir a primeira prova de regularidade absoluta (PRA) e 210,25 Km de percurso.

    Na quarta-feira, dia 7, os concorrentes saem de Tomar pelas 08.30 horas para a segunda etapa, com 398,91, Km, com uma PRS (1,96 Km) no Kartódromo de Poiares, pelas 11.43 horas. A neutralização da hora do almoço terá lugar na Anadia, entre as 12.50 e as 14.40 horas, e chegada a Viseu está agendada para as 19.00 horas, depois de efectuadas 9 PRA, somando 153,67 Km.

    A terceira etapa, a disputar quinta-feira, dia 8, terá início (08.00h) e final (19.00h) em Viseu, com neutralização em Lamego, entre as 13.15 e as 15.00 horas. Ao final da tarde (18.45h) terá lugar a já habitual prova de PRS de Viseu (2,0 Km), na Avenida Europa, última dificuldade de um dia com 11 PRA e 2 PRS, totalizando 158,62 Km dos 444,02 que compõem esta tirada.

    Na sexta-feira, dia 9, será o regresso a sul, com a quarta etapa, que larga de Viseu pelas 08.00 horas, para uma distância de 682,85 Km, com 17 PRA e duas PRS, uma das quais no Kartódromo de Milagres, em Leiria. A primeira neutralização tem lugar em Arganil, entre as 12.15 e as 14.00 horas, e a segunda no Estádio Municipal de Leiria, entre as 19.10 e as 21.00 horas.

    Será depois a ligação para o reviver da noite de Sintra e dos inesquecíveis troços da Lagoa Azul/Peninha e Sintra, que obrigarão a um andamento bastante vivo para evitar fortes penalizações e certamente presenciada por numeroso público, como já sucedeu no passado. A passagem do primeiro concorrente está prevista para cerca das 23.46 horas e entre as duas rondas haverá um reagrupamento na Praça da Maratona do Autódromo do Estoril, entre as 00.40 e as 00.55 horas de sábado, dia 10.

    A chegada ao Estoril está agendada para as 02.00 horas, no final de um longo dia de competição, com 239,68 quilómetros percorridos em provas de regularidade.

    A prova conclui-se com a PRS na Marina de Cascais, a partir das 10.30 horas de sábado, disputada por ordem inversa à da classificação geral.

    Com um percurso de grandes dificuldades e uma lista de inscritos de elevado nível, tudo se conjuga para que o Rally de Portugal Histórico 2009 seja a continuidade do sucesso registado nas suas três edições anteriores.

    Fonte: ACP Motorsport
     
  8. Boa tarde pessoal.

    Li agora a noticia. Este ano por acaso tenho férias no dias 6 e acho que me vai apetecer ir ao Estoril... No ano passado pude ir assistir á zona de Arganil, gostei, mas como era em estrada achei que andavam muito devagar. Talvez no circuito dê mais gozo assistir! :D

    Alguém sabe se é preciso comprar bilhetes ou se a entrada é paga?
     
  9. Eu como de costume vou estar em Sintra.
    No Autódromo do Estoril os carros costumam estacionar no parque cá fora, à espera da partida da para Sintra, não costuma haver nenhuma actividade no circuito por isso não vais ver nada de especial.
    Costuma-se entrar a pé ou se fores cedo, já lá estás e pronto.
    O ano passado consegui entrar no parque com o laranjita porque me confundiram com um carro da prova :D :D :D o carro que me seguia já não entrou ;)
    Tenta saber de um qualquer troço aí perto de ti e vai ver, provavelmente vais perceber que os gajos até andam bem depressa, a menos que lhes cheire a controlo... ;)
    A prova é dura e com a estrada aberta a todos é muito difícil manter medias de 50km/h, logo os carros têm mesmo de dar o litro.
     
  10. já me esquecia, no sábado se não for anulada por causa da chuva como no ano passado, na Marina de Cascais deve ser giro.
     
  11. Não foi isso que me pareceu, pela descrição do 1º dia:
    "O Rally de Portugal Histórico 2009 terá então início no Estoril, no dia 6 de Outubro, terça-feira, pelas 15.15 horas, seguindo os concorrentes para o Autódromo do Estoril, onde se realiza uma prova de regularidade por sectores (PRS), em três voltas à pista."
     
  12. Pois.... eu saltei o inicio das actividades o_O :huh: :D :D sabes a meio da semana :rolleyes até me esqueci o_O
     
  13. No site do ACP já está disponível o Road Book para o local de aferição.
    O Aditamento nº2 e a Informação aos Concorrentes nº1 com o horário detalhado e todos os pormenores que os participantes e espectadores necessitam conhecer será qui posto nosm próximos dias.
    MRS
     
  14. só reparei agora que eles estão em tomar.
    ainda por cima não posso ir ver nada porque daqui a pouco tenho que ir trabalhar!!!
     
  15. ACP ♦ 4º Rally de Portugal Histórico:

    6 de Outubro (3ª feira) 1º Etapa Autódromo do Estoril/Tomar:

    15H30 1 PRS – Prova de Regularidade por Sectores (Autódromo do Estoril)

    FOTOS ...
    [​IMG]


    [​IMG]

    [​IMG]

    A.V.
     
  16. Boa tarde pessoal. Infelizmente não deu para ir ver as máquinas.
    Se alguém tiver mais fotos agradeço que coloque, e acho que mais gente gostava de ver.
    Eu por mim gostava de ver do Lancia Stratos, Fiat 131 abarth, Lancia Beta Coupé, Audi Quattro e Renault 5 Turbo, se alguém tiver, fica a dica. :huh:
     
  17. Fui ontem ve-los num troço de regularidade com media de 50 km junto a Tomar ao final da tarde
    Incrivel foram cerca de 2 horas (130 carros) a ver automoveis de sonho

    Tirei montes de fotos até a luz premitir , não estão grande coisa pois são fotos do telefone no entanto dá para matar o bicho ,só não as sei postar aqui !!!! , é obvio que depois voltei a ve-los todos no Hotel em Tomar na assistençia depois e jantar .

    ainda estou na pensar naquele Mercedes asas de Gaivota :(:(

    Cumprimentos
    Paulo de Carvalho
     

    Ficheiros Anexados:

  18. Olha afinal sei postar fotos !!!!?????
    então assim sendo cá vai :
     

    Ficheiros Anexados:

  19. mais umas quantas
     

    Ficheiros Anexados:

  20. mais
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página